Se antes os recursos digitais não passavam de meros instrumentos didáticos, a Educação 5.0 veio para mostrar que a tecnologia deve estar alinhada ao desenvolvimento integral do aluno no contexto educacional. Isso significa que a escola deve estar atenta a aspectos importantes dessa relação, como o uso responsável e saudável da internet. 

A transição para a Educação 5.0 ainda está em andamento, ou seja, ainda dá tempo de as escolas se prepararem para o futuro da educação. Neste post, o My Life aborda o que é esse conceito e como aplicá-lo na sala de aula. Confira! 

O que é Educação 5.0?

Considerada uma evolução da Educação 4.0, a Educação 5.0 é uma corrente na educação que une conhecimentos tecnológicos às habilidades socioemocionais. Sendo assim, o conceito se baseia na ideia de que a tecnologia pode ser usada na aprendizagem, mas não substitui as habilidades e competências humanas, sobretudo as sociais e emocionais.

Enquanto a Educação 4.0 enfatiza o uso da tecnologia na educação, para promover um ensino de qualidade, a Educação 5.0 vai além, ao buscar uma abordagem mais humanizada nesse processo. Ela reconhece a importância de habilidades como colaboração, empatia e resolução de problemas no desenvolvimento dos alunos.

Além disso, a Educação 5.0 também se preocupa com a sustentabilidade e o bem-estar de todos. Por isso, busca promover práticas que tenham o mínimo impacto ambiental, estimulando a consciência ambiental nos alunos. Sem contar que ela entende que a tecnologia não serve apenas para gerar riquezas, mas para também melhorar a vida das pessoas.

Outro ponto de atenção é que a era digital trouxe muitas possibilidades, mas também desafios, como o excesso de informações e a dinâmica acelerada da sociedade. Assim, é fundamental a escola desenvolver habilidades emocionais desde a Educação Infantil, para que possa lidar de maneira saudável com as demandas e conflitos do século XXI.

Ao combinar os conhecimentos digitais e tecnológicos com o desenvolvimento socioemocional, esse modelo de educação visa preparar os alunos de maneira integral, capacitando-os a enfrentar os desafios e contribuir positivamente para a sociedade. Porém, pode-se dizer que a transição da era 4.0 para a Educação 5.0 ainda está em andamento. 

5 maneiras para aplicar a Educação 5.0 na escola

Para além de utilizar equipamentos digitais na aprendizagem, a Educação 5.0 visa tornar os alunos conscientes sobre o uso delas, preparando-os para serem cidadãos do mundo em todas as dimensões – assim como pede também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A seguir, veja dicas de como aplicar na sua escola. 

Promova a educação digital

A educação digital é um conceito que se relaciona ao uso das tecnologias digitais no processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que o professor promova a integração dos recursos e plataformas digitais no contexto educacional, visando potencializar o ensino e promover o desenvolvimento de habilidades para uma sociedade cada vez mais digital.

Além disso, a educação digital na escola precisa explorar as possibilidades oferecidas pelas tecnologias para promover um ensino dinâmico, interativo e personalizado. Os recursos digitais devem permitir a realização de atividades práticas, estimular a colaboração entre os alunos e fornecer feedback sobre o rendimento acadêmico de cada estudante.

Aborde o uso saudável da tecnologia

A Educação 5.0 também engloba o desenvolvimento de competências digitais dos alunos, como a capacidade de utilizar as tecnologias de maneira crítica, ética e responsável, além de adquirir habilidades de análise de informações, solução de problemas e pensamento computacional.

Esses e outros aspectos entram no campo do uso saudável da tecnologia na escola, importante para garantir que os alunos aproveitem os benefícios das ferramentas digitais sem que isso prejudique o bem-estar físico, mental e emocional de si e do outro.

Para isso, o professor precisa auxiliar o aluno a entender a importância do equilíbrio entre o uso da tecnologia e outras atividades como exercícios físicos, interações sociais e hobbies, incentivando-o a buscar um estilo de vida equilibrado e saudável. 

Além disso, é importante promover a conscientização sobre questões relacionadas à privacidade, segurança online, cyberbullying e uso responsável da tecnologia. Os alunos devem entender como proteger suas informações pessoais, como lidar com situações de risco online e como ser cidadãos digitais responsáveis.

>>> ChatGPT na educação socioemocional: é possível unir tecnologia e sentimento?

Implemente as metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizado, incentivando a participação ativa e a colaboração na construção do conhecimento. Esse processo é diferente das metodologias tradicionais, centradas na figura do professor e na transmissão passiva de conhecimento.

Essas abordagens pedagógicas promovem uma aprendizagem significativa, envolvendo os alunos em atividades desafiadoras, onde eles têm a oportunidade de aplicar o que estão aprendendo e relacionar conceitos a situações reais. Tudo isso é feito com auxílio da tecnologia, no qual é possível também o desenvolvimento de habilidades e competências. 

Invista na formação de professores

Nem todo docente sabe como utilizar a tecnologia em concordância com o desenvolvimento socioemocional do aluno. Nesse sentido, a formação de professores em relação ao uso da tecnologia é fundamental na Educação 5.0, para que o corpo docente esteja devidamente capacitado para orientar e apoiar os alunos nesse processo

Os professores precisam ser instruídos para utilizar as ferramentas digitais de maneira eficiente, promovendo experiências enriquecedoras que facilitem o desenvolvimento socioemocional do aluno. Eles devem compreender como as tecnologias podem ser aplicadas de maneira a promover a empatia, a colaboração e a inteligência emocional. 

Além disso, a formação dos professores em relação à tecnologia e ao desenvolvimento socioemocional também permite que eles sejam mediadores. Ao demonstrar competência no uso da tecnologia de forma responsável, os professores podem transmitir valores como a cidadania digital e o respeito pelas emoções do outro no ambiente digital

Assim, é possível ensinar como utilizar as tecnologias para fortalecer os relacionamentos, resolver conflitos de maneira construtiva e promover a saúde emocional.

Estimule o desenvolvimento socioemocional

Não há Educação 5.0 sem desenvolvimento socioemocional, tanto dos alunos quanto dos professores. Para isso, sua escola pode contar com o My Life, programa de educação socioemocional destinado a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Todo projeto é alinhado à BNCC.

O My Life utiliza metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e com possibilidade de ampliação para a educação bilíngue para trabalhar aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.

Todo o projeto do My Life conta com uma plataforma 100% digital única, que se conecta diretamente à linguagem dessa nova geração de alunos e fornece também aos professores o acesso a todas as informações e orientações para realização das aulas. Quer levar os conteúdos da Educação 5.0 para a sua escola? Seja uma escola parceira!

>>> Baixe o infográfico gratuitamente: Como as tecnologias em sala de aula podem aprimorar a educação?