Referência em soluções educacionais inovadoras, a Conexia Educação é responsável pela criação do programa de educação socioemocional My Life. A iniciativa é resultado de uma parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna. O programa My Life foi construído com base no instrumento e nas avaliações formativas e diagnósticas desenvolvidas pelo Instituto Ayrton Senna. Uma parceria estratégica que oferece aos estudantes o desenvolvimento de competências relevantes para responder às demandas do século XXI.

Neste artigo, falamos sobre essa importante parceria e seu impacto no desempenho acadêmico e na vida dos estudantes. Acompanhe!

Quem é e o que faz o Instituto Ayrton Senna?

O Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação e desenvolvimento humano sem fins lucrativos. Criado em 1994, a partir do desejo do tricampeão mundial da Fórmula 1, o instituto apoia-se na Ciência para desenvolver soluções aos desafios educacionais existentes no país.

“Em parcerias com redes de ensino, promovendo a educação integral, impactamos a vida de mais de 25 milhões de estudantes ao longo da nossa história”, afirma Roberto Campos, vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna.

Além de trazer a ponta da Ciência para a sala de aula, as equipes trabalham na produção, disseminação e avaliação de programas educacionais de alto impacto, provendo assistência técnica para redes de ensino e educadores que objetivam promover políticas públicas de educação integral.

Como surgiu a parceria com a Conexia, idealizadora do My Life?

A parceria surgiu com o desejo da Conexia Educação de criar uma solução educacional exclusiva focada no desenvolvimento de competências socioemocionais e formação integral dos alunos de escolas privadas, da educação básica, parceiras do Programa My Life. Sendo assim, a Conexia Educação, empresa do grupo SEB, firmou parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna na criação do programa My Life.

O My Life visa promover a construção de um projeto de vida saudável aos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Isso acontece por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para a educação bilíngue, os quais são totalmente alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

De acordo com Roberto Campos, a iniciativa dialoga com a missão do Instituto Ayrton Senna, de ampliar a fronteira da qualidade da educação para todos.

A combinação das expertises das duas organizações permitiu a construção de soluções que endereçam os desafios de desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens. Daí a relevância da aliança estratégica com a Conexia para o programa My Life.

Qual a importância da parceria entre Instituto Ayrton Senna e Conexia?

Roberto Campos conta que o Instituto Ayrton Senna se dedica a estudos e pesquisas relacionadas às competências socioemocionais há quase duas décadas. A partir do conhecimento adquirido sobre o tema, foi possível construir componentes educacionais capazes de mapear e desenvolver tais competências.

Os componentes desenvolvidos pelo instituto, e que compõem o My Life, são fundamentados em pesquisas e estudos científicos sobre desenvolvimento socioemocional.

A matriz de competências é abrangente e robusta, organizada a partir de evidências sobre sua maleabilidade e possibilidades de desenvolvimento no ambiente educacional. Ela tem o potencial de impactar tanto o desempenho acadêmico quanto outras esferas da vida dos estudantes.

Quais são os objetivos da parceria?

A Conexia Educação firmou parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna por conta da expertise do Instituto em apoiar o desenvolvimento integral de crianças e jovens estudantes.

“Quando falamos em educação integral, referimo-nos ao desenvolvimento de um conjunto de competências fundamentais para viver no século XXI, que combina aspectos cognitivos e socioemocionais”, destaca Roberto Campos.

De acordo com ele, as competências socioemocionais viabilizam o desenvolvimento das capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar e sentir, e nos comportamentos ou nas atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros.

As competências socioemocionais são essenciais para estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas”, diz o vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna.

Entre alguns exemplos citados por ele, estão a persistência, a eficiência, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para aprender, que além de fazerem a diferença nas interações sociais, ajudam a fortalecer a aprendizagem.

Quais instrumentos o Instituto Ayrton Senna oferece ao My Life?

O Instituto Ayrton Senna disponibiliza ao programa My Life instrumentos que apoiam os estudantes a compreenderem as competências socioemocionais a serem desenvolvidas, para, a partir daí, utilizá-las como base para seu desenvolvimento e projeto de vida.

Roberto Campos explica que esses instrumentos fornecem uma fotografia da situação socioemocional no momento da aplicação, orientando práticas intencionais sobre os pontos de atenção.

“Seus resultados representam insumos para que educadores e gestores empreguem estratégias e práticas mais adequadas para o desenvolvimento integral dos estudantes”, diz ele.

Avaliação formativa

O programa My Life prevê ainda a avaliação formativa, uma proposta pedagógica que visa acompanhar o percurso da aprendizagem, e não apenas seu resultado ao fim de um ciclo ou período.

A metodologia configura-se por trazer ao professor subsídios necessários para que conheça e intervenha eficazmente na mediação da aprendizagem, até que o aluno alcance um objetivo determinado.

“O maior efeito da avaliação formativa não é o ‘retrovisor’, de avaliar o que passou, mas a ‘bússola’, de olhar para frente, norteando caminhos para continuar se desenvolvendo”, afirma Roberto Campos.

Como a parceria pode gerar bons resultados?

As competências socioemocionais são fundamentais para a formação plena dos estudantes e um direito de aprendizagem fixado pela BNCC. Isso porque vivemos em uma sociedade que se renova velozmente e demanda por transformações éticas, sustentáveis, empáticas e responsáveis.

Sendo assim, um programa como o My Life é imprescindível para que os alunos lidem com os desafios do século XXI ao ajudá-los a assumir o protagonismo de suas vidas — tanto no campo pessoal como acadêmico e profissional.

Em um cenário de incertezas, complexidade, ansiedade e rápidas mudanças, como o causado pela pandemia, o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais amplia a capacidade de cada estudante se autoconhecer, fazer escolhas e tomar decisões fundamentadas a partir de quem se é e de quem se quer ser.

Sem dúvida, a parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna resultou em um programa de educação socioemocional de enorme relevância para os estudantes do século XXI. Afinal, o My Life desenvolve competências essenciais para qualquer cidadão, trazendo reflexos não apenas sobre o desempenho educacional, mas também sobre as escolhas — pessoais, profissionais — que terão grande impacto em suas vidas.

Despertamos o seu interesse? Se deseja saber mais sobre o My Life, entre em contato conosco!