Estudar para os vestibulares é difícil, cansativo e muitas vezes frustrante. Sabemos o quanto os jovens se esforçam, sacrificando tardes de lazer e programas de família em busca de alcançar seus sonhos.

Mas você sabe o que é resiliência? Essa palavra não tão utilizada pode ser o diferencial que você busca na preparação para as provas. Por isso, continue a leitura para entender mais sobre o que é resiliência e como desenvolvê-la!

O que é resiliência?

Segundo o dicionário Oxford, resiliência é definida como a “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. Na prática, isso significa que uma pessoa com resiliência consegue se recuperar após sofrer uma adversidade ou acontecer algo fora dos seus planos.

Ainda está com dificuldades em imaginar um cenário que envolve resiliência na preparação para os vestibulares? Então imagine que Luana tirou uma nota 600 em um simulado, sendo que ela precisa de 800 para garantir uma vaga no curso de Engenharia Mecânica.

Ao invés de aceitar a derrota, Luana reavalia seu cronograma de estudos e investe mais tempo no seu sonho. Ou seja, sua resiliência fez com que a nota inesperada não a impedisse de conquistar uma vaga no curso que deseja.

Como a resiliência pode me ajudar nos estudos para os vestibulares?

Apesar da história da Luana já ajudar a entender a importância da resiliência na preparação para os vestibulares, esse não é o único cenário em que essa competência socioemocional pode ajudar. 

Vamos imaginar que, desde pequena, Luana ajudava o avô a arrumar os carros em sua oficina. Sua paixão por carros a ajudou na decisão de curso: Engenharia Mecânica, para aprender mais sobre esse nicho que a fascina.

Ao entrar no Ensino Médio, ela descobre que este é o quinto curso mais concorrido de todo o Sisu, com uma nota de corte de mais de 750 pontos

É aqui que ela se encontra em uma encruzilhada: ela pode desistir do seu sonho e escolher um curso com menos concorrência ou abdicar de alguns rolês com os amigos e tardes maratonando séries para se focar nos estudos. E é claro que a resiliência tem um papel direto nesta escolha.

Além desta competência socioemocional a ajudar a tomar decisões e sair da zona de conforto, ela também está ligada a outras habilidades, como a autoconfiança e o autoconhecimento. 

Com a resiliência, estudantes como Luana também terão mais foco e não deixarão que sentimentos como cansaço e desmotivação o afastem dos seus objetivos. 

Como desenvolver resiliência nos estudos? 6 dicas práticas!

Aprenda com seus erros

Errar pode ser humano, mas sabemos que é difícil aceitar uma falha. Nos sentimos frustrados, com raiva de ter feito algo que trouxe malefícios. Entretanto, sabe o que é pior que errar? Evitar ver os erros como uma fonte de aprendizado. 

Se você duvida, faça esse teste: tente lembrar de algo que você aprendeu quando acertou. Agora tente lembrar de algo que só realmente se fixou na sua mente após ter errado. Apostamos que foi mais fácil lembrar do erro, não é mesmo?

Não se esqueça: aprender a olhar para o erro com outros olhos pode fazer a diferença no desenvolvimento da resiliência.

Entenda quem você é e onde deseja chegar

Sabemos que Luana é apaixonada por veículos e quer estudar Engenharia Mecânica para saber mais desse mundo. E você, onde quer chegar e por quê?

Ter um objetivo claro e realista pode ajudar nos momentos de dúvida e cansaço, além de ser uma fonte de ânimo durante os tropeços. Uma dica que pode ajudar é anotar o seu objetivo em um post-it e colá-lo em um lugar de fácil acesso. 

Não importa se você escolher o espelho ou o smartphone, o importante é ter um lembrete visual de onde sua resiliência vai te ajudar a chegar.

Seja grato por tudo que já conseguiu fazer

Muitas vezes nos cobramos pelos erros e pelas dificuldades, nos lamentando de não ter feito o suficiente para alcançar nosso objetivo. Mas você já parou para pensar em tudo que conseguiu?

Um momento importante de qualquer maratona é olhar para trás e ver a distância percorrida. Acredite, você já fez mais do que imagina!

Não perca o otimismo

Tão importante quanto ser resiliente é praticar o otimismo e confiar em si. Ao dizer “eu consigo”, você começa a enxergar as coisas com um olhar positivo e ganha um incentivo extra para superar obstáculos.

Não tenha medo de pedir ajuda

Apesar da busca por uma vaga no curso sonhado ser uma jornada sua, lembre-se que você nunca está sozinho. Desde montar um grupo de estudos para ajudar na revisão de conteúdos até ligar para um amigo ou familiar para desabafar, não tenho medo de expor seus sentimentos e buscar uma palavra de incentivo.

Também pode valer a pena receber ajuda psicológica nos momentos de mais tensão. Avalie o que mais lhe ajudará a seguir estudando com resiliência – e também com saúde mental.

Leia também: 7 dicas para aumentar a produtividade sem afetar a saúde mental

Lembre-se de dar espaço para outros sentimentos 

Apesar de a resiliência ser essencial na preparação para vestibulares, é igualmente importante ouvir seu corpo e seus sentimentos durante este momento de tensão e esforço.

Ter momentos de lazer e descanso, por exemplo, são imprescindíveis para recarregar as baterias e ter energia suficiente para seguir estudando de maneira saudável. Saiba que até estudantes podem ser afetados pelo burnout durante os estudos para o Enem.

Se você quer saber como ter mais saúde mental nesse final de preparação para as provas, confira nosso artigo “Saiba como se preparar emocionalmente para o Enem 2022”. Ah, e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com colegas que podem se interessar por esse conteúdo. Até a próxima!