A educação socioemocional é uma abordagem inovadora e uma das tendências para o novo ano letivo. Indo além dos métodos tradicionais de ensino, a educação socioemocional contempla o desenvolvimento integral do aluno para que ele esteja pronto para enfrentar os desafios de seu futuro e viver em sociedade.

Enquanto o ensino regular, apesar das inovações no campo educacional, são focados na transmissão do conhecimento acadêmico e disciplinas regulares, a educação socioemocional é baseada no crescimento e desenvolvimento de 5 macrocompetências essenciais que envolvem a autogestão, o engajamento, a amabilidade, a resiliência e a abertura ao novo.

Neste post você vai entender mais sobre elas, o que diz a BNCC e como aplicar a educação socioemocional em sua escola no novo ano letivo.

 O que é educação socioemocional?

A educação socioemocional é uma abordagem focada no desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais, indo além do ensino tradicional, para formar cidadãos mais conscientes, capazes de construir relações sólidas e lidar com as situações que vão encontrar no futuro.

Neste sentido, a educação socioemocional trabalha o desenvolvimento de habilidades valiosas como a empatia, autoconhecimento, respeito, autonomia, liderança, trabalho em grupo, comunicação assertiva, entre outros, para uma formação completa e para guiar as crianças e adolescentes no gerenciamento de suas emoções em relação a si mesmo e ao mundo.

Olhando para um passado não tão distante, podemos dizer que a educação socioemocional se mostra especialmente essencial após o período da pandemia de Covid-19. Isso porque, uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna feita com estudantes do Ensino Fundamental e Médio apontou que 2 em cada 3 estudantes disseram ter sintomas de ansiedade e depressão.

O levantamento permitiu que os especialistas analisassem a saúde emocional das crianças e adolescentes e também reforçou a importância de se trabalhar a educação socioemocional nos pilares emocional, comportamental, cognitivo e psicossocial, no contexto escolar e também fora dele.

Além disso, na prática, as competências socioemocionais trabalhadas com os estudantes estimulam o processo de conhecimento de si mesmo e das pessoas que estão à sua volta, contribuindo para reforçar o senso de pertencimento e respeito pelas diferenças.

Neste sentido, ao ajudar a construir relações baseadas no respeito, com a educação socioemocional, as escolas ganham um importante aliado para combater diversos problemas sociais que podem ocorrer, como o bullying.

A educação socioemocional e a BNCC

Ao estabelecer a criação dos currículos escolares em todo o país, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) destaca a necessidade de uma formação integral, ou seja, não só apenas preparar os alunos para avançar nas séries educacionais, mas também levando em conta todo o seu desenvolvimento, inclusive o socioemocional.

A BNCC estabeleceu 10 competências gerais como norte para a construção dos currículos escolares.  Em resumo, elas são as ações que levam a desenvolver habilidades, atitudes e valores de cada fase da educação básica e que as crianças e adolescentes levarão para a vida toda.  

Desse modo, ao relacionar o desenvolvimento das competências essenciais com as outras disciplinas, é possível ter a educação socioemocional de um modo assertivo para chegar às finalidades acadêmicas esperadas. Uma vez que o aluno consegue se envolver melhor com o conteúdo trabalhado, ele se desenvolve de modo completo, autônomo e integral, atendendo ao desempenho esperado.

As 5 macrocompetências da educação socioemocional

Para atender e desenvolver as competências propostas pela BNCC e colocar em prática a educação socioemocional, existem diferentes modelos de organizações para as escolas baseados em cinco áreas.

Um dos mais conhecidos e usados em todo o Brasil foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Ayrton Senna, que organiza e separa as competências socioemocionais de forma abrangente e específicas em 5 macrocompetências. São elas:

Autogestão

Saber ter foco, responsabilidade, organização e perseverança na realização de metas é o que a macrocompetência da autogestão auxilia a desenvolver. Quando falamos na educação socioemocional, tais características são essenciais para o hábito da leitura, escrita e outros componentes curriculares como os ligados à área de exatas e cálculos. 

 Engajamento com os outros     

O ser humano, por natureza, é um ser sociável e essa macrocompetência desenvolve a capacidade de interagir com o mundo, de falar com as pessoas, de se abrir para as interações sociais, ter assertividade e entusiasmo. Na fase adulta, essas características serão essenciais para a realização profissional, para despertar o senso de liderança e para um maior equilíbrio nas relações.

Amabilidade

Sobretudo, quando falamos da educação socioemocional, essa macrocompetência se torna ainda mais importante por trabalhar a capacidade de lidar com as pessoas. Ligadas a ela estão o desenvolvimento da capacidade de avaliar uma situação pelo olhar do outro, de ter respeito, ser solidário, afetuoso e empático.

 Resiliência Emocional

Diz sobre a capacidade de viver, tolerar e aprender com situações diversas, além de lidar com os sentimentos que elas podem despertar, sejam eles bons ou ruins. Nesse sentido, ser tolerante às frustrações e ter autoconfiança podem ajudar a entender todos os pontos de uma situação e aprender com eles para viver em sociedade e conseguir lidar com as adversidades que podem aparecer na vida adulta.

Abertura ao Novo

Por fim, a macrocompetência da abertura ao novo, quando trabalhada na educação socioemocional, auxilia as crianças e jovens a serem mais flexíveis com o desconhecido, a lidarem e estarem dispostas a conhecer novas experiências e culturas. De modo criativo e inovador, essa macrocompetência será fundamental para que na vida adulta a criança ou adolescente esteja pronto para construir suas metas profissionais e pessoais.

 Educação socioemocional na prática

Agora que você já entendeu quais as macrocompetências desenvolvidas pela educação socioemocional, vamos entender 5 ações que podem ser adotadas em sua escola neste novo ano letivo.

Envolva a equipe e promova treinamentos

Depois de entender que a educação socioemocional deve ser prioridade neste novo ano letivo, comece com a sua equipe e envolva seus professores e coordenadores em todos os processos, desde a escolha do material que será adotado até na construção das aulas.

Neste sentido, você pode buscar no mercado educacional um parceiro para te ajudar no processo. Sobretudo, busque uma solução que não só pense nos alunos, mas também ofereça suporte e formação completa para a sua equipe. Além disso, incentive e fomente a busca por melhorias nas práticas pedagógicas e, mais que isso, ofereça espaço para que os profissionais de sua escola possam atuar e aplicá-las.

Atividades inovadoras com os alunos

Não menos importante, para o desenvolvimento integral dos alunos, a equipe escolar precisa pensar fora da caixa e usar a criatividade para aplicar atividades que desenvolvam as competências socioemocionais.

Neste sentido, os professores podem fazer uso das metodologias ativas, como a sala de aula invertida, a metodologia baseada em projetos, design thinking, gamificação, estudo de caso, entre muitos outros métodos que vão ajudar a melhorar o engajamento e participação do aluno, dando a ele mais autonomia e protagonismo.

  Aqui vão alguns exemplos de atividades que podem ser feitas:

·         Rodas de conversa;

·         Confecção de um diário pessoal em sala;

·         Cartas e elogios, anônimos ou não;

·         Mural de sentimentos;

·         Palestras sobre assuntos que estão em alta;

·         Apresentações de projetos;

·         Feira de países e culturas;

·         Musicalização e teatro;

·         Jogos de tabuleiro e colaborativos;

·         Entre outros.

Adapte o seu currículo escolar

Sobretudo é preciso entender que a educação socioemocional e o desenvolvimento das competências socioemocionais precisa estar no dia a dia de todos os alunos. Para adaptar o currículo à sua realidade, considere dois cenários que podem ser trabalhados juntos:

·         Integrar ações que estimulem o desenvolvimento de modo contextualizado, dentro das outras disciplinas, proporcionando uma experiência de aprendizado mais completa.

·         Ter momentos específicos dentro da grade curricular destinados e focados em assuntos complementares que envolvem o cotidiano e o dia a dia do aluno fora da escola.

Ao adaptar o seu currículo escolar para a educação socioemocional, sua escola não estará apenas atendendo às necessidades da BNCC, mas também tendo um diferencial que pode destacá-la da concorrência e promovendo uma formação ainda mais completa e inovadora.

Traga a família para o processo

A família é uma peça essencial para a formação do aluno, independente da idade dele. Por isso, no início do ano letivo, promova um encontro com os responsáveis dos alunos de sua escola, apresente as novas diretrizes, reforce o compromisso com a educação socioemocional e a importância dos pais e responsáveis também caminharem nessa jornada, lado a lado, com a escola.

Além disso, fora da escola, a família tem papel fundamental para possibilitar que o processo de desenvolvimento e fortalecimento das competências socioemocionais continue.

Um parceiro para a sua caminhada

Para atender não só às diretrizes da BNCC, o My Life – programa socioemocional da Conexia Educação – vai além e traz projetos inovadores e atuais com um currículo integral que contempla todas as dimensões formativas do aluno e as competências gerais.

E por que ele é tão diferente dos demais disponíveis no mercado?

Com conteúdos focados para cada série escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o My Life promove mais interatividade e conexão em sala de aula, com o propósito de auxiliar os estudantes a fazerem escolhas mais conscientes e viverem uma vida significativa.

Com conteúdo transdisciplinar, material premium interativo e linguagem conectada com a nova geração, a solução torna o aprendizado mais engajador, motivador e desperta o interesse dos estudantes. Além disso, possui conteúdos especiais para os professores, ajudando-os na aplicação em sala, e permite o acompanhamento da família com mais facilidade.

Sua escola já possui uma solução voltada para a educação socioemocional?

Saiba como podemos trabalhar juntos a educação socioemocional, entre em contato com os nossos especialistas e seja uma escola parceira.