A preparação para o principal vestibular do País não deve apenas envolver conteúdos acadêmicos, mas também deve incluir ações para cuidar do psicológico no Enem. O cuidado com o bem-estar geral promove um equilíbrio entre a saúde mental, emocional e acadêmica, garantindo que o vestibulando cuide de si durante esse período desafiador.

Vale ressaltar que se livrar da ansiedade na prova não envolve colocar ações em prática no dia anterior. Afinal, assim como a preparação para o vestibular é um objetivo de longo prazo, a manutenção de uma boa saúde mental também deve ser. Entenda neste post! 

Qual a importância de cuidar do psicológico no Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova importante para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. Isso porque é o principal vestibular do País e, por meio dele, diversas universidades nacionais e internacionais admitem novos alunos utilizando a nota e desempenho.. Por causa disso, a ansiedade e o estresse são companheiros de quase todo vestibulando. 

O período de preparação para o vestibular é estressante, pois envolve uma carga intensa de estudos, expectativas e pressão de diversos lados. Nesse sentido, cuidar do psicológico no Enem ajuda a reduzir os níveis de estresse, permitindo lidar melhor com as demandas e desafios.

Outro ponto importante é que quando o aluno está com a saúde mental em equilíbrio, a capacidade de concentração, memória e aprendizado é melhorada. Isso significa que cuidar da saúde mental pode contribuir para um melhor desempenho na prova, permitindo absorver e aplicar os conhecimentos acadêmicos adquiridos de maneira eficiente.

Ao cuidar da saúde mental, o aluno consegue manter o foco por tempo maior para uma preparação efetiva para o Enem. Isso resulta em maior produtividade nos estudos, melhor aproveitamento do tempo dedicado e maior capacidade de concentração – ou seja, estudar com qualidade é melhor do que estudar por muitas horas. 

Como cuidar da saúde mental para o Enem?

Você é vestibulando e não sabe o que pode ser feito para cuidar da saúde mental para o Enem 2023? Confira, a seguir, 5 ações para colocar em prática ainda hoje. 

Estabeleça uma rotina equilibrada de estudos

Uma das mais importantes estratégias para cuidar do psicológico no Enem deve começar meses antes da prova. Ter um cronograma de estudos consistente reduz o estresse relacionado à preparação para o vestibular, afinal, o aluno sabe o que estudar em determinado período, proporcionando uma maior confiança e segurança nesse processo. 

Isso significa que o aluno precisa elaborar um cronograma de estudos realista, incluindo tempo de lazer, exercícios físicos, alimentação saudável e sono adequado. Manter uma rotina equilibrada contribui para o bem-estar mental a médio e longo prazo.

Além disso, durante os estudos, é importante fazer pausas regulares para descansar e relaxar a mente. Dividir o tempo de estudo em blocos menores, com pausas de 10 a 15 minutos a cada hora, pode ser o suficiente para o descanso. 

Pratique técnicas de relaxamento

Uma fórmula matemática complicada ou um tema de redação que exige mais esforço são algumas das situações estressantes enfrentadas pelo vestibulando na preparação para o Enem. No entanto, técnicas de relaxamento podem ajudar a manter o equilíbrio nos estudos, diminuindo a ansiedade e aumentando a produtividade. 

Além disso, elas ajudam a acalmar a mente e o corpo, aliviando os sentimentos de preocupação, tensão e nervosismo. Praticar regularmente essas técnicas podem melhorar a capacidade de lidar com situações estressantes nos estudos e, até mesmo, antes da prova. 

Para isso, o aluno pode reservar alguns minutos todos os dias para praticar técnicas de relaxamento como meditação, respiração diafragmática, ioga ou qualquer outra atividade que ajude a reduzir o estresse e a ansiedade.

Estabeleça metas realistas

Outro fator de estresse que pode impactar negativamente o psicológico no Enem é a falta de metas realistas, que impede o aluno de ter uma visão clara do que deseja alcançar e manter a motivação e o foco nos estudos. Além disso, essa situação deixa o jovem perdido, com o sentimento de sobrecarga. 

Quando metas são traçadas e alcançadas, o aluno se sente mais encorajado e motivado a trabalhar em direção a elas, o que aumenta a probabilidade de sucesso no vestibular. Por isso, é importante o vestibulando definir metas de estudo realistas e realizáveis, separadas em tarefas de curto, médio e longo prazo. 

Cada vestibulando tem seu próprio ritmo de estudo e suas habilidades. Por isso, na hora de definir metas (e o cronograma para cumpri-las), é preciso evitar comparações com os colegas e familiares. Concentrar-se no próprio progresso e lembrar-se de que o vestibular é apenas uma etapa da vida, são ações que ajudam a aliviar a tensão. 

Pratique atividades prazerosas

O vestibulando pode ficar tão imerso na preparação que pode esquecer de que há uma vida além do Enem. No entanto, deixar de fazer atividades prazerosas sozinho ou com amigos prejudica a saúde mental, afetando negativamente os estudos. 

Ao incluir atividades prazerosas nos estudos, o aluno aumenta a motivação e engajamento nos estudos, pois terá um tempo para relaxar a mente. Fazer algo que se gosta e é prazeroso torna o processo de aprendizagem mais agradável, mantendo o interesse e a disposição para se dedicar ao estudo por mais tempo.

Para isso, é importante reservar um tempo para fazer coisas que gosta e que lhe tragam prazer, como ler um livro, ouvir música, assistir a um filme ou sair com os amigos. Além disso, é preciso separar tempo para cuidar de si, buscando hobbies ou outras formas de autocuidado.

Busque apoio emocional

A adolescência, período onde a maioria dos alunos está na preparação para o vestibular, é uma fase repleta de mudanças, inclusive no corpo e na mente. Incertezas quanto à carreira profissional, os primeiros relacionamentos amorosos e problemas familiares podem impactar o psicológico para o Enem. 

Mas além das ações de como cuidar da saúde mental listadas anteriormente, o vestibulando precisa ter alguém para desabafar durante o período de preparação para a prova. O apoio emocional de pessoas de confiança, como familiares, amigos ou profissionais de saúde mental, ajuda a reduzir a ansiedade e aumenta a motivação.

Gostou deste post? Coloque as dicas em prática e comece a se preparar psicologicamente para o Enem 2023. Ah, não esqueça de compartilhar este material com seus amigos e de acompanhar o My Life na internet (Blog / Facebook / Instagram).