As habilidades acadêmicas e cognitivas são importantes para o desenvolvimento dos alunos. Porém, com a dinamicidade, o imediatismo da sociedade e o avanço da tecnologia, a escola do século XXI precisa ir além do planejamento curricular. 

Nesse sentido, a educação passou a debater a importância de considerar a parte emocional e social do aluno na sala de aula. Ou seja, promover um ensino-aprendizagem que, além do ensino do português e da matemática, apresenta como gerenciar e lidar com as próprias emoções e dos outros

A Conexia Educação acredita que o desenvolvimento dos alunos na escola precisa ser integral. Por isso, lançou o programa de educação socioemocional My Life, em parceria pedagógica exclusiva com o Instituto Ayrton Senna

Nosso programa visa promover a construção de um projeto de vida saudável para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais

Além disso, vale saber que todo o conteúdo proposto tem embasamento científico chancelado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Continue a leitura para conhecer 5 diferenciais do My Life que contribuem para a formação e desenvolvimento dos alunos. 

Como o My Life contribui para o desenvolvimento dos alunos?

A seguir, conheça um pouco mais sobre o programa de educação socioemocional My Life! 

1. Projetos alinhados à BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) regulamenta as aprendizagens, habilidades e competências que devem ser trabalhadas na Educação Básica brasileira. Por isso, é um documento fundamental para garantir o desenvolvimento dos alunos de maneira integral. 

Além disso, as orientações servem para tornar a aprendizagem uniforme em todo o País, visando diminuir as desigualdades educacionais entre os alunos. No que se refere às habilidades socioemocionais, a BNCC estimula o desenvolvimento de algumas dessas competências. 

Nesse sentido, o My Life elabora projetos 100% alinhados à BNCC. Com isso, a sua escola tem a garantia de que estará promovendo um currículo integral que contempla todas as dimensões formativas dos alunos, sobretudo no que se refere às competências gerais. 

Leia também: Entenda as diferenças entre as competências e habilidades da BNCC

2. Conteúdos ampliados para a educação bilíngue

O inglês é o idioma mais falado do mundo. Mesmo fora dos países nos quais a língua inglesa não é oficial, ela tem destaque no mercado de trabalho, na educação, entretenimento, entre outros espaços. 

A tendência é que o inglês seja ainda mais utilizado e solicitado no futuro, principalmente nas relações profissionais. Com isso, os alunos de hoje precisam ser preparados para um mundo em que esse idioma será quase obrigatório. 

Pensando nisso, os conteúdos My Life são adaptados para o ensino bilíngue. Ou seja, os alunos desenvolvem competências socioemocionais enquanto aprendem um novo idioma. Esse processo acontece de maneira imersiva e lúdica, favorecendo o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

3. Metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem foram desenvolvidas para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos em todas as dimensões formativas. Para isso, o estudante é colocado no centro do ensino-aprendizado, tornando-o protagonista e ativo no próprio percurso educacional. 

As metodologias ativas são vistas como inovadoras na educação, pois tira o protagonismo exclusivo do professor e passa para o aluno. Além do desenvolvimento cognitivo, essas abordagens favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. 

O My Life busca aliar o desenvolvimento socioemocional dos alunos com as metodologias ativas. Dessa maneira, com conteúdos multidisciplinares e interdisciplinares, contribui para construção de um projeto de vida saudável

Para isso, são usados um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem, tendo como base atividades propostas que apresentam uma situação-problema. Assim, é possível promover a consciência e protagonismo dos alunos. 

Leia também: Como as metodologias ativas contribuem para a educação socioemocional na sala de aula?

 4. Plataforma 100% digital

As crianças e adolescentes do século XXI nasceram imersos na tecnologia. E o celular, que faz parte da vida desses alunos, é muitas vezes visto pelos professores como um problema.

Porém, o My Life utiliza a tecnologia a favor da escola ao disponibilizar uma plataforma 100% digital. Essa ferramenta se conecta com a linguagem da nova geração, pois tem usabilidade parecida com os demais aplicativos usados pelos jovens.

Com isso, a plataforma é intuitiva e proporciona uso mais interessante e engajado, tanto para os alunos, quanto para os professores. Ademais, o My Life oferece aos:

alunos: 40 aulas interativas com atividades colaborativas, avaliação diagnóstica e formativa;

professores: plano de aula detalhado para 40 aulas, dashboard da turma e dos alunos e cursos de formação;

família: canal de comunicação e orientações para o desenvolvimento socioemocional em casa. 

5. Parceria com a família 

A família é um importante pilar no desenvolvimento dos alunos. Por isso, é fundamental manter uma relação de parceria e confiança entre escola e o núcleo familiar, para que, juntos, possam contribuir para a formação integral do estudante.

Para fortalecer essa parceria, o My Life oferece orientações de como a família pode desenvolver as habilidades sociais e emocionais em casa. Dessa forma, os benefícios da educação socioemocional se estendem para todas as dimensões formativas do aluno. 

Esses são apenas alguns dos diferenciais que fazem do My Life um programa exclusivo e inovador. Se você ficou interessado pelo nosso programa ou ainda tem dúvidas sobre as vantagens de implementar esse projeto na sua escola, entre em contato com um dos nossos consultores educacionais.