A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento proposto pelo Ministério da Educação (MEC) que determina as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por alunos da rede pública e privada do País durante a Educação Básica. 

A BNCC oferece um conjunto de orientações importantes para guiar a docência dos professores. Quer entender melhor quais são as competências e habilidades da BNCC e as diferenças entre elas? Continue a leitura!

Competências e habilidades da BNCC: qual a diferença? 

A BNCC propõe a formação integral do aluno. Isso significa que o currículo pedagógico das escolas não deve ser voltado apenas para preparar o estudante para as próximas séries educacionais, mas também deve contemplar todo o desenvolvimento humano, incluindo o lado socioemocional.

Nesse sentido, as competências e habilidades da BNCC preparam o aluno para os desafios acadêmicos e sociais. Porém, os termos têm significados diferentes, que podem confundir o professor e os gestores escolares.

As habilidades, por exemplo, são coisas que os alunos devem aprender a fazer, e que são desenvolvidas ao longo de cada etapa educacional. Elas são tangíveis, como por exemplo, aprender a ler e escrever. A partir disso, os alunos podem desenvolver as competências gerais apresentadas na BNCC.

Segundo a BNCC, as competências são definidas como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana

Por exemplo, a interpretação de texto (habilidade) pode ser usada para o aluno se comunicar melhor com outras pessoas (competência). Do mesmo modo, um aluno pode ter a habilidade de fazer cálculos matemáticos, mas não consegue demonstrar raciocínio lógico para solucionar um problema no dia a dia. 

Assim, a BNCC organiza as habilidades de forma que o estudante possa desenvolver as competências em conjunto

Agora que você sabe as diferenças entre competências e habilidades da BNCC, conheça a seguir quais pontos fazem parte de cada grupo. 

Quais são as competências gerais da BNCC?

A BNCC estabelece 10 competências gerais, que devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ciclo da Educação Básica

  • Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade;
  • Pensamento científico, crítico e criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;
  • Repertório cultural – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;
  • Comunicação – Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital;
  • Cultura digital – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
  • Trabalho e projeto de vida – Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
  • Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões;
  • Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional;
  • Empatia e cooperação – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
  • Responsabilidade e cidadania –  Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Leia também: Saiba quais são as 10 competências gerais da BNCC!

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

As habilidades constam em todas as etapas da Educação Básica, e devem ser desenvolvidas com base nas 10 competências gerais. Na Educação Infantil, elas aparecem com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Entretanto, a organização das habilidades muda após o fim da Educação Infantil. Segundo a BNCC, para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. 

Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, que são organizados em unidades temáticas. A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas do conhecimento. 

A seguir, veja um exemplo de como a BNCC apresenta um conjunto de habilidades para alunos do 1° ano do Ensino Fundamental – anos iniciais, na unidade curricular de ciências: 

  • Unidade temática – Vida e evolução;
  • Objetos de conhecimento – Corpo humano e respeito à diversidade;
  • Habilidades – Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Na BNCC, o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Cada uma delas é relacionada a um conjunto de habilidades, que representa as aprendizagens essenciais a todos os estudantes do Ensino Médio. A estrutura segue o mesmo padrão que o Ensino Fundamental. 

Para ter acesso a todas as habilidades previstas para todas as séries da Educação Básica, é necessário acessar o documento da BNCC, disponível na internet. 

A BNCC trabalha as competências socioemocionais? 

A BNCC estabelece que as competências socioemocionais estão previstas em todas as 10 competências gerais. Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:

  • autoconsciência; 
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

Como estimular as competências e habilidades na sala de aula? 

É fundamental que o professor conheça bem as competências e habilidades da BNCC, para assim elaborar um currículo pedagógico que siga as diretrizes propostas. Dessa forma, é possível definir o que cada aluno deve aprender de acordo com a etapa educacional na qual ele se encontra.  

Isso só poderá ser feito a partir do momento que o professor ler e entender todo documento. Felizmente, a BNCC é um guia completo, que fornece diversas orientações sobre como o educador pode desenvolver as competências e habilidades na sala de aula. 

Caso esteja com dúvidas, há ainda minicursos que explicam o passo a passo de toda estrutura do documento. Além do mais, o próprio MEC fornece materiais que auxiliam na implementação da BNCC

Conheça o My Life 

Neste post sobre competências e habilidades da BNCC, você viu que o documento prevê o desenvolvimento do lado emocional dos alunos. Assim, a inteligência emocional deve ser obrigatoriamente desenvolvida pelos professores na sala de aula. 

Para implementar esse processo na sua escola, conte com a solução educacional socioemocional My Life, do grupo Conexia Educação. Com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, o programa tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

O My Life oferece projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue alinhados à BNCC, por meio de metodologias e avaliações desenvolvidas e testadas por meio de pesquisas científicas.

Quer entender melhor como o programa funciona? Entre em contato com um consultor My Life e tire todas as suas dúvidas.