As soft skills são cada vez mais utilizadas em processos seletivos e no mercado de trabalho. Entretanto, o desenvolvimento de habilidades ligadas aos aspectos subjetivos de uma pessoa também proporciona benefícios dentro da sala de aula e no convívio em sociedade. 

Saiba, neste post, o que são soft skills e como desenvolvê-las na sala de aula. 

O que são soft skills? 

Diferente de uma habilidade técnica (ou hard skill), as soft skills são habilidades específicas relacionadas à personalidade de uma pessoa. Ou seja, elas estão ligadas aos aspectos emocionais, comportamentais e sociais de um indivíduo, construídos ao longo de sua vida.

Essas habilidades não podem ser medidas ou avaliadas por serem subjetivas e únicas de cada pessoa. Por outro lado, as hard skills podem ser medidas por meio de avaliações, certificados e diplomas.

Mas como as soft skills se relacionam com o contexto educacional? A escola é um ambiente que visa o desenvolvimento integral do aluno. Assim, ela deve não apenas ensinar a parte técnica, mas também ajudar o estudante a desenvolver habilidades comportamentais positivas.

Ao longo dos anos, a escola passou a entender que não deve apenas focar no conteúdo técnico, como fórmulas de matemática, leias da física e regras gramaticais, mas também deve pensar no desenvolvimento da inteligência emocional dos alunos.  

Todavia, é importante pontuar que as habilidades subjetivas devem ser desenvolvidas a longo prazo, exigindo do professor uma participação mais ativa no que se refere à realização de atividades em sala de aula que buscam aprimorar o lado social e humano dos alunos. 

Afinal, não adianta saber utilizar ferramentas tecnológicas sem conseguir trabalhar bem com outras pessoas. 

Leia também: Você conhece os 5 pilares da inteligência emocional? Entenda o que é e como trabalhar na escola

Qual a importância das soft skills

Uma das maiores vantagens das soft skills é a visão a longo prazo, quando o aluno ingressa no mercado de trabalho. E desde já o mundo profissional exige habilidades socioemocionais. De acordo com um levantamento, 93% dos departamentos de Recursos Humanos (RH) declararam que preferem candidatos com soft skills, mesmo quando têm pouco conhecimento técnico. 

Isso não significa que a formação técnica seja dispensável. Para conseguir as melhores oportunidades no mercado de trabalho, o ideal é que o profissional tenha hard skills e soft skills. E como as habilidades socioemocionais demandam tempo para serem desenvolvidas, é crucial que a escola comece a incentivar os alunos desde os anos iniciais de estudo.

Do ponto de vista social, as soft skills auxiliam o aluno a desenvolver bons relacionamentos interpessoais, dentro e fora da sala de aula. Isso porque, entre as soft skills, destacam-se a empatia, o trabalho em grupo e a comunicação, características fundamentais para vivermos com qualidade de vida em todos os contextos sociais.  

Outro ponto de destaque quanto às soft skills na educação refere-se ao Banco Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo as diretrizes do documento, é dever da escola estimular a educação socioemocional por meio do desenvolvimento de cinco competências: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão. 

Segundo a BNCC, essas competências são aliadas importantes para o combate ao bullying nas escolas. Assim, quando a escola estimula o desenvolvimento de soft skills, ela estará contribuindo para um ambiente educacional saudável. 

5 soft skills para desenvolver na sala de aula 

Há várias soft skills que podem ser desenvolvidas, mas separamos cinco delas para que você possa pensar em ações de estímulos na sala de aula. 

Senso de colaboração

Seja no mercado ou fora dele, o trabalho em grupo é importante para vivermos em sociedade. Dessa forma, o educador pode adotar atividades que estimulem a troca mútua de experiências, apoio e cooperação ativa entre os alunos. 

Felizmente, dentro da sala de aula, o educador dispõe de diversos artifícios para estimular o trabalho colaborativo e a construção colaborativa do conhecimento, como os esportes e trabalhos acadêmicos em grupo. 

É importante que a colaboração não aconteça apenas entre os alunos, mas também com o professor. 

Resolução de problemas 

O aluno deve conseguir entender determinado problema na totalidade, e assim, encontrar a melhor solução para resolvê-lo considerando o contexto, a opinião da equipe e os pontos positivos e negativos da escolha. 

Essa soft skill pode ser desenvolvida por meio de dinâmicas ou estudos de caso, por exemplo. A metodologia Project Base Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos) também é uma aliada nesse processo. 

Essa é uma das soft skills mais requisitadas nos processos seletivos dentro do mercado de trabalho. Isso porque o profissional que consegue analisar possíveis cenários para resolver situações que aparentam ser sem saída, consegue lidar com situações negativas ou estressantes dentro de uma profissão. 

Pensamento crítico 

O pensamento crítico é a capacidade de um indivíduo analisar e avaliar uma situação para construir argumentos que refutam ou reforcem determinada ideia de forma lógica. 

Os pesquisadores Linda Elder e Richard Paul listaram sete padrões intelectuais universais que devem ser usados para avaliar uma linha de raciocínio: precisão, pertinência, profundidade, veracidade, clareza e lógica.

Dessa forma, o educador pode ministrar aulas e atividades sobre temas que estimulam o questionamento e posicionamento mais incisivo dos alunos. Vale reforçar que devem sempre ser apresentados dados e informações que possam ajudar a classe na construção do raciocínio. 

Também é interessante trazer temas relacionados com o contexto que os estudantes estão inseridos, ou que fazem parte do universo deles. 

Empatia 

A empatia é a capacidade de um indivíduo de se colocar no lugar do outro ou, a partir do nosso lugar, oferecer ajuda ao próximo. Essa é uma soft skill importante para a convivência em sociedade, pois consegue despertar outras habilidades emocionais, como a solidariedade e o amor ao próximo. 

Dentro do ambiente escolar, a empatia é também uma ferramenta de combate ao bullying, pois coloca o aluno que cometeu o ato no lugar da vítima. 

Para desenvolver a empatia na sala de aula, o educador pode criar um ambiente no qual a troca de sentimentos e emoções em grupo seja estimulada por meio do diálogo. Dessa forma, os alunos podem falar de situações sensíveis, ao mesmo tempo que vão aprender a acolher os sentimentos do outro.  

Resiliência 

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar e se recuperar de situações adversas, mesmo quando elas são negativas. A soft skill pode ser desenvolvida por meio de apresentação de situações desagradáveis aos alunos, para que eles possam entender que nada está perdido e encontrar formas de se adaptar ou solucionar o problema.

A educação socioemocional pode ajudar no desenvolvimento dessas e outras soft skills dos alunos.

Nesse sentido, a My Life, um Programa de Educação Socioemocional da Conexia Educação, oferece conteúdos voltados para essa perspectiva, para estudantes do Fundamental 2 ao Ensino Médio. Acesse nosso site e saiba como podemos ajudar a sua escola no desenvolvimento de soft skills dos seus estudantes.