Ter equilíbrio é fundamental para viver bem em sociedade. Habilidades socioemocionais são ações comportamentais praticadas com autocontrole e de maneira consciente. São consideradas aptidões desenvolvidas por meio de novos saberes, convivências em comunidade, que levam o indivíduo a se relacionar com os outros de forma positiva.

As habilidades socioemocionais instigam a forma com que a pessoa pensa, percebe, sente e age em várias circunstâncias. Ao ter as habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, a pessoa se comporta com empatia, ética, paciência e outras atitudes que ajudam a superar diversos transtornos sociais, inclusive o bullying nas escolas. Acompanhe!

Veja como desenvolver a educação socioemocional na escola

Sabe-se que uma educação de qualidade vai além das disciplinas aplicadas no dia a dia nas escolas. Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as competências socioemocionais são consideradas aspectos fundamentais de proteção à saúde mental e contra o bullying. Por esse motivo, é importante aplicar metodologias bem específicas. 

Incentivo a um ambiente escolar acolhedor

A proposta do processo educacional para cada aluno é torná-lo cidadão para o século XXI. Mas não apenas isso, é formá-lo em uma pessoa com competências para impactar a sociedade com saberes e comportamentos positivos. 

Essa formação pode ser intensificada no ambiente escolar, pois a instituição tem a responsabilidade de ensinar princípios e valores indispensáveis para a vida de cada estudante. Ao promover um ambiente saudável, por meio do respeito mútuo, os alunos passam a perceber a diferença entre um espaço acolhedor e um ambiente em que a falta de respeito não é o mais adequado para se conviver em sociedade.

Para que a escola seja um ambiente acolhedor, é importante que todo corpo docente esteja atento às necessidades dos alunos e se coloque como destaque um diálogo respeitoso e sincero, para que o aluno se sinta seguro e confiante. A aceitação de dialogar do aluno nasce da confiança que ele adquire em cada membro da escola.

É dessa maneira que os alunos vão se sentir mais à vontade para demonstrar as suas dificuldades e frustrações, informarem como se sentem, perceberem que podem fazer perguntas que auxiliam a administrar melhor a sua vida. 

Esse acolhimento é essencial para diminuir algumas atitudes agressivas de alunos que são carentes desse tipo de atenção dos pais. Quando a escola se dispõe a esse tipo de método de aprendizagem, o aluno tem a possibilidade de rever algumas formas de pensar e de agir. Com a continuidade desses procedimentos, o aluno passa a ser um forte aliado no combate ao bullying na escola.

Pedagogia afetiva no ensino socioemocional

A pedagogia afetiva é um método capaz de transformar as atitudes dos alunos, pois trabalha diretamente as interações afetivas como fundamentais para incentivar as habilidades socioemocionais dos alunos. Essa metodologia tem como princípio o entendimento de que cada aluno deve ser visto e tratado como ser único e em constante processo de formação.

Baseada em métodos educativos clássicos e contemporâneos, a pedagogia afetiva atua na construção cognitiva, social e emocional dos alunos. Esse método faz evoluir no aluno o senso de autonomia, o exercício de responsabilidade e autoconhecimento, que levam ao amadurecimento gradativo de cada indivíduo no ambiente escolar e na sociedade. Isso auxilia o desenvolvimento de um ambiente livre de transtornos, como o bullying

Observe os benefícios da educação socioemocional

Quando se trata de convívio escolar, a inteligência socioemocional é extremamente indispensável para favorecer uma relação salutar entre os alunos e todo o corpo escolar. 

Ao promover esse tipo de educação, as atitudes de cada aluno podem contribuir para diminuir a prática de bullying nas instituições educacionais.

Relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal é a competência que um indivíduo tem de convivência com as outras pessoas. Por meio dessa relação, o indivíduo revela as suas habilidades socioemocionais, para que as relações sejam respeitosas e solidárias. 

Uma boa relação interpessoal é necessária, pois somos seres que vivemos em sociedade. Essa convivência ocorre frequentemente no ambiente de trabalho, em família e em diversos locais em que há pessoas.

Compreensão das diferenças

É uma das formas de desenvolver as habilidades socioemocionais no contexto escolar e essencial para que os alunos sejam pessoas empáticas e aprendam a conduzir bem as situações adversas que se apresentam no recinto escolar. É importante fazê-los compreender que cada pessoa tem características e comportamentos diferentes e que precisam ser respeitadas.

Criação de relacionamentos

O papel da escola é também desenvolver a prática da socialização nos seus alunos. Por isso, o professor deve buscar estratégias para que os alunos expandem as suas habilidades socioemocionais por intermédio de diversas ações escolares, como:

  • realização de trabalhos em grupo;
  • apresentar tipos de bullying aos alunos;
  • vídeos que apresentam incentivo à aceitação das diferenças.

Respeitar a opinião do outro

Como diz o ditado: “só gostamos daquilo que conhecemos”. Portanto, é real a necessidade que os alunos têm de se aproximarem para ter um momento de diálogo e trocas de experiências em dupla.

Essa é uma forma de desenvolver o sentimento de compreensão, aceitação, paciência etc. Uma boa estratégia para isso é realizar dinâmicas em que os dois alunos reconheçam que eles precisam estar unidos para resolverem tal fato. Dessa mesma forma, a união da dupla pode ser potencializada por intermédio de jogos educativos em sala de aula. 

Para que o resultado dessas dinâmicas tenha produtividade, é necessário que a dupla coloque em atividade a avaliação e aceitação de pensamento, a afinidade entre eles, a comunicação assertiva e outros comportamentos que estão inseridos nas habilidades socioemocionais.

Por fim, é perceptível o quanto a prática de bullying nas escolas é um ato danoso para os alunos que sofrem essa agressão. Para combater essa prática, é importante aplicar a educação socioemocional nas escolas. Isso pode ser feito por meio do aprimoramento da educação, ao dispor de métodos e recursos que podem desenvolver essa habilidade. A Conexia Educação, por exemplo, oferece às escolas, o Programa de educação socioemocional My Life que disponibiliza aos estudantes a construção de um projeto de vida saudável por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais.

Percebeu como o artigo pode ajudar escolas a reduzirem o índice de bullying nos seus ambientes educacionais? Então, propague essa informação ao compartilhá-la nas suas redes sociais.