A primordialidade em aplicar aulas híbridas, devido ao isolamento social exigido por consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, despertou a necessidade de que as escolas revissem as suas metodologias e os canais de apresentação das suas aulas.

Em virtude dos abalos que a realidade promove nos alunos, é importante que as instituições de ensino reconheçam o quanto é crucial trabalhar as competências socioemocionais nos seus educandos. Isso auxilia a promoção do fortalecimento psicológico e a melhor absorção do aprendizado.

Para que os conhecimentos sejam fecundos, as escolas podem desenvolver habilidades nos seus alunos por meio de métodos avançados, ao usar diversas tecnologias educacionais.

Quer conhecer alguns formatos inovadores para que os seus educandos obtenham novas habilidades? Uma educação renovada oportuniza ao aluno adquirir competências e estar preparado para um futuro produtivo.

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Qual a importância das competências socioemocionais?

Ter habilidade emocional é um fator fundamental para toda a vivência de uma pessoa em diversos contextos da vida, como vida pessoal, profissional, sentimental e social.

Despertar a inteligência socioemocional dos alunos é significativo para que eles possam conhecer e administrar bem as suas emoções. Controlar e fortalecer os sentimentos pode elevar a autoestima e a resiliência, além de instigar uma boa interpessoalidade.

O My Life é um programa que ajuda as escolas trabalharem as competências socioemocionais nos seus alunos dos anos finais do ensino fundamental ao ensino médio. Algumas características são básicas para definir o processo de expansão integral de um indivíduo, como algumas modificações neurológicas voltadas para áreas comportamentais, cognitivas e estruturas físicas.

Essas características devem ser trabalhadas continuamente durante o tempo que a pessoa estiver no processo estudantil. Permanecer com esse investimento ao longo dos anos é essencial para formar cidadãos do século XXI, que vejam o mundo com um olhar maduro e disposto a transformá-lo.

Como desenvolver novas habilidades nos alunos?

Para desenvolver novas habilidades nos cidadãos do século XXI, é imprescindível investir em metodologias transformadoras fundamentadas e, também, na educação socioemocional dos alunos.

Nos últimos anos, as organizações perceberam que somente os conhecimentos técnicos não são essenciais para o crescimento produtivo do negócio. É indiscutível ir além! É fundamental que as empresas tenham em sua equipe pessoas com soft skills e competências socioemocionais aguçadas.

Algumas habilidades relacionadas à esfera emocional e social, engajamento no grupo, afetuosidade, autogestão e que o colaborador esteja aberto ao novo são características indispensáveis no ambiente de trabalho.

Por esses motivos, é importante que os educadores usem de tecnologias modernas e dinâmicas, para despertar nos educandos inúmeras habilidades de forma leve e divertida.

É relevante que os recursos digitais possam ser manuseados em qualquer faixa etária de aprendizado, com o objetivo de formar cidadãos fortes em diversos contextos.

Outra forma de fazer com que os estudantes se sintam mais atraídos pelo processo de ensino-aprendizagem é quando participam de programas em parceria com instituições que promovem a construção de projetos de vida saudável.

Conheça a plataforma My Life

A Conexia Educação é um ecossistema de aprendizagem completo e integrado que atende os mais diversos perfis de escolas com soluções digitais inovadoras, entre elas o “My Life”. Um programa socioemocional que proporciona a integração de escola, alunos e famílias, que pode acompanhar o desenvolvimento do estudante a qualquer momento e conta com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna.

A parceria tende a ajuda os educandos a alcançar bons resultados na escola e a serem pessoas com competência para responder de forma positiva às imposições profissionais, culturais, econômicas e políticas do século XXI.

Nesse formato educacional, a escola envolve alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Pois, entende que as competências socioemocionais devem ser construídas desde quando a pessoa inicia a sua vida social.

Veja como a educação bilíngue pode ajudar

Outra construção educacional que a Conexia oferece por meio do programa My life é a educação bilíngue. Conhecer uma segunda língua é um grande diferencial na vida de qualquer pessoa, sobretudo no ramo profissional.

A Conexia Educação relata que os alunos do século XXI já são cidadãos do mundo, pois, ao dominar o inglês, ele pode interagir com o mundo com autonomia. Ao conhecer bem a língua inglesa, o indivíduo pode buscar informações, compreendê-las, demonstrar seu ponto de vista e se sentir protagonista do seu processo de aprendizagem.

A língua inglesa é ofertada como instrumento de aprendizagem e trabalha temáticas socioemocionais que contribuem com o desenvolvimento do aluno. Com isso, ele pode se colocar no meio social munido de conhecimentos adicionais e ser uma pessoa preparada para o mercado competitivo.

Observe algumas estratégias metodológicas que os educadores podem aplicar para desenvolver diversas habilidades em seus alunos.

Incentivo a autoanálise entre os alunos

Incentivar os educandos à prática de autoanálise é uma forma de fazê-los se descobrir e detectar os seus pontos positivos e negativos.

Quando chamados a exercer esse procedimento em si mesmo, os estudantes conseguem perceber melhor as suas áreas emocionais e cognitivas.

Ao empregar essa metodologia, os alunos são levados a identificar o que mais gostam de estudar, quais os métodos que assimilam melhor os assuntos, reconhecem o grau de poder de decisão e quanto são estratégicos para resolver situações.

Entretanto, também identificam os seus pontos fracos, como quais são os seus erros, o que precisa ser modificado para que tenham melhores resultados nos estudos, quais as dificuldades emocionais que precisam ser melhor trabalhadas e o que fazer para aprender a ser resiliente etc.

A autoanálise pode ser uma ação transformadora na vida de um educando. A partir dela, o aluno pode tomar uma decisão definitiva de superação e, com isso, eliminar práticas impeditivas de crescimento pessoal ou emocional, que poderiam comprometer o seu futuro profissional.

Incentivo à valorização da diversidade

Vivemos uma era bastante avançada, quando as tecnologias se renovam a cada dia, a ciência se desenvolveu e o ser humano entendeu a necessidade de estar bem informado e buscar alto nível educacional, para ter uma vida social mais elevada.

No entanto, diante de tantos conhecimentos, ainda é possível perceber alto índice de violência, preconceito, intolerância, discriminação, exclusão e ofensas a pessoas que fazem parte da pluralidade social.

Vivemos em um mundo com uma população totalmente diversificada. Na sociedade, podemos observar pessoas com diferentes cores, culturas, linguagens, formas, opções sexuais etc., que merecem ser tratados com igualdade e dignidade.

Portanto, é importante que os alunos entendam o valor da diversidade na sociedade e que aprendam de forma verdadeira a se relacionar, conviver e conversar pacificamente com essas classes que têm costumes, personalidades, opiniões e tantos subjetivos que têm seus valores.

O respeito à diversidade social é um dos pilares da educação. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) afirma com propriedade a necessidade de se trabalhar a diversidade social em sala de aula.

Por isso, os educadores devem encontrar métodos que estimulem sensibilidade, compreensão e ações socioemocionais em seus alunos. Observe algumas práticas que podem ajudar a trabalhar a diversidade na sala de aula:

  • insira ações para aproximar as diversidades;
  • esclareça alguns conceitos;
  • faça rodas de conversa em sala de aula com a presença de pluralidades;
  • aplique dinâmicas de integração e que estimulem valores;

Participação dos pais na educação

Vale salientar que é quase impossível uma educação eficaz sem a participação dos pais. A educação do século XXI desmistificou muitos paradigmas que impediam uma relação educacional mais aberta entre pais e filhos.

Contudo, reconhecer o papel dos pais e da escola é determinante para que cada um atue de forma coerente no contexto educativo. A responsabilidade dos pais é sobre a educação dos seus filhos, já a atuação da escola é inteiramente voltada para a escolarização.

Por mais que o mundo moderno laboral consuma grande parte do tempo dos pais, ainda assim, é indispensável que eles reconheçam essa participação. A presença deles é a base que fundamenta a completude do aprendizado dos seus filhos.

A parceria na educação dos alunos favorece a troca de experiências e o acompanhamento no aprendizado, para que seja possível perceber necessidades, dificuldades, comportamentos, habilidades e resultados dos filhos no processo de ensino-aprendizagem.

Investimento em letramento digital e em tecnologias

A alfabetização é a base educacional para que o aluno esteja preparado para prosseguir nas séries seguintes. Alguns conhecimentos essenciais, como as cores, o alfabeto, as formas geométricas etc., assim como as ações voltadas para o aspecto comportamental, devem ser bem aplicados durante esse período.

Para que o conhecimento das crianças atinja os objetivos fundamentais, é indiscutível que ele seja feito de forma diferenciada. Nesse período educacional, a criança ainda necessita de contextos lúdicos para absorver as informações.

Por isso, é válido implementar o letramento de forma digital e usar recursos tecnológicos para prender a atenção dos alunos e torná-los participativos durante as aulas.

É importante oferecer uma educação baseada em projetos. Esse método desenvolve o pensamento crítico e as habilidades sociais e emocionais, motiva a criança a despertar a criatividade, oferece incentivo à pesquisa e a práticas que podem transformar a capacidade mental dos alunos.

Uma forma inovadora de estimular essas habilidades nas crianças é usar a gamificação em sala de aula. Essa metodologia não é literalmente jogos, mas recursos educacionais dinâmicos.

A gamificação foi criada especialmente para trabalhar e transformar o cidadão do século XXI. No processo pedagógico gamificado, as aulas são feitas por meio de elementos de games que explanam estratégias educacionais para tornar o ensino dinâmico e divertido.

Dar acesso para que os alunos tenham contato com métodos digitais dinâmicos, desde os primeiros anos escolares, desenvolve os cidadãos do futuro com autonomia, gosto pelos estudos e alta performance.

Prática de dinâmicas tecnológicas na turma

Para formar cidadãos potenciais para um futuro ainda mais digital, é indiscutível que o laboratório de informática da escola não sirva apenas para aprender informática ou fazer pesquisa.

Ele pode ser explorado para oferecer uma forma de ensinar mais alegre e envolvente, porém, com toda seriedade que a prática de aprendizado requer em sala de aula.

Ao aplicar as aulas usando games e tarefas dinâmicas, os educandos se sentem motivados a interagir e participar assiduamente de todas as atividades oferecidas.

O uso de dinâmicas diverte e aprimora a socialização, o trabalho em equipe, o espírito de liderança, ativa o raciocínio lógico e outras características valiosas para a vida dos alunos. Os potenciais que eles têm são manifestados nesses momentos de decisão e ação.

É por isso que o ambiente educacional deve proporcionar oportunidades para que o aluno se torne agente determinante no seu processo de aprendizado.

Ao usar esse recurso, o professor pode identificar nos seus alunos o potencial de cada um e, nas próximas atividades, intensificar ou não o nível das tarefas. Com essa decisão, o conhecimento dos alunos tendem a ser cada vez mais produtivo.

Relacionar habilidades e competências

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) norteia a elaboração dos currículos do sistema de aprendizagem de todo o Brasil e aponta as habilidades e as competências que são esperadas que os alunos desenvolvam no decorrer do percurso educacional.

Segundo a BNCC, competência é a concentração de saberes, habilidades, valores e ações para solucionar situações complexas do dia a dia. Essas qualidades acontecem quando o indivíduo exerce a cidadania e ao atuar no mundo do trabalho. As competências apontadas pela BNCC reportam ao:

  • conhecimento;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • diversidade cultural;
  • comunicação;
  • cultura digital;
  • trabalho e projeto de vida;
  • argumentação;
  • autoconhecimento;
  • cooperação;
  • empatia;
  • responsabilidade para consigo e com os outros;
  • cidadania.

Ela também determina que a educação deve estimular práticas que possam contribuir para a transformação da sociedade e torná-la mais humanizada e justa, além da preservação da natureza.

Diante desse objetivo, é crucial que os educadores implementem metodologias que possam instigar em seus alunos o despertar de todos esses adjetivos benéficos para a vida pessoal, profissional e social.

Para que os estudos tenham maior proveito desses atributos, é importante saber relacioná-los durante a socialização dos ensinamentos entre os discentes.

Para compreender melhor, podemos dizer que habilidade é tudo que se refere ao saber fazer. São as atitudes físicas e mentais que confirmam os conhecimentos e as expertises adquiridas.

As habilidades orientam a perceber e identificar variáveis, relacionar informações, resolver situações problemáticas avançadas, julgar e correlacionar situações para que sejam resolvidas.

Quanto às competências, são todas as práticas feitas ao usar das habilidades que se tem, ou seja, as habilidades são desenvolvidas para que se atue com competência.

As tecnologias digitais são ótimos recursos para desenvolver inúmeras habilidades nos alunos em sala de aula ou, até mesmo, em aulas à distância. A gamificação é um desses recursos que podem potencializar o crescimento cognitivo dos alunos de forma sociável e divertida.

Ao fazer uso desse método, os alunos aprendem a importância de saber esperar, trabalhar em grupo, determinação na busca de metas, ser persistente em seus objetivos, obediência às normas, formular estratégias para conquistar os melhores resultados etc.

É interessante entender que toda educação é voltada para o futuro dos educandos, sobretudo para o futuro profissional. Portanto, eles precisam estar plenamente habilitados para o enfrentamento às competitividades do mercado. Observe algumas competências essenciais que os alunos devem ter para o futuro:

  • liderança;
  • habilidade digital;
  • poder de decisão;
  • empreendedorismo;
  • comunicação.

Como descobrir técnicas para desenvolver habilidades?

Em plena era contemporânea, quando o mundo está cercado de novas tecnologias, os alunos já não desejam ter inúmeras aulas totalmente tradicionais.

As práticas de leitura, cálculos e absorção de conhecimentos sempre vão fazer parte do ensino-aprendizagem. Ainda existem alunos que se identificam muito bem e até conseguem alcançar boas notas por meio da repetição de leitura e memorização.

Assim como existem os educandos que “são totalmente digitais”, ou seja, as aulas tradicionais já não são interessantes e, por vezes, têm dificuldades de concentração.

No entanto, a construção integral de um aluno não é resumida em notas altas. A sua transformação depende de diversos aspectos, como fortalecimento emocional, atitudes estratégicas etc.

Esse é um dos motivos pelos quais os docentes devem estar em constante formação profissional. É por meio dela e de outros recursos que os educadores se desenvolvem continuamente para ministrar aulas diferenciadas.

Para oferecer aulas dinâmicas, é essencial que o professor busque técnicas e alternativas que possam contribuir com a formação plena dos alunos. Existem diversos recursos digitais para esse fim, como plataformas, aplicativos e outros suportes que podem desenvolver diversas habilidades e competências socioemocionais nos alunos.

Por que contar com a tecnologia e os processos digitais?

Vivemos no século XXI, quando as tecnologias tomaram conta dos diversos ambientes. Também, é a era da 4ª revolução industrial, quando os objetos contêm tecnologias avançadas que facilitam a vida dos seres humanos em inúmeros contextos.

Os educandos vivem em um mundo contemporâneo altamente tecnológico e que se atualiza com muita velocidade. Desde os primeiros anos, já entendem muito bem o que é tecnologia e até têm contato direto, por meio de smartphone, tablet, televisão etc., com inúmeras funções e sabem manuseá-los com eficiência.

Por consequência desses contatos, em alguns casos, as aulas tradicionais já não são grandes atrativos e não estimulam o foco de atenção por um longo período.

Já as novas tecnologias conseguem otimizar e potencializar o aprendizado nas diversas esferas de conhecimento. Elas podem ser usadas desde as séries iniciais até o mais alto grau de estudo.

Os recursos digitais se tornaram extremamente necessários nas salas de aula. Escolas que oferecem essas novas metodologias são diferenciais no ramo educacional. Pois, os pais já entenderam quanto esse método pode transformar o seu filho no que se refere a celeridade na cognição, socialização, preparo para a vida profissional e outros benefícios.

Independentemente das realidades da conjuntura atual, percebe-se que os gestores e professores estão cada dia mais dispostos a aderir ao uso de ferramentas inovadoras em suas salas de aula, fato que é extremamente indispensável.

Especificamente nos anos de 2020 e 2021, as ferramentas tecnológicas foram o maior recurso para que os alunos mantivessem os seus estudos e concluíssem a série cursada.

O isolamento social obrigou professores e alunos a permanecerem em casa para evitar o contágio pelo novo coronavírus e proteger a saúde de todos. Por esse motivo, foi necessário repaginar o ecossistema de educação e encontrar soluções para dar continuidade aos estudos.

Docentes e educandos tiveram que se adaptar ao meio de ensino-aprendizagem online, ao usar aplicativos, plataformas e outros recursos. Com essa nova forma de educar, foi possível a socialização entre professores e alunos para que os estudos se consolidassem. A plataforma de Aulas ao vivo – a Lex Aulas ao Vivo, tem conquistado todos esses objetivos.

Além das aulas virtuais, é possível aplicar tarefas e provas aos alunos, compartilhar materiais de estudo e links importantes, orientar sobre pesquisas, disponibilizar notas para que os pais possam visualizar e acompanhar o progresso do filho, fazer reuniões do corpo docente e desses com os pais.

Além disso, as novas descobertas de TI (tecnologia da informação) propiciaram a criação de softwares e plataformas que tornam o processo educacional mais criativo, dinâmico e interativo, como a Lex Aulas ao vivo, da Conexia Educação, por exemplo.

Ao usá-los, é possível promover o engajamento dos alunos e dos pais nas atividades escolares. Essas tarefas se tornam mais prazerosas e produtivas no decorrer de cada ano de estudo.

Como percebemos, a missão de educar é uma atividade que requer o implemento de recursos transformadores, para que a educação consiga desenvolver habilidades e responsabilidades nos educandos.

Por esse motivo, é essencial reconhecer a necessidade de usar tecnologias e processos digitais que ajudem a facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos do mundo moderno.

A realidade dos estudantes contemporâneos dita uma aprendizagem imersiva, na qual ele é protagonista dos seus conhecimentos.

Instituição e família que percebem as exigências dessa realidade conseguem ajudar os educandos a trilhar caminhos dinâmicos e enriquecedores. Ao desenvolver habilidades, os alunos se transformam em pessoas com pensamentos inovadores e críticos, para contribuir com uma sociedade mais saudável, e se tornam preparados para o mercado competitivo.

Entendeu como a educação moderna deve ter um perfil altamente voltado para tecnologias avançadas? Agora, que tal conhecer mais sobre os benefícios que a gamificação pode oferecer aos seus alunos