Se antigamente as escolas focavam o seu ensino nas competências cognitivas e lógicas, atualmente vem crescendo a necessidade de se atentar mais para as competências socioemocionais.

É por meio delas que os alunos podem aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia e a conviver com outros seres humanos.

Manter o ensino dessas competências na grade curricular é uma das formas de combater desde cedo problemas crescentes em nossa sociedade, como a ansiedade e a depressão. Vale ressaltar que eles não só afetam a performance dos jovens, como também podem prejudicar seu desenvolvimento

Confira o que são competências socioemocionais e como elas podem ser trabalhadas em sala de aula, respeitando as diretrizes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Boa leitura!

O que são competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são aquelas cujo foco no desenvolvimento prioriza o olhar para si e para o outro, aprendendo a reconhecer sentimentos e viver em sociedade.

Entre as principais competências socioemocionais, podemos citar:

  • Abertura ao novo: curiosidade para aprender, desenvolver a imaginação criativa e o interesse artístico;
  • Consciência e autogestão: desenvolvimento de determinação, foco, organização, persistência e responsabilidade;
  • Amabilidade: competência que engloba a empatia, respeito e confiança;
  • Resiliência emocional: ter tolerância a situações adversas, autoconfiança e saber lidar com as frustrações.

Essa é a visão de acordo com Oliver John, professor do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia. 

Apesar de cada estudioso ou pedagogo trazer a sua própria lista de competências socioemocionais, elas sempre vão girar em torno do que nos ajuda a conviver de maneira saudável com nossas próprias decisões e com as diferenças trazidas pelo outro.

O que diz a UNESCO e a BNCC sobre as competências socioemocionais?

Agora que você já sabe o que são competências socioemocionais, confira como elas são englobadas por duas diretrizes que determinam os rumos do que será ensinado em sala de aula.

Unesco

Uma das diretrizes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura é a determinação dos 4 pilares que devem orientar a educação no século XXI, sendo eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a viver juntos;
  • Aprender a ser.

Os dois últimos pilares se relacionam diretamente às competências socioemocionais. Ou seja, pelo entendimento da Unesco, 50% dos conteúdos ensinados em sala de aula devem incluir juntamente o ensino das competências socioemocionais.

BNCC

Já a Base Nacional Comum Curricular aborda de maneira mais aprofundada essas competências. Na lista com as 10 competências gerais da educação básica, as habilidades socioemocionais são citadas em metade dos itens (2, 6, 8, 9 e 10).

De maneira resumida, elas tratam a necessidade do aluno de:

  • Exercitar a curiosidade intelectual, aprendendo a investigar, fazer reflexões e análises críticas;
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriando-se de experiências que o permitam entender sua própria relação com o mundo;
  • Fazer escolhas alinhadas com o exercício da cidadania e o seu projeto de vida, com liberdade, autonomia e consciência criativa;
  • Conhecer e se apropriar da sua saúde física e emocional, reconhecendo as suas emoções e as dos outros, além de saber lidar com elas;
  • Exercitar a empatia e a resolução de conflitos, além da cooperação e do acolhimento, fazendo uma ponte contra o bullying e a divisão em classe;
  • Saber agir no âmbito pessoal e coletivo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade e determinação.

Como trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula

Além de saber o que são competências socioemocionais e a sua importância no ensino, é necessário também entender como trabalhá-las em sala de aula. Reunimos abaixo algumas dicas de como desempenhar esse papel.

Trabalhos em equipe

Independente da matéria que está sendo ensinada, os trabalhos em equipe são uma excelente maneira de englobar as competências socioemocionais no aprendizado.

Um exemplo clássico que estimula a empatia é dividir a sala em pelo menos dois grupos, que terão de defender argumentos contrários. Isso fará com que os alunos passem a respeitar uma opinião adversa, sabendo argumentar e lidar com as diferentes nuances da sociedade.

Tarefas que expandem sua forma de vida

Cada aluno está inserido em um meio de convívio, seja por conta do estilo de vida da família ou da localidade em que ele mora. Permitir que as crianças tenham contato com aquilo que é considerado diferente, aumenta a sua percepção de mundo e o respeito pelo próximo.

Esse exercício pode ser potencializado a partir do envolvimento de outras crianças. Dentre as possibilidades estão visitas a museus e exibição de documentários que mostram pessoas da mesma idade que vivem em meios completamente diferentes.

Tarefas práticas

Existe maneira melhor de exercitar o aprendizado do que com exercícios práticos? Eles não só facilitam a compreensão, como representam um grande avanço para a criatividade das crianças.

O exercício prático pode ser implementado em qualquer matéria escolar, basta ao educador usar sua criatividade para incluir as competências socioemocionais em tarefas práticas.

Literatura além da paradidática

A maioria dos livros utilizados em sala de aula são paradidáticos, visando ensinar algo às crianças. Mas eles nem sempre precisam ser assim.

Afinal, um dos maiores feitos da literatura é despertar as emoções, como o medo, a raiva, a angústia e a felicidade. Como o controle das emoções é uma das competências socioemocionais, elas podem ser estimuladas com o auxílio dos livros.

Use a tecnologia como recurso

Todas as dicas acima podem ser potencializadas com uso da tecnologia em sala de aula.

Desde o uso de materiais audiovisuais que instiguem os alunos até dispositivos de uso individual que permitem que os alunos joguem e interajam com outros universos, o importante é ter a tecnologia como uma ferramenta que aprimora a aprendizagem.

Com dificuldade em aplicar as competências socioemocionais? Conheça a My Life!

Ensinar e desenvolver as competências socioemocionais por meio de um trabalho que integra os alunos, seus familiares e a escola é a missão do My Life, programa de Educação Socioemocional da Conexia Educação.

Com a parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, nosso programa tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue, 100% alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Conheça mais sobre nosso trabalho e como ele pode ajudar a sua escola a preparar os alunos para um mundo mais empático e com respeito ao próximo.