O Novo Ensino Médio começa a entrar em vigor a partir de 2022 em todo país. Uma das novidades da reforma é a obrigatoriedade do projeto de vida, que propõe mudanças para tornar a educação básica alinhada às exigências da sociedade e do mundo do trabalho. Aqui, neste guia, vamos explicar o que você precisa saber sobre esse componente curricular.

A proposta do Novo Ensino Médio, especialmente no que diz respeito ao projeto de vida, visa adaptar o ensino nas escolas às necessidades que as novas gerações enfrentam para alcançar seus sonhos e objetivos.

A formação para o cidadão do século XXI não pode mais abandonar questões como autoconhecimento, planejamento de vida, resiliência e autoconfiança.

Afinal, o que é o projeto de vida?

O projeto de vida deve fazer parte da grade curricular no Novo Ensino médio. O seu objetivo é criar uma ponte entre quem o aluno é e o que ele quer ser.

O projeto de vida ajuda o aluno a entender as diferentes dimensões que compõem sua personalidade. Essas dimensões têm a ver com os interesses profissionais, sociais e pessoais do aluno, que devem ser trabalhados na escola em sua totalidade.

Faz parte do projeto de vida propor atividades que permitem ao aluno identificar seus pontos fortes e fracos, desenvolver suas áreas de interesse, estabelecer metas pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo.

Vale ressaltar que o propósito do projeto de vida não se reduz ao rendimento escolar do aluno. Sua contribuição é formar cidadãos preparados para lidar com os desafios pessoais, profissionais e sociais, alunos protagonistas de suas jornadas de conhecimento.

Quais são os pilares do projeto de vida?

Como vimos logo acima, um projeto de vida, para ser bem-sucedido, precisa abranger as dimensões profissionais, sociais e pessoais do aluno.

Veja em mais detalhes como elas funcionam a seguir.

Profissional

A dimensão profissional do projeto de vida diz respeito ao direcionamento que a escola oferece ao aluno para o mundo do trabalho. Isso envolve a promoção de atividades que reforcem valores como a criatividade, a responsabilidade, a curiosidade científica, a liderança e a visão de futuro.

Esse é um trabalho que depende das dimensões sociais e pessoais. Cada dimensão não pode ser vista de maneira isolada no projeto de vida do aluno, mas sempre integradas às demais, na realização de todas as atividades promovidas na educação básica.

Social

A dimensão social reforça a necessidade de que o aluno consiga integrar suas ações ao contexto no qual está inserido. Entendendo-se não apenas como um sujeito singular, mas também como alguém pertencente a grupos maiores, como a família, a escola e a nacionalidade.

As atividades escolares que trabalham com a dimensão social ajudam a formar pessoas para o exercício da empatia, o convívio, a ética e a cidadania. O aluno é levado a pensar, de maneira coletiva, em soluções para desafios que atingem a sua realidade imediata e a da sociedade no geral, sempre percebendo que ambas são resultados de ações individuais.

Pessoal

A dimensão pessoal diz respeito ao propósito de ajudar o aluno a construir sua identidade e os valores que guiam suas decisões, aprender a lidar com suas emoções, reconhecer-se e entender sua origem.

Trata-se de fatores que contribuem para a formação de pessoas com autoestima, resiliência e capacidade de contribuir positivamente com seu entorno.

Quais são os benefícios para a vida do estudante?

Podemos numerar as principais vantagens de estudar em uma escola que leva a sério a construção do projeto de vida do aluno.

Confira logo abaixo!

Direcionamento desde cedo

Muitas pessoas desde pequenas já sabem o que querem ser quando crescer. Outras passam por experiências marcantes que mostram um rumo a percorrer. Enquanto há quem passe a vida inteira sem enxergar sua verdadeira contribuição na sociedade.

Contudo, basta um insight para tudo mudar e aqueles que estão sem direção buscarem a própria realização. Quanto mais cedo isso acontece, mais tempo uma pessoa tem para correr atrás dos seus sonhos.

Essa jornada está no cerne do projeto de vida escolar. As práticas e as reflexões promovidas pela escola devem permitir que o aluno analise sua identidade e seu papel social ao longo da educação básica, de modo a fazer planejamentos mais conscientes sobre o futuro.

Protagonismo juvenil

Na literatura e no cinema, o protagonista é sempre o personagem que está no centro das atenções. A ideia do protagonismo na escola é levar essa imagem para a realidade da sala de aula, ou seja, colocar o aluno no centro das práticas de ensino e aprendizado. O projeto de vida faz parte das atividades desenvolvidas nessa direção.

O aluno com seu projeto de vida é incentivado a reconhecer que a sua participação pode gerar mudanças decisivas na realidade social, cultural, política e ambiental na qual ele está inserido. Essa participação envolve se colocar em situações de discussão, decisão e execução, para desenvolver um potencial criativo diante de problemas reais.

Em suma, a ideia do protagonismo juvenil é estimular o aluno a sair da estagnação do processo de aprendizado e se colocar como protagonista.

Habilidades socioemocionais

Quando falamos sobre o desenvolvimento de habilidades sociomocionais no projeto de vida, precisamos ir além e pensar na função da própria escola. É urgente, e necessário, estimular competências nas nossas crianças e jovens, que possibilite a eles planejar uma vida produtiva e feliz, em um mundo cada vez mais complexo para as novas gerações.

Responsabilidade, aprendizagem autônoma, autoconhecimento e confiança diante de desafios são habilidades socioemocionais imprescindíveis na sociedade atual — não por acaso, são habilidades incentivadas desde cedo no projeto de vida dos alunos.

Como o projeto de vida entra no Novo Ensino Médio?

Foi a lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabeleceu uma reforma na estrutura do ensino médio.

As normas da nova legislação entram em vigor em 2022, para alunos do 1° ano, e até 2024 atingirá todas as turmas do país. A lei do Novo Ensino Médio tem um trecho que destaca a necessidade de as escolas adotarem o projeto de vida (Art. 3°):

“Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.”

De acordo com a lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) continua a definir os objetivos e as diretrizes de aprendizagem para a última etapa da educação básica.

O projeto de vida está inserido na proposta do Novo Ensino Médio, principalmente em relação às suas tarefas de promover uma formação integral do aluno e o incentivo ao protagonismo diante do aprendizado. As mudanças do Novo Ensino Médio focam em criar um ensino mais atrativo, com um currículo mais próximo da realidade dos jovens brasileiros.

Os estudantes poderão montar seus currículos dentro de uma área de atuação, a partir dos itinerários formativos. Esse é um tipo de reflexibilidade que não era possível na antiga estrutura do ensino médio.

Com a possibilidade de se preparar desde cedo para o mundo do trabalho, o aluno pode enxergar no projeto de vida algo fundamental para reconhecer suas aptidões, planejar seus objetivos e coloca-los em prática.

O que a BNCC diz sobre o projeto de vida?

O projeto de vida está presente em várias passagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as diretrizes para o ensino nas escolas brasileiras. Ele recebe destaque entre as 10 competências gerais determinadas para a educação básica.

Confira o que diz a competência 6 da BNCC:

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.”

Portanto, é necessário que os professores deem a devida atenção à construção do projeto de vida. A BNCC ainda destaca que a passagem do Fundamental II para o Ensino Médio é uma oportunidade de a escola começar a delinear o projeto de vida com o aluno, por ser um momento que reúne diversos dos seus anseios em relação ao futuro.

A continuidade do projeto de vida no Ensino Médio representa, então, um incentivo para que o aluno planeje as ações na sua fase posterior, a vida adulta e ganhe insumos para colocá-las em prática. Não à toa, o projeto de vida está entre as finalidades do Ensino Médio na contemporaneidade, de acordo com a BNCC. Segundo a Base, é dever da escola:

“valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualificar os processos de construção de sua(s) identidade(s) e de seu projeto de vida”

O projeto de vida vai muito além do âmbito profissional, devendo refletir e acompanhar os diversos papéis desempenhados pelo aluno na vida em sociedade, conforme a sua trajetória de mudanças e amadurecimento. Segundo a BNCC, esse planejamento contínuo pode ajudar os estudantes em momentos decisivos na escola e no restante da vida:

“Ao se orientar para a construção do projeto de vida, a escola que acolhe as juventudes assume o compromisso com a formação integral dos estudantes, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida.”

Como as escolas podem aplicar o projeto de vida no Ensino Médio?

Não existe uma “receita’’ de como trabalhar o projeto de vida nas escolas. Nem a lei que deu origem ao Novo Ensino Médio nem a BNCC descrevem métodos específicos de aplicação desse componente na grade curricular de uma escola.

Então, esse acaba por ser um dos principais desafios para a equipe pedagógica. As atividades que ajudam o aluno a construir seu projeto de vida devem ser estruturadas de maneira flexível a cada contexto escolar.

Contudo, em todos os casos, é importante a compreensão de que o projeto de vida supera a divisão da grade curricular. Em outras palavras, esse componente curricular não está particularmente ligado a essa ou aquela disciplina.

O projeto de vida, ao contrário, deve ser planejado como algo único e estruturado ao aprendizado. Podemos dizer que o projeto de vida no Novo Ensino Médio adota duas características importantes:

  • caráter estrutural: embora seja possível trabalhar o projeto de vida de forma isolada, ele deve ser pensado como um elemento capaz de coordenar a estrutura curricular, uma vez que é nele que são trabalhados os interesses e os planos do aluno para o futuro;
  • caráter metódico: é importante que a escola adote metodologias específicas para ajudar os alunos na construção do projeto de vida. Um exemplo são as metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizado.

O My Life — Educação Socioemocional é referência em tecnologia inovadora para as escolas. Esse é um programa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais valorizadas pela BNCC dentro do ambiente escolar, principalmente no que diz respeito à construção do projeto de vida dos alunos. 

Para a escola, o programa é um diferencial importante para garantir a retenção de alunos. Instituições que fazem bom uso das tecnologias saem na frente no mercado educacional. Por isso, a parceria com o My Life também pode ajudar a captar alunos.

Como o My Life ajuda no projeto de vida no Novo Ensino Médio?

O Programa My Life de Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, tem como objetivo promover um projeto de vida saudável para os estudantes do Fundamental – anos finais ao Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais alinhadas à BNCC.

O programa conta com uma parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, organização que é referência internacional e cátedra da UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano, além de parceira da OCDE em pesquisas sobre competências socioemocionais.

Para a My Life, as competências socioemocionais são entendidas como influenciadoras do modo como as pessoas pensam, sentem, decidem e agem. E foram organizadas, pelos pesquisadores do Instituto Ayrton Senna, em cinto macrocampos:

  • engajamento com os outros;
  • amabilidade;
  • abertura ao novo;
  • autogestão;
  • resiliência emocional.

Portanto, o My Life é um programa poderoso para as instituições de ensino que visam adequar o projeto de vida às diretrizes da BNCC, permitindo que os alunos tenham contato com seus projetos e recebam contribuições significativas para suas jornadas.

Como o My Life trabalha o projeto de vida no Ensino Médio?

O MyLife é uma solução 100% digital, que se conecta diretamente à linguagem da nova geração. O programa é composto por um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem baseadas em atividades de situações-problema que visam o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Em todas as atividades, são aplicadas metodologias ativas que promovem no aluno a consciência do seu protagonismo diante dos desafios.

Baixe o e-book sobre Projeto de Vida no Novo Ensino Médio e veja como funciona a organização do My Life por etapas do Ensino Médio, as avaliações das competências socioemocionais e a avaliação formativa.

Quais são os diferenciais do My Life?

O My Life é voltado para o desenvolvimento de competências que se tornaram ainda mais relevantes com o Novo Ensino Médio.

Trabalhando as aptidões relacionadas à educação emocional, as escolas também ajudam o aluno a lidar com os seus desafios e tomar decisões com mais responsabilidade.

Contudo, não é só isso que faz do My Life um aliado fundamental para o currículo das escolas. Confira, a seguir, todos os diferenciais que o programa pode oferecer.

Embasamento científico

O instrumento de avaliação de competências aplicado pelo My Life foi desenvolvido e testado pelo Instituto Ayrton Senna, ao longo de mais de 25 anos de pesquisa científica sobre desenvolvimento socioemocional. Portanto, tem sua excelência comprovada!

Educação bilíngue

Os conteúdos do programa são ampliados para educação bilíngue.

Conteúdo 100% digital

O programa socioemocional do My Life é uma solução educacional 100% digital, que se conecta diretamente à linguagem da nova geração, aumentando o poder de comunicação com os jovens.

Avaliações

As atividades avaliativas do My Life têm um caráter diagnóstico, mas também contribuem para o desenvolvimento de planos de ação por parte da equipe pedagógica da escola.

Os professores conseguem identificar os principais desafios enfrentados por suas turmas e recebem orientações adequadas para agir.

Acompanhamento individualizado

Os professores também pode ter acesso aos resultados e à evolução individual de cada aluno, o que garante uma gestão ainda mais personalizada das turmas da escola.

Chegamos ao fim do guia e esperamos que você tenha entendido como funciona o projeto de vida no Novo Ensino Médio. Para garantir a implementação desse componente escolar, conte com a ajuda do programa My Life, pensado para desenvolver nos seus alunos as habilidades socioemocionais requisitadas pela BNCC.

Quer conhecer na prática todos os diferenciais do MyLife? Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe!