O professor polivalente é uma figura presente na primeira infância, uma das fases escolares mais importantes para a formação de um indivíduo. Mais do que ser responsável pela alfabetização, esse profissional também pode ajudar o aluno a lidar melhor com as próprias emoções. 

Após dois anos de aulas remotas, estresse e incertezas que deixaram diversos prejuízos emocionais na vida dos estudantes, a educação socioemocional torna-se ainda mais relevante. Continue a leitura para entender a importância do professor polivalente para os estudantes.

Qual o papel do professor polivalente? 

O professor polivalente é um profissional que adquire conhecimentos básicos nas diferentes áreas para desenvolver um trabalho multidisciplinar na sala de aula. Esse papel generalista é comumente desempenhado por pedagogos nos anos iniciais da Educação Básica

Apesar do professor polivalente cumprir um papel importante na alfabetização, vale ressaltar que ele não é uma espécie de “quebra-galho” com aulas no lugar de outro docente. Na verdade, ele deve conseguir transmitir os conhecimentos básicos de qualquer área, o que exige preparação para articular os conteúdos da forma correta.

Entre as vantagens do professor polivalente está a redução da falta de motivação na sala de aula, pois o ensino não fica restrito ao mesmo conteúdo durante toda a aula. 

Também vale ressaltar que despertar o interesse da turma torna o processo de ensino-aprendizagem mais proveitoso e leve.

Entretanto, o professor polivalente não deve apenas articular os conhecimentos do currículo acadêmico da escola, como interpretação de texto e cálculos matemáticos. Ele também pode utilizar os múltiplos conhecimentos para ampliar o processo de aprendizagem na sala de aula, a exemplo da educação socioemocional

Depois de uma aula sobre racismo, por exemplo, o professor pode abordar a importância de praticar o respeito ao próximo, independentemente da classe social, raça, religião e gênero. 

Esse é apenas um exemplo de como a educação socioemocional pode ser desenvolvida em todas as fases da Educação Básica com a ajuda de um professor polivalente

Quais os benefícios da educação socioemocional? 

As diversas mudanças sociais exigem que os docentes busquem adaptações para enfrentar melhor os desafios na sala de aula. Dessa forma, é importante que o professor polivalente entenda a importância de abordar a inteligência emocional na sala de aula. Veja a seguir. 

Desenvolve a interdisciplinaridade 

A interdisciplinaridade na sala de aula traz diversas vantagens para os alunos. Ao realizar a interseção entre os conteúdos curriculares, o professor polivalente:

  • desperta o interesse e engajamento da turma;
  • contribui para o raciocínio lógico;
  • melhora a aprendizagem.

Assim, promover a educação socioemocional na sala de aula é uma forma de desenvolver a interdisciplinaridade, com conteúdos que não estão ligados apenas ao que consta na grade curricular da escola. Essa é uma prática que vai reverberar tanto na vida dos estudantes, como também da família, dos professores e gestores escolares. 

Contribui para a formação integral do aluno 

A escola não deve apenas promover as habilidades cognitivas, como ler e escrever. É preciso também ter preocupação quanto à formação integral do aluno. Nesse sentido, a educação socioemocional serve para desenvolver as competências emocionais fundamentais para toda a vida desse aluno. 

Isso significa que cabe à escola oferecer ferramentas para que o aluno possa desenvolver a capacidade de resolver problemas da sociedade contemporânea, ter autonomia e aprender a conviver com as diferenças, entre outros pontos socioemocionais. 

Favorece a convivência saudável na sala de aula 

O combate ao bullying na sala de aula é um dos principais desafios da educação. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23% dos alunos entrevistados afirmaram que duas ou mais vezes se sentiram humilhados por provocações dos colegas.

As marcas das ofensas e piadas depreciativas permanecem no indivíduo pelo resto da vida. Por isso, é fundamental que a escola crie ações para combater essa prática. Felizmente, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhar as competências socioemocionais auxilia na manutenção da saúde mental dos alunos e evita o bullying

Veja também: 4 consequências do bullying na vida dos jovens

Constrói uma boa imagem da escola no mercado 

Foi-se o tempo em que a família do aluno considerava apenas o conteúdo curricular na hora de escolher uma escola. Hoje, também é importante que a instituição de ensino ofereça as melhores metodologias para o desenvolvimento e formação desse estudante. 

Dessa forma, além dos vários benefícios para a aprendizagem do aluno, a escola com professores polivalentes, que abordam a inteligência emocional do aluno, constroem uma boa imagem no mercado educacional. Assim, a instituição de ensino têm maiores chances de sucesso na captação de estudantes

Formação socioemocional para o professor: conheça o My Life 

Mais do que articular conteúdos de ciências e histórias em uma mesma aula, o educador pode trabalhar a inteligência emocional e contribuir para a formação integral do aluno desde os primeiros anos escolares

A escola que deseja implementar essa prática pode contar com o programa de educação socioemocional My Life, marca da Conexia Educação com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna

O programa tem como objetivo promover projetos de desenvolvimento de competências socioemocionais para alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, com conteúdos alinhados à BNCC e com embasamento científico. 

No My Life, o professor tem acesso a ferramentas para identificar os recursos socioemocionais e elaborar plano de ação para o desenvolvimento do projeto de vida do aluno. Além disso, ele recebe informações e orientações para a realização das aulas, por meio de uma plataforma 100% digital. 

O My Life acredita que a educação socioemocional é uma das formas de promover uma sala de aula mais saudável para todos. Se a sua escola deseja ser parceira do programa, entre em contato com um consultor e saiba como realizar esse processo.