Uma reunião pedagógica formativa tem o caráter de contribuir para a formação do professor. Geralmente conduzida pelo gestor pedagógico da escola, ela não só ajuda na elaboração do currículo acadêmico como também no desenvolvimento de atividades para apoiar os professores. 

Para isso, é necessário oferecer todo suporte para que o educador desenvolva o trabalho com qualidade. 

É importante ressaltar que a reunião pedagógica formativa deve ser realizada de maneira coletiva, pois a experiência de cada professor ajuda a melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso, as reuniões serão menos burocráticas e mais participativas e democráticas. Continue a leitura e saiba como promovê-la na sua escola. 

Como promover uma reunião pedagógica formativa?

É importante que a gestão pedagógica trabalhe em conjunto com o corpo docente da escola, já que o objetivo da reunião pedagógica formativa é o aprimoramento das habilidades na sala de aula. Veja 5 dicas a seguir. 

Elabore a pauta de reunião

O primeiro passo para a promoção de reunião pedagógica formativa é a elaboração da pauta, documento fundamental para que os encontros sejam produtivos. Nele, é indicado:

  • o que será discutido nos encontros;
  • qual a periodicidade das reuniões;
  • quem participará;
  • entre outras informações. 

No caso da reunião pedagógica formativa, a pauta deve conter também os materiais que serão utilizados e as estratégias propostas. É importante que o documento esteja alinhado aos objetivos e metas da escola para o ano letivo vigente, principalmente no que se refere ao Projeto Político Pedagógico (PPP)

Na hora de o gestor pedagógico elaborar a pauta da reunião, é preciso ter em mente que os encontros não devem ter caráter formal e administrativo. Afinal, esse precisa ser um espaço no qual o corpo docente poderá fazer reflexões de como melhorar a prática docente. 

Além disso, é preciso entender quais são as reais necessidades da escola. Isso implica que a gestão pedagógica precisa ter um olhar atento e integral, bem como verificar com o corpo docente quais assuntos eles acham pertinente para serem abordados. Essa ação ajuda a melhorar o planejamento e engajar os professores. 

Aprenda também: Saiba como a educação socioemocional pode gerar professores polivalentes

Aproveite as experiências do corpo docente 

Utilizar a experiência do corpo docente também é uma maneira de contribuir para a formação dos professores. Com ela, é possível construir uma aprendizagem valiosa por meio de debates e reflexões. Para isso, a gestão pode utilizar a situação-problema dos educadores.

Isso significa que os professores podem utilizar uma situação na qual teve contato, apresentar qual o problema e quais foram as soluções utilizadas para lidar com determinada situação. Dessa maneira, a reunião pedagógica contribui para transformar a escola em um ambiente de colaboração e acolhimento

Além dessa ação, a gestão pedagógica pode estruturar outras atividades que promovam a troca de experiências entre os professores. Essa atitude facilita a reflexão quanto a própria prática pedagógica desenvolvida em sala de aula e contribui para a construção coletiva do conhecimento. 

Promova palestras e workshops 

A gestão escolar precisa investir na formação continuada dos professores. Por isso, é necessário oferecer meios para aprimorar a práxis docente. A promoção de minicursos e palestras podem ser efetuadas na reunião pedagógica, por exemplo.

É Importante que os conteúdos abordados contribuam para aprimorar os saberes profissionais para a melhoria do ensino. Afinal, o corpo docente tem papel fundamental nesse processo e precisa participar de maneira democrática — mas para isso, a gestão escolar precisa entender o que os educadores gostariam de aprender.

É importante que a gestão pedagógica apresente ferramentas práticas e teóricas para a formação dos professores, de acordo com o contexto e necessidades da escola. Por exemplo, a escola pode investir em cursos relacionados ao uso da tecnologia na educação

Não deixe a tecnologia de fora 

Não é novidade que a tecnologia faz parte da educação, sobretudo após a adoção das aulas remotas. Por estar em constante atualização, sempre haverá novas tecnologias educacionais que podem ser aplicadas para aprimorar o ensino-aprendizagem.

Atualizar a formação dos professores quanto às novas tecnologias é fundamental para ajustar o ensino às tendências atuais, sobretudo por causa das novas gerações. Se por um lado os alunos estão capacitados para a tecnologia, por outro os educadores ainda estão aquém do desejável — o que causa prejuízos à aprendizagem. 

Para ter uma ideia desse cenário, a pesquisa da TIC Educação 2020, divulgada em agosto de 2021, apontou que 61% dos professores pesquisados evidenciaram a falta de conhecimentos para usar as tecnologias digitais nas aulas remotas. 

Aborde a educação socioemocional com o corpo docente

Além de habilidade técnicas, a reunião pedagógica pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. Afinal, esse tipo de metodologia não oferece benefícios apenas para os alunos, mas também para os professores.

Isso porque, na educação socioemocional, é necessário que o professor se desenvolva individualmente para que possa auxiliar os alunos nessa jornada. Além disso, possibilita que o docente atualize os conhecimentos para enfrentar os desafios da educação contemporânea, sobretudo com alunos conectados a todo momento.

Nesse contexto, o My Life pode ajudar as escolas que desejam transformar as reuniões pedagógicas em momentos de construção de uma educação que considere as dimensões emocionais e sociais dos alunos. 

Conheça o My Life

Idealizado pela Conexia Educação, o programa oferece uma plataforma 100% digital e intuitiva, com recursos inovadores que visam o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. Além de aprimorar o ensino, os professores podem aplicar a educação socioemocional como requer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Com o My Life, os professores podem aprender metodologias de aprendizagem e estratégias de avaliação formativas para a promoção de uma educação significativa, interdisciplinar e transdisciplinar. Os professores têm acesso a todas as informações e orientações para realização das aulas, além do suporte da equipe do My Life.

Deseja abordar a educação socioemocional na próxima reunião pedagógica formativa da sua escola? Acesse o site do My Life e fale com um especialista em educação socioemocional e conheça o programa