Já abordamos várias vezes no My Life as transformações que a tecnologia provocou na educação. De novas formas de aprendizagem a novos instrumentos, as escolas nunca tiveram tantas ferramentas educacionais em suas mãos.

E neste post, nós vamos abordar uma das mais importantes ferramentas atuais: a avaliação socioemocional. Graças a ela, nós ganhamos uma “visão raio-x” que nos permite ver a empatia de um estudante com os demais colegas de classe ou a tolerância à frustração na rotina escolar.

Mas qual a importância dessas informações? Como é a aplicação de uma avaliação socioemocional? Os resultados são confiáveis? Continue a leitura para obter essas respostas.

Qual a importância da avaliação socioemocional dos estudantes?

Amanda Rodrigues de Oliveira, especialista em solução socioemocional do My Life, começa a explicar a importância da avaliação socioemocional com uma pergunta. 

“Sem as avaliações, como podemos apontar de maneira fidedigna o desenvolvimento das competências socioemocionais?”

Segundo a especialista, essas avaliações nos mostram desde quais competências precisam ser melhor trabalhadas até quais projetos podem ser associados nesse trabalho – ou seja, o caminho a ser seguido até o desenvolvimento dessas habilidades.

Esses dados também subsidiam decisões coletivas, além de possibilitar um acompanhamento próximo da evolução das competências socioemocionais, quando aplicados periodicamente.

Com esse método confiável e válido de avaliar as competências socioemocionais, a equipe escolar também ganha mais clareza:

  • na elaboração de planos de ação para o desenvolvimento intencional das competências socioemocionais na turma e na escola;
  • na tomada de decisão e direcionamento de ações pedagógicas;
  • na concepção de programas educacionais voltados para o desenvolvimento socioemocional e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • no autoconhecimento dos estudantes, em relação a suas competências socioemocionais e à capacidade de utilizá-las no dia a dia.

Instituto Ayrton Senna é parceiro do My Life nas avaliações socioemocionais

De acordo com Amanda, o My Life utiliza o Instrumento Senna como ferramenta de avaliação socioemocional diagnóstica. Ou seja, é com ela que a equipe escolar consegue analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo.

Criado a partir da necessidade de medir, de modo confiável e cientificamente validado, as competências socioemocionais dos estudantes, essa avaliação é aplicada duas vezes ao ano – no começo do 1º semestre e no final do 2º semestre.

Voltada para estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, ela permite que o aluno reflita sobre si mesmo a partir de um questionário de autorrelato respondido online.

Os resultados, segundo o Instituto, são como uma fotografia da turma, escola e rede de ensino, fornecendo uma visão global do grau de desenvolvimento das competências socioemocionais.

O My Life também utiliza as Rúbricas de Avaliação bimestralmente como avaliação formativa – forma de avaliar se as práticas pedagógicas aplicadas estão gerando os resultados esperados. 

“Tanto o Instrumento Senna quanto às Rubricas de Avaliação se destacam pelos estudos prévios, amostragem e psicometrização científica do Instituto Ayrton Senna. Ou seja, existe comprovação”, explica Amanda.

Como uma escola pode aplicar uma avaliação socioemocional?

Cada ferramenta de avaliação oferece uma experiência distinta aos estudantes, mas vamos usar o Instrumento Senna como exemplo para melhor compreensão. Como já afirmamos, a recomendação é que um primeiro exame seja aplicado no início do ano letivo para se ter um diagnóstico da turma, da escola ou da rede de ensino.

O exame digital é respondido individualmente pelos estudantes. Entretanto, é aplicado de maneira coletiva, de preferência na sala de aula ou no laboratório de informática com um aplicador presente.

Após a aplicação, o relatório de devolutiva apresenta uma “fotografia” do grupo avaliado para cada competência socioemocional e para as 10 competências gerais da BNCC

Ou seja, a seção de resultados apresenta os dados consolidados para cada macrocompetência e suas competências específicas e explicita quatro níveis de desenvolvimento socioemocional:

  • Estágio “a desenvolver”: Os estudantes se identificam como tendo menor consistência em utilizar a competência no dia a dia, relatando usá-la poucas vezes;
  • Estágio “emergente”: Os estudantes se identificam como quem utiliza apenas algumas vezes a competência no dia a dia, mas ainda de forma pouco consistente;
  • Estágio “capaz”: Os estudantes se identificam como quem utiliza a competência de forma recorrente no dia a dia. Há oportunidade de desenvolvimento;
  • Estágio “muito capaz”: Os estudantes se identificam como quem utiliza a competência frequentemente, e de forma consistente nas situações do dia a dia.

Com essa visualização, a escola terá informações relevantes para a tomada de decisões sobre os próximos passos para o desenvolvimento pleno dos estudantes. 

Os resultados também podem ser compartilhados com os alunos, para que eles discutam os resultados obtidos e se tornem participantes efetivos do processo de desenvolvimento dessas competências.

Leia também: Escola do futuro: como começar a inovar hoje

Descubra tudo que o My Life pode oferecer à sua escola

Como você pode ver ao longo deste artigo, a avaliação socioemocional do My Life e do Instituto Ayrton Senna, o Instrumento Senna, pode trazer muitas respostas esclarecedoras para a sua gestão escolar. E se a sua escola deseja entender os alunos integralmente, esse é o momento ideal para conhecer nosso programa de educação socioemocional.

O programa 100% digital da Conexia Educação tem como principal objetivo a construção de um projeto de vida para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Todo o projeto é desenvolvido com embasamento científico e 100% alinhado à BNCC. Com isso, a escola promove a participação ativa e colaborativa dos alunos na construção do aprendizado, desenvolvendo a autonomia dentro e fora da sala de aula.

Quer entender melhor como o My Life pode ajudar a inovar o ensino-aprendizagem oferecido na sua escola? Acesse o site ou entre em contato conosco por meio do formulário online