Desenvolvido pela Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais do País, o programa socioemocional My Life oferece ferramentas pedagógicas para preparar os alunos para os desafios do século XXI. Além disso, tem como princípio a participação ativa e colaborativa na construção do aprendizado.

Todo o programa socioemocional é estruturado por um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem para 1h por aula toda semana, tendo como base atividades propostas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Para isso, o My Life aborda na sala de aula:

  • Projeto de Vida;
  • valores;
  • colaboração;
  • capacidade de resolver problemas;
  • criatividade.

Quer conhecer melhor como funciona o programa socioemocional My Life? Continue a leitura e entenda como podemos ajudar a inovar o ensino oferecido na sua escola

Conheça as vantagens do programa socioemocional My Life 

O My Life acredita e defende o desenvolvimento socioemocional para inspirar e transformar a vida de cada indivíduo. A seguir, conheça os principais diferenciais do programa socioemocional. 

Alinhamento à BNCC

Em vigor no Brasil desde 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo de diretrizes para as escolas de todo o País. A BNCC visa, sobretudo, igualar o ensino-aprendizagem, pois prevê uma educação integral, justa e democrática.

Nesse sentido, a BNCC colabora para a elaboração do currículo educacional que considere competências e habilidades socioemocionais, abordados nas 10 Competências Gerais para a Educação Básica. 

Ou seja, a empatia, autonomia, autogestão e outras habilidades socioemocionais devem ser estimuladas ao longo da trajetória educacional do aluno, para além da dimensão cognitiva e intelectual. 

Contudo, as escolas podem ter dificuldade para desenvolver tais habilidades. Afinal, falar sobre emoções, sentimentos e relações interpessoais é um debate recente no meio educacional. Até então, o ensino tradicional era pautado na transmissão de conteúdos voltados para o mercado profissional, com pouca autonomia do aluno e sem interferência da tecnologia

Nesse caso, o programa socioemocional My Life está alinhado 100% às diretrizes da BNCC. Além de oferecer recursos pedagógicos para a formação integral do aluno, a escola tem garantia de contar com planos pedagógicos que seguem as diretrizes do documento — obrigatório para todas as escolas públicas e privadas.

Leia também: O futuro da educação socioemocional

Parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna

Outra vantagem do programa socioemocional My Life é a parceria inédita firmada com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de uma solução exclusiva, focada no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Dessa maneira, a escola pode preparar os alunos de maneira integral para os desafios do século XXI.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização reconhecida como cátedra da UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano em pesquisa sobre o desenvolvimento e avaliação de competências socioemocionais. Ao longo de mais de 25 anos, diversas pesquisas foram desenvolvidas na área da educação socioemocional. 

O Instituto acredita que todo indivíduo tem potencial e é capaz de se desenvolver plenamente, desde que:

  • seja estimulado a acreditar em si;
  • seja motivado por uma aprendizagem significativa;
  • tenha oportunidades educativas engajadoras. 

Dessa maneira, o programa socioemocional My Life utiliza diversas bases científicas do Instituto Ayrton Senna para propor projetos pedagógicos a fim de melhorar a prática de gestores e professores, no que se refere às competências socioemocionais e híbridas.

Estratégias educacionais para cada fase educacional 

O programa socioemocional My Life é destinado a alunos do Ensino Fundamental — Anos finais e Ensino Médio, com recursos e ferramentas pedagógicas adaptadas para cada fase educacional. 

Ao longo dos quatro anos do Fundamental II, ocorre a ampliação do senso de identidade, parte importante do desenvolvimento socioemocional, senso de pertencimento e engajamento do aluno com a escola.

  • 6° ano — Identidade;
  • 7° ano — Desenvolvimento sustentável;
  • 8° ano — Projetos inovadores;
  • 9° ano — Projeto de Vida.

Já no Ensino Médio, o programa socioemocional intensifica o trabalho de desenvolvimento do Projeto de Vida, que faz parte do Novo Ensino Médio desde 2022. 

  • 1ª série — Construção de identidade por meio de competências pessoais;
  • 2ª série — Investigação do contexto, para que os alunos compreendam as perspectivas presentes e os projetos futuros;
  • 3ª série — Valorização e fortalecimento dos sonhos. 

Entenda: Guia completo sobre Projeto de vida no Novo Ensino Médio

Ampliação dos conteúdos para a educação bilíngue 

Mais uma vantagem do programa socieomocional My Life é a ampliação dos conteúdos para a educação bilíngue. Isso significa que os alunos têm acesso a materiais didáticos na língua portuguesa e inglesa, favorecendo o bilinguismo em uma sociedade onde o inglês é cada vez mais requisitado.

Além de preparar os alunos para melhores oportunidades no mercado de trabalho e na vida pessoal, o bilinguismo propicia o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para aprendizado, tais como concentração, resolução de problemas, diversidade cultural, entre outros. 

Ou seja, é uma maneira de oferecer uma formação integral, que contempla todas as áreas formativas dos estudantes. 

Plataforma 100% digital

A tecnologia demonstra ser uma das principais aliadas para a promoção da educação de qualidade, antes mesmo da implementação do ensino remoto causado pela pandemia de covid-19. Atento a essa tendência, o programa socioemocional My Life é oferecido às escolas e alunos em uma plataforma 100% digital.

Além de facilitar o trabalho do educador, a plataforma digital conversa diretamente com a linguagem da nova geração de alunos que vive conectada. Dessa maneira, o ensino torna-se engajado e motivador, despertando o interesse de estudantes e professores.

O My Life também oferece um canal de comunicação digital para facilitar o diálogo com alunos, professores e mantenedores das instituições educacionais. Ademais, orientações e materiais didáticos são enviados para que o desenvolvimento socioemocional possa acontecer também no núcleo familiar.

A educação socioemocional pode ser o diferencial que a sua escola precisa para captar e fidelizar alunos. Entre em contato conosco e saiba como tornar a sua escola parceria My Life.