Por desinteresse ou devido à rotina tumultuada, a família pode deixar a desejar no que se refere à participação da vida escolar do aluno. Contudo, a escola que deseja promover um ensino-aprendizagem integral precisa ter a preocupação de envolver todos os agentes da comunidade acadêmica. 

Mas é necessário que a participação da família não se restrinja às reuniões promovidas pela gestão pedagógica. Continue a leitura deste texto para entender melhor. 

Por que a família precisa participar da vida escolar do aluno?

A seguir, confira alguns benefícios de a família participar da vida escolar do aluno. 

Contribui para um bom rendimento escolar

É comum que o aluno tenha dificuldades em realizar algumas atividades escolares sozinho, sobretudo na Educação Infantil. Caso a família não esteja presente nesses momentos, o estudante pode se sentir desanimado e não concluir as tarefas ou não estudar para as avaliações. 

Nesse sentido, a família precisa estar por dentro da vida escolar do aluno para ajudá-lo nas tarefas e incentivando-o a estudar e alcançar os objetivos acadêmicos. A motivação é essencial para o ensino-aprendizagem e ela precisa acontecer também dentro de casa.

Estreita os laços emocionais entre família e a escola 

Por falta de tempo para analisar o rendimento do aluno ou conversar sobre experiências vividas dentro da sala de aula, algumas famílias sequer desconfiam que o estudante é vítima ou um bully na escola. 

Mas quando a família participa ativamente da vida escolar do aluno, ambos podem trabalhar em conjunto para identificar e corrigir problemas que estejam interferindo na aprendizagem e no emocional do aluno, tanto no ambiente familiar, quanto escolar. 

Leia também: Como a educação socioemocional pode diminuir o bullying nas escolas?

Colabora para a educação socioemocional 

O aluno divide os dias da semana entre a escola e o ambiente familiar. Isso significa que o que o estudante aprende na sala de aula pode reverberar em casa e em outras relações sociais. Isso é benéfico quando se trata da educação socioemocional. 

Na escola, a educação socioemocional considera que o emocional precisa ser trabalhado e desenvolvido de forma saudável, deixando de colocar foco apenas no ensino-aprendizagem de habilidades cognitivas. Esse conceito pode ser usado também em casa

Quando a família participa da vida escolar do aluno, ela tem a chance de ajudar o aluno a colocar em prática habilidades socioemocionais como automotivação, confiança e autonomia. 

Como incluir a família na vida escolar? 5 dicas do My Life

Para que a família faça parte da vida escolar dos jovens durante todo o ano letivo, é necessário planejamento e interesse da gestão pedagógica. Entenda como trazer a família para a escola abaixo.

1. Inclua a família na construção do projeto pedagógico 

Também conhecido como PPP, o Projeto Político Pedagógico é um documento que orienta as práticas adotadas dentro das escolas, desde a gestão até o plano de aula. Ele é de caráter obrigatório.

No processo de elaboração do PPP, a escola pode convidar a família do aluno para participar. Afinal, toda a comunidade acadêmica precisa conhecer e entender como será o ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo

Nesse sentido, o PPP é um documento colaborativo. A escola precisa encontrar mecanismos para que tanto o aluno, quanto a família, possam fazer críticas e sugestões sobre as estratégias de ensino-aprendizagem da instituição escolar. 

2. Utilize datas e eventos festivos

A vida escolar é repleta de datas festivas, mas a família normalmente comparece em alguns eventos específicos, como Dia dos Pais e Dia das Mães. Contudo, é importante que a escola promova encontros nos quais a família possa participar ao longo de todo o ano letivo.

Por exemplo, as festas juninas e o Dia das Crianças são oportunidades de a família estar no ambiente escolar em um momento de descontração com o aluno, em vez de comparecer apenas para tratar de assuntos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. 

Vale ressaltar que as configurações familiares mudaram ao longo do tempo. Há alunos criados pelos avós, mães solos, dois pais, entre outros. Por isso, a escola pode alterar o Dia das Mães e Dia dos Pais para o Dia da Família. Essa mudança ajuda a integrar os alunos nesses eventos e evitar a exclusão dos outros membros familiares.  

3. Promova atividades de voluntariado

O voluntariado não faz bem apenas às pessoas que são ajudadas. Alguns estudos atestam que ajudar o próximo proporciona benefícios para o corpo e para a mente de quem participa da ação. Ou seja, a filantropia é uma ótima adição à vida escolar.

Desse modo, os alunos aprendem desde cedo a importância da empatia e do respeito ao próximo. A escola pode aproveitar para integrar a família nesse processo e desenvolver habilidades socioemocionais em conjunto. 

O trabalho voluntário pode ser inserido na vida escolar de diferentes maneiras: construção de uma horta comunitária, doação de livros e brinquedos. Em alguns casos, a família e o estudante podem colaborar para a reforma de um espaço dentro da escola ou da comunidade local. 

Leia também: Saiba como as habilidades socioemocionais ajudam a combater o preconceito na escola

4. Estabeleça um canal de comunicação com a família

Uma boa comunicação é essencial para manter uma relação saudável entre a família e a escola. Nesse sentido, a instituição de ensino pode disponibilizar canais de comunicação e atendimento para receber críticas e sugestões relacionadas ao ambiente escolar. 

A tecnologia é uma aliada nesse processo. A escola pode, por exemplo, utilizar chatbots em sites e redes sociais para dar suporte ágil. Além disso, há softwares de gestão que facilitam essa relação, incluindo processos relacionados à gestão financeira (pagamento de matrícula, 2ª via de boleto, etc.). 

5. Realize palestras e debates

Em geral, a família do aluno costuma participar da vida escolar do aluno por meio das reuniões. Porém, a instituição de ensino pode proporcionar eventos educativos como palestras, debates e workshops.

Para isso, a escola pode aproveitar a própria estrutura para realizar encontros apenas com as famílias. E já que adoramos falar sobre educação socioemocional no My Life, temos uma ótima sugestão: realizar uma palestra sobre educação socioemocional e como ela pode ser aplicada no ambiente familiar. 

Como o My Life pode ajudar? 

Proporcionar uma boa relação entre aluno, escola e família, para além das reuniões pedagógicas tradicionais, pode ser desafiador para algumas escolas. Para sanar essa dificuldade, o programa de educação socioemocional My Life oferece ferramentas para incluir a família na vida escolar.

O My Life está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conta com embasamento científico para estruturação dos projetos pedagógicos. Além disso, tem parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna

Para aproximar a família da escola, o My Life fornece orientações para o desenvolvimento socioemocional em casa. Entre em contato com o My Life e conheça o programa de educação socioemocional.