As férias de final de ano são um momento de descanso e lazer, mas também podem ser uma oportunidade para refletir sobre temas socioemocionais importantes para a vida. 

A educação socioemocional é um campo que visa desenvolver habilidades como autoconhecimento, empatia e resolução de conflitos. Assim, assistir a filmes e séries que abordam esses temas, pode ser uma forma interessante de aprender e refletir sobre essas questões com crianças e adolescentes. 

A seguir, o My Life apresenta uma seleção de 8 filmes e séries que podem ser usados para desenvolver temas socioemocionais durante as férias de final de ano. Aproveite esse momento em família! 

Diversão e aprendizado: temas socioemocionais para abordar nas férias

Diversão e aprendizado se entrelaçam nesta jornada que promete transformar as férias de crianças e adolescentes em momentos de reflexão e crescimento.

Barbie (2023)

A adaptação live-action do fenômeno que atravessou gerações, o filme “Barbie” é uma comédia musical que conta a história de Barbie, uma boneca expulsa da Barbielândia por ser diferente. Ela então se encontra no mundo real, onde precisa aprender a ser ela mesma e a encontrar seu lugar.

O filme aborda diversos temas socioemocionais, como a autoaceitação, já que Barbie precisa aprender a aceitar a si mesma, mesmo que ela não se encaixe nos padrões perfeitos da Barbielândia. Além disso, ela experimenta a rejeição e precisa aprender a lidar com essa experiência para se encontrar.

A obra cinematográfica também aborda vários temas de saúde mental, incluindo ansiedade, crise existencial e depressão. O filme pode ser uma ótima ferramenta para explorar temas socioemocionais com crianças e adolescentes, principalmente por despertar a nostalgia por uma boneca que desempenhou um papel especial na vida de milhões ao longo dos anos.

Red: Crescer é uma Fera (2022)

A animação da Pixar é um turbilhão emocional de mudanças na adolescência. A história gira em torno de Meilin Lee, uma descendente chinesa de 13 anos que enfrenta não só os desafios típicos da idade, mas também uma transformação literal em um panda-vermelho quando as emoções explodem e temas socioemocionais aparecem. 

Lançado em 2022, o filme mergulha nas complexidades culturais chinesas, abordando temas como aceitação, identidade e tradições familiares. Mei nos leva por uma jornada sincera sobre ser quem somos, independentemente das expectativas alheias, com vários 

Além da nostalgia dos anos 2000, a animação apresenta questões sérias como adolescência, ansiedade e o peso das tradições familiares. A relação entre Mei e sua mãe é marcante, destacando a importância de aceitar as diferenças e entender as emoções de cada geração.

Luca (2021)

Essa animação da Pixar é pura aventura, ambientada na Riviera italiana nos anos 50. A história é sobre Luca, um monstro marinho curioso, que faz amizade com Alberto. Juntos, eles embarcam numa jornada de descobertas e liberdade, mas é claro que a coisa fica complicada quando os pescadores da cidade descobrem o segredo deles.

No meio dessa diversão toda, Luca é mais do que um filme animado. Ele aborda temas socioemocionais interessantes para crianças e adolescentes, como a importância das amizades que marcam essa fase intensa da vida. 

A animação é também sobre autoconhecimento, aceitar as diferenças e viver o desconhecido. O filme mostra o Luca saindo das águas conhecidas, desbravando o novo com o amigo com autonomia e empatia. E isso tudo com um visual incrível da Riviera.

Divertidamente (2015)

Lançado pela Pixar, “Divertidamente” é uma animação que mergulha em temas socioemocionais de maneira cativante e educativa. A história gira em torno de Riley, uma garota de 11 anos, onde cinco emoções, personificadas por personagens homônimos, assumem o controle de seus sentimentos: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo.

Com personagens que representam os sentimentos, fica fácil para a criançada — e os adultos também — identificar e entender o que acontece na mente, quando precisa lidar com situações do cotidiano. 

Além disso, “Divertidamente” mostra que emoções negativas são normais e até importantes. A tristeza e a raiva não são vilãs, pelo contrário, podem ser usadas de uma forma construtiva. O filme também joga luz na importância dos laços sociais, e faz a gente refletir sobre como essas conexões são fundamentais para o nosso bem-estar emocional.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

“As Vantagens de Ser Invisível” oferece uma exploração envolvente dos temas socioemocionais, sendo uma escolha ideal para pais e adolescentes que desejam uma combinação de diversão e aprendizado durante o período das férias escolares. 

A trama apresenta Charlie, um jovem introvertido que enfrenta as pressões da escola e os desafios típicos da adolescência. Ao encontrar dois veteranos, Sam e Patrick, que se tornam seus amigos, Charlie é guiado pela navegação pelos complexos sentimentos e obstáculos da vida.

O que torna este filme relevante para o desenvolvimento socioemocional? Em primeiro lugar, “As Vantagens de Ser Invisível” aborda temas como amizade, aceitação e autoconhecimento, aspectos cruciais nessa fase da vida. A jornada de Charlie, inicialmente invisível, revela seu crescimento e autodescoberta ao longo da sua jornada

Além disso, o filme trata de questões mais profundas, como traumas e a importância de buscar ajuda quando necessário. Ele destaca a ideia de que todos enfrentam suas próprias batalhas internas e que é válido procurar apoio.

Anne with an E (2017)

Pais e alunos de férias, que tal aproveitar o tempo livre com uma série que vai além do entretenimento? “Anne with an E” é uma adaptação da obra clássica de 1908 e mergulha em temas socioemocionais através da história de Anne Shirley, uma órfã de 13 anos que vive com um casal de irmãos.

A série destaca valores fundamentais para o crescimento pessoal e a compreensão do mundo. A protagonista é uma jovem cheia de imaginação, que não se encaixa nos padrões da época. Ao enfrentar o preconceito e a dificuldade de se encaixar, ela passa por uma jornada de autoaceitação. 

Ao longo da trama, Anne cultiva amizades significativas, que ressaltam o valor do ciclo social na construção de uma rede de apoio emocional. A série destaca como a cooperação e o apoio mútuo são fundamentais para enfrentar desafios e celebrar conquistas.

This Is Us (2016)

Outra obra audiovisual para falar sobre temas socioemocionais nas férias é “This Is Us”, uma série de televisão norte-americana criada por Dan Fogelman, perfeita para adolescentes. A série tornou-se conhecida por sua narrativa complexa e emocional, explorando a vida de uma família ao longo de décadas.

A trama se desenrola por diferentes linhas temporais, intercalando entre o passado e o presente, e por vezes até o futuro, para contar a história da família Pearson. A série explora os relacionamentos familiares, destacando os triunfos e desafios que moldam a vida de cada membro da família.

“This Is Us” é elogiada por sua abordagem sensível e autêntica de temas reais, incluindo relações familiares, identidade, saúde mental e amor. A perda de entes queridos, seja por morte, separação ou outro motivo, mostra como a perda pode ser um momento de dor e sofrimento, mas também pode ser um momento de crescimento e aprendizado.

Atypical (2017)

“Atypical”, uma série televisiva que se destaca por sua abordagem sensível e envolvente dos temas socioemocionais, particularmente no contexto do autismo. A narrativa centraliza-se em torno de Sam Gardner, interpretado por Keir Gilchrist, um jovem no espectro autista em busca de independência e autodescoberta.

A trama explora os desafios enfrentados por Sam, mas também mergulha nas complexidades das relações familiares afetadas pela presença do autismo, destacando as lutas e os triunfos. Ao longo das temporadas, a série aborda temas socioemocionais, incluindo amor, diversidade e aceitação. 

Tudo isso é apresentado com uma mistura de humor e emoção para criar uma experiência cativante, abordando as nuances das relações humanas e explorando como a empatia e o entendimento podem florescer mesmo em meio aos desafios.

>>> As férias são ótimas oportunidades para aproveitar a família e aprender juntos. Para mais temas sobre educação socioemocional, acompanhe o blog do My Life.