A criatividade infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento de cada criança, desde os primeiros anos escolares. Em todas as etapas, ela se mostra uma importante aliada para ajudar as crianças a lidarem melhor com os desafios que encontrarão em suas vidas.

Nesse sentido, cabe aos educadores estimular o desenvolvimento da criatividade infantil no dia a dia escolar.

Nesse artigo, você entenderá a importância da criatividade infantil, seus benefícios e dicas práticas para trabalhar na escola.

A criatividade infantil é mesmo importante?

A criatividade infantil consta como uma das habilidades da BNCC, que é de responsabilidade de cada instituição desenvolver com os alunos dentro do currículo escolar. Além disso, ela não é só importante academicamente, mas também é uma competência considerada fundamental para o processo de aprendizagem e na formação de indivíduos inovadores.

De modo geral, quando falamos de criatividade, muitos podem pensar que ela é algo inato, ou seja, que nasce conosco. É comum ouvirmos pessoas falando que não são criativas, que não nasceram com esse dom, que muitas vezes pode ser considerado artístico.

No entanto, criatividade vai além de pintar quadros, fazer esculturas, escrever músicas e poemas, por isso se faz necessário quebrar esse mindset e essas crenças. A criatividade, assim como qualquer competência socioemocional, pode e deve ser desenvolvida e estimulada ao longo da vida, começando pelas crianças e indo até a fase adulta.

Afinal, pode ter passado despercebido, mas ao resolver um problema, por mais simples que seja, você já está recorrendo à criatividade.

Todo ser humano possui um grande potencial para a criatividade e isso pode ser comprovado em um novo estudo da Universidade de Harvard.

A pesquisa constatou que, ao lidar com um problema, múltiplas regiões do cérebro são ativadas, incluindo as responsáveis pela criação, e que ela se dá por um emaranhado de repertórios, ideias e referências que acumulamos ao longo da vida.

Dessa forma, podemos dizer que a criatividade infantil deve ser estimulada desde cedo, para que as crianças estejam expostas a novas situações, experiências e ao mundo como ele realmente é para, assim, criarem repertório para o futuro.

Quais são os benefícios da criatividade para as crianças?

Ao desenvolver atividades que estimulam a criatividade infantil, as crianças utilizam toda a sua capacidade de ver e viver o mundo. 

Além de ajudar a enfrentar os desafios da vida e solucionar problemas, a criatividade infantil ajuda no processo de alfabetização e amadurecimento, trazendo mais motivação ao longo da jornada escolar. E mais:

Desenvolvimento cognitivo e social

Ao trabalhar em sala, é possível estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a tomada de decisões. Com esses três aspectos, é possível uma melhor interação com o mundo, encorajando, inclusive, a colaboração e o trabalho em grupo.

Desenvolvimento motor

Quando falamos dos primeiros anos escolares, a criatividade ganha uma aliada importante: as atividades manuais. Elas são essenciais para a criança usar a imaginação, além de sua coordenação motora fina e grossa. Além disso, as atividades manuais sempre podem ser aplicadas em todos os anos e fases escolares.

Emoções e mais confiança

Ao expressar suas emoções, utilizando sua criatividade, as crianças desenvolvem mais autonomia, resiliência e confiança. Ao lidar com situações do mundo, elas conseguem ver oportunidades de aprendizado mesmo em momentos difíceis, além de se sentirem confiantes para viver em sociedade.

Inovação e originalidade 

Com atividades que estimulam a criatividade, as crianças são convidadas a pensar fora da caixa. Desse modo, sua capacidade de ser original e de resiliência são desenvolvidas e elas passam a ter um perfil mais inovador, que permitirá viver e construir caminhos mais ligados à realidade que viverá em seu futuro.

Solucionador de problemas

Uma das capacidades mais exigidas no mercado de trabalho atual, que também será no futuro, pode ser adquirida com o desenvolvimento da criatividade. Ao explorar diferentes maneiras para resolver um conflito, a criança estará mostrando sua capacidade real de enfrentar desafios e de solucioná-los com uma visão ampla.

Mais engajamento e desempenho

Usando a criatividade infantil para participar de novas atividades, os estudantes se sentem mais envolvidos com o conteúdo. Desse modo, é possível desenvolver um interesse natural e criar uma melhor assimilação, familiaridade e gosto pelo que ele está aprendendo.

Além desses benefícios, ao estimular a criatividade infantil, é possível identificar certas características especiais de cada um deles e isso os torna únicos. Em sala, nenhum aluno se desenvolve igual ao outro.

Então, no processo de aprendizagem, cabe ao educador fazer uso também de sua própria criatividade para que, de modo único e personalizado, consiga reconhecer, por exemplo, os alunos autodidatas que se destacam pela sua paixão por aprender de modo autônomo e oferecer abertura para um aprendizado sem barreiras.

Desenvolva a criatividade infantil com 7 dicas

A seguir, listamos algumas dicas para colocar em prática e estimular a criatividade infantil na escola. 

Crie um ambiente estimulante

Estar em um ambiente que estimule a imaginação é um dos primeiros passos que as instituições de ensino podem fazer para estimular a aprendizagem e a criatividade infantil. Por isso, invista e prepare seu espaço físico com materiais que geram oportunidades para a realização de pesquisas, por exemplo.

Atividades e desafios

Para criar novas atividades, a equipe escolar pode usar o conceito das metodologias ativas para inovar em sala de aula. Por exemplo, usando a Metodologia Baseada em Projetos (PBL), o professor apresenta um desafio e cabe ao aluno buscar respostas, apresentar suas ideias e debater com os colegas de sala. Neste exemplo, o aluno também consegue desenvolver seu senso de liderança, organização, autonomia e protagonismo.

Quebre as barreiras da sala de aula

Ao permitir o contato com o mundo fora da sala de aula, cada educador conseguirá estimular as crianças a se abrirem para novas experiências. Por exemplo, em uma aula sobre a natureza, um passeio ao parque pode ser inserido para que os alunos vivenciem e aprendam na prática. Dessa forma, os educadores não só estão contribuindo para estimular a criatividade, como enriquecendo o aprendizado de forma contextualizada.

Tempo livre

Dentro da rotina escolar, o tempo livre também deve ser considerado, pois as crianças podem se desenvolver de forma genuína e livre. Por isso, considere momentos em que elas possam fazer aquilo que mais gostam: serem crianças e estarem com os amigos. Sem aquela obrigação de fazer tarefas e atividades propostas em sala, elas tendem a se sentirem mais estimuladas e seguras para se expressar com clareza.

Estimule o debate saudável

Essa dica vale tanto para os alunos como para toda a equipe. A escuta ativa é uma prática saudável no ambiente escolar que, mais que promover uma troca de feedback e informações, reforça o senso de pertencimento e permite que todos possam desenvolver suas habilidades e verem novas visões de uma situação. Assim, o ambiente escolar se torna acolhedor e saudável, trazendo benefícios mútuos e estimulando a criatividade.

Apoio familiar

Vale ressaltar também que, fora do ambiente escolar, o apoio familiar se torna ainda mais enriquecedor no processo de aprendizagem. Assim, uma vez que a família e a escola estão juntas nessa jornada, encorajando a criatividade infantil e dando suporte para que as crianças se expressem em casa, o caminho da aprendizagem se torna ainda mais enriquecedor.

Outros recursos como aliados

Quando falamos no aluno do século XXI, ele tem um perfil ligado à tecnologia. Nesse sentido, em sala é possível também usá-la como uma aliada do aprendizado. O uso de jogos digitais, aplicativos e outros recursos, como músicas e filmes, podem ajudar na construção de uma bagagem cultural, instigar a curiosidade infantil e estimular o pensamento crítico.

Nesse contexto, o My Life, programa socioemocional da Conexia Educação, pode auxiliar no desenvolvimento dos seus alunos dentro da rotina escolar.

Por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, a solução proporciona uma aprendizagem integral, participativa e contextualizada para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais e uma formação integral para os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Acesse o site, preencha o formulário e saiba como o My Life pode ser um aliado da sua escola.