O coordenador pedagógico, profissional responsável por articular diversas ações para o andamento do ensino-aprendizagem, é figura central em uma escola. Para que o coordenador pedagógico possa aprimorar a educação oferecida, é importante que ele se mantenha por dentro das tendências educacionais.

Além disso, o coordenador participa da construção do PPP, traça objetivos e define estratégias para alcançá-los. Quer entender melhor o papel do profissional na educação? Continue a leitura! 

O que faz o coordenador pedagógico? 

Acompanhar o desempenho escolar do aluno 

Avaliar o rendimento escolar dos alunos é fundamental para ajustar o ensino-aprendizagem oferecido pela escola, tarefa que fica a cargo do coordenador pedagógico. Nesse sentido, o panorama do desempenho dos estudantes deve ser exposto para todos durante os encontros e reuniões de conselho. 

A avaliação pode ser feita tanto individualmente, como coletivamente. Com isso, é possível verificar as dificuldades de aprendizagem, se há defasagem entre as turmas, entre outros pontos. O coordenador pedagógico também é responsável pelas avaliações externas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Participar da formação continuada do professor

A formação continuada de professores é o processo contínuo de aperfeiçoamento, ou seja, o aprendizado do educador não deve parar após a formação inicial. Com isso, o docente garante que estará munido das ferramentas e abordagens pedagógicas que visam melhorar o ensino-aprendizagem, como as tecnologias educacionais.

Nesse caso, outra atribuição do coordenador pedagógico é contribuir para formação continuada dos professores, de maneira que as necessidades dos docentes, da escola e dos alunos sejam atendidas nas formações complementares. 

Vale ressaltar que dar feedback, aplicar avaliações internas e motivar os professores também são instrumentos essenciais nesse processo. Além de contribuir para a melhoria do ensino na própria escola, a formação continuada é obrigatória segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

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Construir o Plano Pedagógico da escola

A elaboração e aplicação do Projeto Político Pedagógico estão entre os principais processos da gestão – afinal, é o conjunto de diretrizes que norteiam as ações realizadas na escola. Nesse sentido, o coordenador pedagógico pode atuar como articulador, garantindo que as necessidades de todos os envolvidos no processo educacional sejam atendidas.   

Após a elaboração, cabe ao coordenador atestar que os objetivos e metas de aprendizagem traçados no PPP sejam cumpridos, mesmo que seja necessário realizar ajustes ao longo do ano letivo.

3 melhorias que podem ser aplicadas na escola pelo coordenador pedagógico 

Apoiar os professores 

Para melhorar a qualidade de ensino da escola, o coordenador precisa apoiar os professores, seja por meio de recursos e ferramentas pedagógicas, como apoio emocional. Afinal, apesar de cada profissional ter seu papel na educação, é preciso que todos estejam alinhados em busca do mesmo objetivo.

Para isso, é necessário haver uma boa comunicação entre as partes, dentro e fora da sala de aula. É imprescindível que essa relação seja construtiva, pois o coordenador precisa deixar claro que as observações feitas são apenas para aprimorar o ensino.

Além disso, o coordenador pedagógico precisa estar presente nas reuniões do corpo docente. Nesses encontros, é possível passar feedbacks aos professores e avaliar o planejamento das aulas para os próximos dias. No entanto, é preciso ter empatia e responsabilidade na hora de tecer críticas. 

Utilizar a tecnologia 

A tecnologia é indispensável para a educação, pois facilita a rotina dos professores e torna o ensino motivador para o aluno. Para o coordenador, serve para potencializar o trabalho pedagógico, sobretudo na avaliação diagnóstica dos jovens e acompanhamento da aprendizagem da turma.

Uma trilha de aprendizagem gamificada, por exemplo, ajuda a traçar um panorama da aprendizagem utilizando uma linguagem que o estudante conhece e tem intimidade (nesse caso, o universo do videogame). Ou, ainda, utilizar recursos tecnológicos para passar feedbacks, inclusive para os professores.

No entanto, a escolha das tecnologias precisa ser pensada com a gestão escolar. É preciso alinhar as necessidades da escola e dos alunos, considerando o orçamento disponível. Também é preciso pensar de que maneira as tecnologias educacionais devem fazer parte da formação continuada de professores.

Apresentar abordagens pedagógicas inovadoras 

Uma das vantagens das abordagens pedagógicas inovadoras é a possibilidade de trazer o aluno para o centro da aprendizagem, para que ele participe ativamente do próprio processo educacional. Com isso, o professor constrói uma relação de parceria com o estudante, a escola melhora a qualidade do ensino e gera engajamento na sala de aula. 

Uma das abordagens que o coordenador pedagógico pode apresentar à escola é a cultura maker, onde o aluno é incentivado a desenvolver e reinventar as próprias ideias e projetos. Entre as vantagens, a metodologia permite o desenvolvimento da criatividade, favorece o trabalho em equipe e permite que o professor trabalhe a interdisciplinaridade.

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Educação socioemocional

Outra inovação que o coordenador pedagógico pode levar à escola é a educação socioemocional, abordagem que visa desenvolvimento dessas competências individuais que se manifestam na maneira como nos relacionamos conosco e com os outros

A empatia, a tolerância ao estresse e o foco são alguns exemplos. 

Nos estudos sobre o tema realizados na área da psicologia, competências socioemocionais são entendidas como influenciadoras do modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação ou contexto. Hoje, sabe-se que elas não são fixas, ou seja, são flexíveis e maleáveis.

Essas habilidades e competência são tão importantes para a educação do século XXI que a BNCC apresenta, em todo o documento, a importância de a escola estar atenta à educação socioemocional. E, para ajudar as escolas que desejam implementar essa metodologia, A Conexia Educação oferece o programa socioemocional My Life.

O My Life é um programa destinado a alunos do Ensino Fundamental — Anos Finais e do Ensino Médio em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com projetos alinhados à BNCC no que se refere ao desenvolvimento das competências gerais. 

O My Life utiliza metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues para trabalhar aspectos como a colaboração, a capacidade de resolver problemas e a criatividade.

Se você é coordenador pedagógico e deseja apresentar a educação socioemocional para a gestão da escola onde atua, entre em contato com o My Life e solicite mais informações sobre o programa.