Com a chegada do segundo semestre, os estudantes que planejam prestar as provas do Enem 2022 estão com os estudos a pleno vapor. Contudo, além de praticar a redação e fazer exercícios de matemática, é fundamental que o vestibulando saiba como se preparar emocionalmente para o exame. 

Mesmo com um cronograma de estudos impecável e aulas com professores renomados, o aluno pode ter um desempenho abaixo do esperado se o socioemocional não estiver preparado.

Se você precisa se preparar emocionalmente para o Enem 2022, o My Life reuniu dicas que podem ser colocadas em prática para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar antes das provas. Confira a seguir! 

7 dicas para cuidar da saúde mental para o Enem 2022

Tenha uma alimentação saudável 

Manter uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção de uma boa saúde física e mental. Existem estudos que mostram a relação entre os nutrientes e a mente

Dessa forma, é importante saber quais alimentos podem ser prejudiciais para o emocional e quais podem ajudar a manter uma boa saúde mental para o Enem 2022, pois contribuem para a memória e concentração. 

Manter uma boa alimentação é ainda mais importante nas vésperas do Enem de 2022. Por isso, evite alimentos gordurosos e que podem provocar mal-estar e indigestão durante a prova e escolha opções leves como um lanche no dia do vestibular. 

Leia também: Saiba qual o impacto dos influenciadores digitais nas escolhas e no comportamento dos adolescentes

Mantenha uma boa rotina de sono

Dormir bem é fundamental para a manutenção da saúde mental, pois ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade

De acordo com um estudo publicado pelo Frontiers in Psychology, revista científica dedicada a estudos no campo da psicologia, a qualidade do sono é um importante fator para a saúde mental e bem-estar em adultos jovens. 

Para isso, a chamada higiene do sono pode ajudar o vestibulando a ter uma noite relaxante, o que ajuda a potencializar os estudos para o Enem 2022. Abaixo listamos alguns dos hábitos que podem ajudar a ter um sono mais saudável:

  • evitar substâncias estimulantes 6 horas antes de dormir, como bebidas alcoólicas, chocolate, café;
  • não ingerir alimentos gordurosos e com excesso de açúcar antes de dormir. Dê preferência para alimentos leves e saudáveis;
  • definir um horário fixo para dormir e acordar;
  • manter o quarto silencioso, escuro e com temperatura agradável;
  • evitar ter contato com telas (celular, computador, televisão) antes de dormir.

Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e emoções, mesmo em situações desagradáveis e negativas. E quando falamos do Enem 2022 e dos vestibulares, essa habilidade se torna essencial.

Afinal, essa fase é repleta de emoções — sobretudo as negativas, como angústia e incerteza. Contudo, por meio da inteligência emocional, o vestibulando pode ter um equilíbrio mental para lidar com essas adversidades de forma saudável. 

De acordo o psicólogo Daniel Goleman, um dos maiores estudiosos do tema, são cinco pilares que sustentam a inteligência emocional:

  • reconhecer as emoções;
  • controlar as emoções;
  • ter automotivação;
  • desenvolver a empatia;
  • manter um bom relacionamento interpessoal. 

Tenha momentos de lazer 

A preparação para o Enem 2022 não deve ser feita apenas com uso de apostilas e videoaulas. É necessário encaixar os momentos de lazer e descanso com amigos e familiares no cronograma de estudos, pois essas distrações também são importantes para manter uma boa saúde mental. 

Por isso, pratique algum hobby, encontre seus amigos ou reserve um dia para fazer um programa em família. Momentos de descontração como esses ajudam a manter a mente mais leve em meio ao estresse e pressão do vestibular

Leia também: Filmes educativos para assistir em família 

Respeite os seus limites

Estabelecer e respeitar os limites é essencial para manter a saúde mental. Por exemplo, o aluno precisa entender qual a carga horária de estudo consegue manter sem sobrecarga. Do contrário, ele corre o risco de passar por períodos de estresse e cansaço durante a preparação do Enem 2022.

Ademais, também é importante estabelecer limites saudáveis nas relações interpessoais. Até que ponto a família pode interferir nas suas escolhas? Como os amigos podem participar do processo de preparação para o vestibular? Delimitar esses e outros limites ajuda a construir relações saudáveis e desenvolver a estabilidade emocional. 

Utilize técnicas de relaxamento e bem-estar 

As técnicas de relaxamento podem ser usadas para alcançar o equilíbrio emocional na preparação para o Enem 2022. Essas práticas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade e também contribuem para a sensação de relaxamento e bem-estar. Entre as opções, estão:

  • meditação;
  • ioga;
  • respiração diafragmática; 
  • pilates;
  • alongamentos rápidos durante os estudos. 

Busque ajuda especializada

Alguns jovens podem não suportar a pressão do vestibular. Além do cansaço dos estudos e das incertezas, essa fase é propícia ao desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. 

Caso sinta que tem algo errado na sua saúde mental, não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda especializada

Converse com familiares ou amigos nos quais você tenha abertura e segurança para falar sobre os seus sentimentos. Mas caso não tenha com quem conversar, você pode buscar apoio emocional em faculdades de psicologia e serviços de saúde da sua cidade. 

Alpem disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, de forma voluntária, 24h por dia. Basta entrar em contato por algum meio disponibilizado pela equipe e você terá alguém do outro lado disposto a te ouvir

Gostou deste post sobre preparação emocional para o Enem 2022? Acompanhe o blog e as redes sociais (Instagram/Facebook) do programa de educação socioemocional My Life para ver outros conteúdos sobre inteligência emocional e saúde mental no ambiente educacional