O termo educação 5.0 é utilizado para descrever como as escolas serão impactadas pela tecnologia, bem como as habilidades humanas serão usadas para lidar com elas e com o mundo. Essa terminologia é derivada da quinta onda da Revolução Industrial, conhecida como indústria 5.0.
Na educação 5.0, os alunos terão destaque maior para o desenvolvimento de habilidades atreladas ao lado social e emocional, e não apenas o cognitivo e acadêmico. Neste post, você entenderá como será o futuro da educação e como o My Life pode ajudar a sua escola a se preparar.
O que é educação 5.0?
A educação 5.0 é uma evolução da fase anterior, conhecida como educação 4.0. Enquanto a segunda é focada na inserção de tecnologias, como Machine Learning, robótica e Inteligência Artificial na sala de aula, a segunda foca também no desenvolvimento de competências e habilidades do aluno.
Essa evolução é necessária para adequar a educação às mudanças na sociedade, sobretudo devido aos impactos da tecnologia. Mais do que alunos com conhecimentos em programação e empreendedorismo, é necessário que eles saibam utilizar o aprendizado para a promoção do bem-estar social e ambiental.
Ou seja, se na educação 4.0 os recursos tecnológicos foram destaque na sala de aula, a educação 5.0 preza pelo protagonismo do estudante dentro de um contexto educacional influenciado pela tecnologia.
Não há uma data estipulada para que, de fato, todas as escolas façam parte da educação 5.0. No entanto, as mudanças no ambiente escolar dos últimos anos apontam que essa transição está em andamento. As metodologias ativas são exemplos disso, pois utilizam a tecnologia para a formação integral do aluno.
Além disso, a pandemia de Covid-19 mostrou ser essencial que o indivíduo saiba se adaptar e tenha inteligência emocional para lidar com o inesperado, incluindo a própria relação do aluno com as novas tecnologias.
Afinal, nem todos os alunos se adaptaram ao ensino remoto, sobretudo por não terem desenvolvidos habilidades socioemocionais importantes, como responsabilidade, autonomia estudantil e organização. Com a educação 5.0, a tendência é que os estudantes sejam preparados para as situações adversas.
Qual a relação entre educação 5.0 e educação socioemocional?
A educação 5.0 ressalta a importância de a escola oferecer um ensino que contemple todas as dimensões formativas do aluno, já que é essencial prepará-los para serem sujeitos críticos e engajados. Dessa maneira, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Além disso, as competências socioemocionais podem auxiliar na descoberta de novas tecnologias, pois habilidades como criatividade, foco e persistência, podem ajudar o aluno a desenvolver soluções inovadoras.
A educação 5.0 contempla diversos pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde a importância de desenvolver as habilidades socioemocionais na Educação Básica até o exercício da cultura digital.
O documento ressalta que o aluno precisa compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo para resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Também é possível preparar o aluno para o mercado de trabalho com a educação 5.0. Isso porque é crescente a necessidade de o profissional ter soft skills, conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento pessoal, interação com o outro e inteligência emocional. Essas também podem ser devolvidas por meio da educação socioemocional.
Quais os benefícios da educação socioemocional?
Previne casos de bullying
O bullying acontece por diversos fatores, entre eles, a falta de entendimento do agressor sobre a importância de respeitar o outro. De todo modo, os jovens que praticam o ato ainda não formaram totalmente o caráter e podem ser influenciados por outras pessoas.
Com isso, um ambiente doméstico tóxico, por exemplo, pode fazer com que esse jovem pratique bullying. Porém, a educação socioemocional pode ser usada para apresentar a importância de respeitar o colega e exercer a empatia.
Leia também: Cyberbullying e saúde mental: como ajudar os adolescentes?
Promove a convivência saudável no ambiente escolar
A educação socioemocional, promovida na educação 5.0 promove a convivência saudável em todo o ambiente escolar. Afinal, os alunos aprendem como fazer o manejo das emoções e como ter tolerância ao estresse e a frustrações sem precisar descontar os sentimentos negativos em terceiros.
De todo modo, o professor também precisa desenvolver essas habilidades para ensiná-los na sala de aula. Isso implica em docentes que escutam o aluno de maneira ativa e que sabem acolhê-los quando há necessidade, sem exercer o autoritarismo presente nas abordagens pedagógicas tradicionais.
Melhora o rendimento escolar do aluno
Uma das vantagens da educação socioemocional é a melhora no rendimento escolar do aluno, pois as habilidades desenvolvidas pelo aluno nessa abordagem pedagógica contribuem ativamente para o aprendizado.
Organização, determinação e responsabilidade são algumas das habilidades socioemocionais que podem incentivar o aluno a participar ativamente da aprendizagem na sala de aula. Com isso, é possível obter bons resultados nas avaliações sem precisar de aulas extras.
Além disso, com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, que incentivam a autonomia estudantil, tais como ensino híbrido e sala de aula invertida, auxiliam nos estudos fora da sala de aula, dispensando a necessidade do professor cobrar essa postura.
Leia também: Saiba como lidar com as notas baixas escolares de crianças e adolescentes
Conheça o My Life e prepare-se para a educação 5.0
Não há como colocar a educação 5.0 em prática sem inserir o desenvolvimento socioemocional do aluno no currículo escolar. Ou seja, essa abordagem pedagógica inovadora deixou de ser um adicional e tornou-se essencial para as escolas que desejam promover o ensino-aprendizagem do futuro.
Nesse caso, o My Life pode ajudar as escolas que desejam implementar a educação socioemocional. O programa é uma das soluções educacionais da Conexia Educação, e conta com a parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna.
O My Life visa promover a construção de um projeto de vida para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue, 100% alinhados à BNCC.
Além disso, as metodologias e avaliações foram desenvolvidas e testadas por meio de pesquisas científicas. Todo aprendizado acontece em uma plataforma 100% digital, para acompanhar a tendência do uso da tecnologia na educação.
Prepare a sua escola para a educação 5.0 com o My Life! Entre em contato com um consultor educacional e conheça nosso programa socioemocional.
Deixar um comentário