O protagonismo estudantil é uma excelente ferramenta para que o aluno possa traçar a sua própria trajetória educacional de forma autônoma, de acordo com seus interesses, necessidades e habilidades, sendo um agente ativo dentro e fora da sala de aula.

Esse conceito tem sido amplamente debatido no meio educacional, dada a importância de o aluno ser ouvido e considerado no planejamento do currículo educacional. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura deste post!

Qual a importância do protagonismo estudantil na educação? 

Já é entendido que o modelo tradicional de ensino, no qual o professor fica na lousa escrevendo ou falando o conteúdo enquanto os alunos apenas ouvem sentados em suas cadeiras, não oferece a melhor experiência de aprendizagem e ensino. Pelo menos não de uma forma que valorize a formação integral do aluno. 

O protagonismo é tão importante que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que essa prática deve ser estimulada do ensino básico até os anos finais de ensino, em todas as áreas do conhecimento.

De acordo com a BNCC, ela “propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida”. 

Para ilustrar como funciona o protagonismo estudantil, uma escola com turmas de ensino infantil deveria deixar materiais, brinquedos e livros à disposição das crianças, para elas poderem conhecer e explorar as diversas possibilidades que elas têm, de forma autônoma e livre. 

Nos anos finais de ensino, o protagonismo estudantil apresenta-se por meio do Projeto de Vida e dos Itinerários Informativos. Essas novas diretrizes do Novo Ensino Médio foram implementadas em escolas públicas e privadas do país em janeiro de 2022. 

No protagonismo estudantil, o papel do professor é atuar como mediador e não apenas como único condutor do aprendizado, criando assim um ambiente aberto para diálogos e opiniões, além de auxiliar os alunos na construção da própria aprendizagem. 

É importante ressaltar que o educador ainda deve ser um personagem ativo na sala de aula em busca de uma relação aluno-professor colaborativa.

Leia também: Personalização da aprendizagem: entenda as principais vantagens

Quais são os benefícios do protagonismo estudantil?

O estímulo ao protagonismo estudantil gera vantagens para todos os agentes educacionais: alunos, professores, gestores, pais e responsáveis. Isso porque essa metodologia faz com que o aluno desenvolva habilidades importantes para todas as esferas sociais.

Estímulo à criatividade 

Uma escola que estimula o protagonismo estudantil desenvolve atividades que fazem os alunos encontrarem soluções para os desafios. Essa ação favorece a criatividade, afinal, pensar em saídas para um problema requer pensar para além do que está ao seu alcance.

A criatividade é uma habilidade fundamental para os novos modelos de trabalho do século XXI, marcado por crises e transformações que pedem por profissionais criativos para superar as adversidades. 

Para o Ensino Médio, fase educacional na qual os alunos estão perto de iniciar a carreira, desenvolver essa característica na sala de aula torna-se essencial. 

Alunos com senso de autonomia

A autonomia é, sem dúvidas, uma das principais habilidades desenvolvidas nessa metodologia. Afinal, esse é o objetivo do protagonismo estudantil. Essa forma de agir é saudável, pois possibilita o desenvolvimento de outras competências socioemocionais, como a autoconfiança.

A autoconfiança é fundamental para as etapas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, fases que costumam ser cheias de medos e incertezas. Além disso, a autoconfiança está entre as soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho em 2022. 

Leia também: Saiba como desenvolver as soft skills dos alunos em sala de aula

Engajamento em sala de aula 

Captar a atenção dos alunos não é tarefa fácil, sobretudo com os vários estímulos proporcionados pelo smartphone. Com isso, os professores podem ficar desmotivados em dar aula para uma turma que não demonstra interesse pelo conteúdo.

É aí que o protagonismo estudantil entra em cena. Isso porque essa metodologia favorece o engajamento dos alunos na sala de aula: eles podem conduzir o aprendizado de acordo com o que gostam.

A interação entre professor e estudante também contribui para uma turma mais focada e engajada. 

Como incentivar o protagonismo estudantil na sala de aula? 

Para incentivar o protagonismo estudantil, a escola precisa redobrar a atenção em um importante ponto para o sucesso dessa metodologia. É essencial que ela alinhe as necessidades e desejos dos alunos aos conteúdos propostos nas diversas diretrizes educacionais.

Além disso, o aluno deve fazer parte do planejamento do ensino e aprendizagem desenvolvida para a turma, para que as opiniões deles possam ser ouvidas e atendidas. Dito isso, veja, a seguir, como é possível promover o protagonismo estudantil na sala de aula. 

Metodologias ativas 

As metodologias ativas são os principais meios para a promoção do protagonismo estudantil, pois elas visam promover a autonomia na sala de aula, com todo o suporte do professor. Essas ferramentas possibilitam que o educador pense em atividades diversificadas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais e sociais

Entre as metodologias ativas, estão:

Promoção de debates na sala de aula

Promover debates sobre os mais variados temas, sejam eles relacionados à disciplina ou não, é uma forma de estimular o protagonismo estudantil. Dessa forma, os alunos serão encorajados a opinar e apresentar pontos de vista distintos para a situação apresentada. 

Para isso, é importante que o professor crie um ambiente no qual os alunos possam falar sem medo. Inclusive, promover um debate saudável é uma ótima maneira de falar sobre os malefícios causados pelo bullying nas escolas.

Ademais, os problemas e temas comuns do cotidiano dos estudantes também podem ser levados para a sala de aula. 

Atividades extracurriculares 

A escola pode oferecer uma série de atividades extras para desenvolver o protagonismo estudantil, nas mais variadas áreas do conhecimento. Uma sugestão é implementar atividades relacionadas ao empreendedorismo.

Por meio do empreendedorismo, o aluno terá a chance de desenvolver um projeto baseado em algum modelo de negócio que ele tenha interesse, na área que mais se interessar. Nesse sentido, o estudante terá total autonomia para definir os rumos da sua ideia.

Além desses caminhos, o protagonismo estudantil pode ser incentivado por meio de ações que visam o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse sentido, o Programa de Educação Socioemocional My Life, solução da Conexia Educação, oferece ferramentas para a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, de acordo com a BNCC.

Acesse o site ou fale com um dos nossos especialistas para entender mais sobre a educação socioemocional.