Propor atividades socioemocionais para o Ensino Médio é uma ótima forma de estimular o controle e autoconhecimento das emoções de jovens que estão em uma das fases educacionais mais desafiadoras da vida. E esse desafio também impacta a qualidade do ensino dos professores e o ambiente escolar.
Para ajudar a transformar a sala de aula em um espaço mais acolhedor, listamos 5 ideias de atividades socioemocionais para as turmas dos anos finais da Educação Básica. Confira!
Qual a importância da educação socioemocional para os jovens?
A educação socioemocional é um conjunto de práticas que visam realizar o manejo das emoções. Dentro do contexto educacional, também é papel da escola estimular as competências fundamentais para a interação desse estudante com os outros.
Os alunos que sabem lidar com as próprias emoções tornam-se cidadãos mais empáticos e respeitosos com o próximo. Como consequência, eles terão soft skills mais desenvolvidas e mais oportunidades de se destacar no mercado de trabalho. Assim, a educação socioemocional é vital para todas as áreas formativas do estudante.
Vale ressaltar também que apesar da educação socioemocional ser relevante para todos, ela ganha ainda mais importância no Ensino Médio, época marcada por diversas mudanças psicológicas. Nesta etapa, o aluno está na transição da adolescência para a fase adulta, e precisa definir quais serão as próximas etapas da vida após a conclusão dos estudos.
Além dessa pressão, há ainda as mudanças hormonais e a busca pela identidade que contribuem para que o aluno não consiga lidar com conflitos e com as próprias emoções. Tudo isso pode ser um estopim para que esse adolescente, inclusive, desenvolva transtornos mentais como ansiedade e depressão.
Segundo pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), em parceria com o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), cerca de 60% dos jovens entre 12 e 18 anos apresentam queixas relacionadas à saúde mental.
O manejo das emoções pode servir para que o adolescente conheça melhor os próprios sentimentos. Por isso, é fundamental que o professor saiba utilizar atividades socioemocionais para o Ensino Médio.
Também vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que as competências socioemocionais devem ser estimuladas na Educação Básica, em todas as escolas do país. Desse modo, as turmas dos anos finais de ensino devem ter esse componente curricular.
5 atividades socioemocionais para o Ensino Médio
Para que a educação socioemocional dê certo, é importante que o professor possa dar o devido suporte e orientação para o desenvolvimento saudável do aluno.
Confira alguns exemplos de atividades para trabalhar competências socioemocionais na sala de aula.
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1. Projetando o futuro
A primeira atividade socioemocional para o Ensino Médio desta lista consiste em estimular o estudante a pensar e planejar o futuro após a conclusão dos estudos. Essa ação, inclusive, consta no Projeto de Vida do Novo Ensino Médio.
Para essa atividade, o professor pode pedir para que os alunos escrevam objetivos e metas que desejam alcançar a curto (até 6 meses), médio (entre 1 ano e 3 anos) e longo (5 anos ou mais) prazo. Isso pode ser feito à mão, ou por meio de arquivo digital.
Além disso, os alunos também devem pontuar o que eles precisam fazer para alcançar determinado objetivo. O sonho do aluno é começar uma graduação, por exemplo? Você, enquanto professor, pode ajudá-lo a traçar o caminho até chegar lá.
É importante que o jovem entenda que esses objetivos podem ser grandes ou pequenos, pois o que vale é ele manter o foco, determinação e proatividade para conquistar o que deseja.
Essa atividade socioemocional também ajuda os alunos a manter o pensamento otimista em relação ao próprio futuro.
2. Promovendo o autoconhecimento
O autoconhecimento também pode ser promovido por meio de atividades socioemocionais para o Ensino Médio. Assim, o aluno pode olhar para si e entender os pontos fortes e pontos fracos, e como ele pode melhorar enquanto pessoa e estudante.
Para isso, o aluno pode escrever, gravar um vídeo ou áudio sobre quais são os defeitos (ou pontos de melhoria) e qualidades que fazem parte dele. Essa atividade pode abranger diversas áreas: na relação dele com a família ou no relacionamento amoroso, quais são as maiores dificuldades na vida acadêmica, etc.
A partir disso, o professor pode estimular o aluno a pensar em pontos de melhoria para as fraquezas apontadas, enquanto as qualidade podem ser reforçadas. Desse modo, o aluno terá confiança de que pode expressar seus sentimentos e emoções sem julgamentos.
3. Debate de ideias
O debate de ideias estimula o respeito às opiniões diferentes, a empatia e a importância da escuta ativa. Assim, os alunos podem entender que há pessoas que pensam diferente sobre os mais diversos assuntos e também aprendem como se posicionar de forma saudável.
O professor pode levar à sala de aula alguns temas que fazem parte da vida dos estudantes. Desde política e relacionamentos até escolhas profissionais, o importante é estimular os alunos a expor as opiniões (negativas ou positivas) sobre o debate, apresentando argumentos que reforcem a opinião.
Depois, outro aluno pode apresentar argumentos que discordem do ponto de vista apresentado pelo colega anterior. Mas antes de colocar em prática essa atividade para desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, vale a pena abordar o que é Comunicação Não-Violenta para evitar conflitos desnecessários.
4. Resiliência em prática
A resolução de problemas é uma das soft skills mais requisitadas do mercado de trabalho do século XXI. Dessa forma, é fundamental que essa competência seja estimulada por meio de atividades socioemocionais para o Ensino Médio. Afinal, esses alunos serão os profissionais de amanhã.
Por isso, é fundamental que o aluno entenda o que é ser resiliente. Segundo o livro “Encontros e Travessias”, publicado pelo nosso parceiro, Instituto Ayrton Senna, é a “qualidade que explica o fato das pessoas serem capazes de resistir e de, em certos casos, até mesmo crescer na adversidade”.
Assim, o professor pode instigar o aluno a pensar em como crescer em meio à adversidade e o que ele aprendeu ao passar por essa situação. Para isso, pode-se dividir a turma em duplas, para que um possa ajudar o outro.
5. Jornal estudantil
Também é importante que o professor insira o trabalho em equipe entre as atividades socioemocionais para o Ensino Médio, pois o mercado de trabalho busca profissionais que tenham capacidade de interagir com outras pessoas e mediar conflitos.
Na escola, uma das formas de estimular o trabalho em equipe é por meio da criação de um jornal estudantil, que pode ser criado em conjunto na rede social, blog ou canal no YouTube. O professor pode dividir funções entre a turma, com base nas habilidades de cada um. Gostou deste post sobre atividades socioemocionais para o Ensino Médio? Coloque-as em prática para a formação integral dos seus alunos. Para mais conteúdo sobre como estimular o desenvolvimento das emoções na sala de aula, acompanhe nosso blog e nossos perfis no Facebook e Instagram.
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