Você se lembra da última vez que recebeu um feedback que fez a diferença na sua vida? Talvez tenha sido um elogio que te fez sentir bem consigo e te motivou a seguir em frente. Ou tenha sido uma crítica construtiva que te ajudou a melhorar.

De qualquer forma, é provável que você tenha percebido que essa é uma ferramenta poderosa que pode nos ajudar a crescer e a desenvolver. Na sala de aula, a cultura do feedback é ainda mais importante. 

Afinal, pode auxiliar os alunos a aprender e a se desenvolver de forma significativa. Por isso, neste artigo, você entenderá a importância do diálogo na escola e estratégias para criar um ambiente de aprendizagem construtivo por meio do feedback  

Por que o feedback é importante?

A cultura do feedback, reconhecida no mercado de trabalho, deve ser cultivada desde os primeiros anos escolares. É no ambiente educacional que os alunos, futuros profissionais, têm a oportunidade de compreender a importância do diálogo aberto e saudável — uma habilidade essencial para se expressar e ser ouvido no mundo profissional.

A cultura do feedback na escola refere-se a um ambiente onde a comunicação construtiva é incentivada, valorizando tanto as contribuições dos educadores quanto a voz do aluno. É um sistema que promove o diálogo aberto, a troca de informações e a reflexão contínua sobre o desempenho individual e coletivo. 

Na prática, significa que tanto os professores quanto os estudantes são encorajados a oferecer e receber feedback de maneira construtiva e respeitosa. Ao participar ativamente de discussões e trocas de ideias, os alunos aprendem a expressar suas opiniões de maneira clara e a ouvir as perspectivas dos outros.

Além disso, a cultura do feedback também pode ajudar a motivar os alunos e aumentar sua confiança. Quando os alunos sabem que seu trabalho está sendo avaliado e que estão recebendo feedback construtivo, eles ficam mais propensos a se esforçar para melhorar.

Como criar uma cultura de feedback na escola?

No contexto educacional do século XXI, criar uma cultura do feedback na escola é essencial para promover o desenvolvimento dos alunos. Para estabelecer um ambiente educacional que valorize o diálogo construtivo e aprimore constantemente as práticas pedagógicas, é necessário adotar abordagens inovadoras e inclusivas. Confira! 

Adote a aprendizagem colaborativa

A base de uma cultura do feedback na escola é o reconhecimento de que o professor não deve ser apenas uma figura de autoridade, mas sim um facilitador do processo de aprendizagem. 

Nesse sentido, a abordagem horizontal, onde professores e alunos participam ativamente do diálogo, quebra as barreiras tradicionais e estabelece uma dinâmica mais colaborativa. A cultura do feedback, nesse contexto, permite que todos contribuam para o aprimoramento constante.

Promova o feedback bidirecional

A cultura do feedback não se limita à comunicação de cima para baixo. Assim, estabelecer um ambiente onde os alunos sintam-se encorajados a oferecer feedback aos professores é igualmente valioso. Essa abordagem contribui para um ambiente de aprendizado mais participativo e demonstra que a voz do aluno é valorizada tanto quanto dos professores e gestores.

Utilize a linguagem dos jovens do século XXI

Integrar a linguagem dos jovens do século XXI é importante para estabelecer uma comunicação eficaz. Isso contribui para que o feedback na escola seja transmitido de maneira acessível, utilizando meios de comunicação que façam parte da rotina dos estudantes. 

A linguagem dos alunos de hoje é marcada pela informalidade, pela criatividade e pela linguagem digital. Por isso:

Use uma linguagem informal e descontraída. Evite usar linguagem formal ou técnica, que pode ser confusa ou intimidante para os alunos;

Seja criativo e use metáforas e analogias. Isso pode ajudar a tornar o feedback mais interessante e claro para os alunos.

Tenha clareza no feedback

Para que a cultura do feedback seja eficaz, a clareza é fundamental. Se uma avaliação não atende às expectativas, é importante explicar o porquê ao aluno. Para isso, destacar pontos específicos que precisam ser melhorados oferece direcionamento claro. 

Seja específico e ofereça sugestões concretas de como o aluno pode melhorar. Em vez de dizer “Você precisa melhorar sua escrita”, diga “Você pode melhorar sua escrita usando uma linguagem mais clara e concisa. Indico tais materiais para te auxiliar ”. 

Utilize a educação socioemocional no feedback

A cultura do feedback na escola também deve abranger a educação socioemocional. Isso porque, o diálogo não se resume apenas a aspectos acadêmicos; também deve abordar o desenvolvimento emocional e social dos alunos. 

Incluir discussões sobre habilidades socioemocionais no feedback ajuda a fortalecer a inteligência emocional dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios não apenas acadêmicos, mas também os aspectos emocionais da vida.

Celebre o progresso do aluno

Além de destacar áreas de melhoria, a cultura do feedback também deve celebrar o progresso dos alunos. Reconhecer conquistas, sejam acadêmicas ou socioemocionais, proporciona um ambiente positivo e motivador. Esse reconhecimento contribui para o desenvolvimento da autoestima dos alunos e reforça o valor do esforço contínuo.

Saiba dar feedback 

Dar feedback de maneira construtiva é uma habilidade essencial para promover o desenvolvimento dos alunos. Demonstre que é uma oportunidade para aprendizado, não uma crítica pessoal, cria um ambiente mais receptivo. Transmitir que o objetivo é o crescimento e a melhoria estabelece um tom positivo para a conversa.

E se o outro não concordar com o feedback?

Uma resposta negativa ao receber um feedback é uma parte natural do processo educacional. Portanto, é necessário estabelecer um ambiente onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e questionar avaliações, promovendo, assim, um diálogo construtivo. 

Mas se o aluno não concordar com o feedback, é importante ouvir o que ele tem a dizer. Tente entender o ponto de vista do aluno e explique a sua perspectiva. Se possível, chegue a um acordo sobre como o aluno pode melhorar seu desempenho.

Também incentive o aluno a praticar a autorreflexão para identificar seus próprios pontos fortes e desafios, contribuindo para um desenvolvimento mais profundo e significativo. Além disso, esteja aberto a reavaliar o feedback, especialmente se novas informações ou contextos relevantes forem apresentados pelo aluno.

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