A educação socioemocional é fundamental em uma sociedade dinâmica e repleta de desafios. Para além do cognitivo, é uma abordagem pedagógica importante para a formação integral do aluno e, na escola, pode ser aplicada por meio da metodologia SAFE

A metodologia SAFE, difundida no Brasil por meio do Instituto Ayrton Senna, parceiro pedagógico do My Life, entende que o desenvolvimento socioemocional dos alunos será efetiva ao reunir práticas educacionais com características em comum. Entenda neste texto! 

O que é SAFE?

O acrônimo SAFE refere-se a um conjunto de competências desenvolvidas para a educação socioemocional e possuem características parecidas. Além disso, visa o aprendizado emocional focado, onde o aluno mobiliza e pratica uma (ou duas, no máximo) competência por vez no processo de ensino-aprendizagem. 

Apesar de haver outras maneiras de aplicar a educação socioemocional, em prática, esse processo é mais eficaz quando os quatro pilares são desenvolvidos simultaneamente. São eles:

  • Sequencial — São atividades conectadas e coordenadas para a promoção das habilidades socioemocionais e precisam ser promovidas de maneira estruturada. Por exemplo, o professor pode trabalhar temas complexos em tópicos, mas que seguem uma mesma lógica.
  • Ativo — Utilização de metodologias pedagógicas que tornem o aluno protagonista e ativo no processo educacional, com objetivo de ajudá-lo a desenvolver e praticar as habilidades com habilidades socioemocionais necessárias para a formação integral. 
  • Focado — Conhecer e entender quais são as competências necessárias para as atividades. Para isso, é preciso que elas sejam trabalhadas individualmente, em vez de a atividade englobar várias habilidades de uma só vez. 
  • Explícito — Os professores e alunos precisam ter clareza sobre as competências socioemocionais que serão desenvolvidas nas atividades escolares, para que os resultados sejam efetivos. Além disso, é preciso haver feedback durante o processo.

Como colocar o SAFE em prática? 

Existem diversas práticas pedagógicas que podem ser aplicadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, por meio da metodologia SAFE. Veja dicas do My Life a seguir. 

Aprendizagem significativa 

A aprendizagem significativa é uma abordagem de ensino que busca criar conexões entre novas informações e o conhecimento que os alunos possuem. Essa abordagem foi proposta por David Ausubel, psicólogo cognitivo americano, na década de 1960. No SAFE, relaciona-se com a sigla sequencial. 

A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno é capaz de integrar novas informações com conhecimentos prévios, estabelecendo conexões lógicas e significativas entre os conceitos em vez de memorizar os conteúdos passados pelo professor. 

Para promover a aprendizagem significativa, é importante que as aulas e atividades sejam organizadas para ajudar o aluno a fazer conexões. Algumas estratégias que podem ser usadas incluem:

  • identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto que será ensinado, o que pode ser feito por meio de questionamentos e debates em grupo;
  • apresentar o conteúdo educacional de maneira clara e organizada, destacando os principais conceitos e os relacionados com outros temas; 
  • aplicar exemplos concretos e aplicados do conteúdo a ser ensinado, principalmente relacionados ao cotidiano do aluno. 

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Metodologias ativas de aprendizagem 

A SAFE solicita que o aluno seja ativo no processo, o que pode ser promovido por meio das metodologias ativas de aprendizagem. Elas enfatizam a importância do professor promover a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

Ao incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, é possível aumentar o engajamento e motivação para aprender. Além disso, eles são desafiados a pensar criticamente e resolver problemas complexos, habilidades socioemocionais importantes para a vida pessoal e profissional.

Por fim, as metodologias ativas de aprendizagem e a educação socioemocional estão intimamente relacionadas e podem se complementar para promover um ensino-aprendizagem integrado e coerente com as demandas do século XXI.

Autogestão 

Outra maneira de praticar o SAFE na sala de aula é por meio da autogestão, uma das macrocompetências que faz parte do projeto pedagógico do Instituto Ayrton Senna. Trata-se da habilidade de o aluno gerenciar suas próprias atividades, sem precisar da ajuda de outras pessoas.

Com isso, o aluno desenvolve a capacidade de assumir a responsabilidade pelas próprias ações e executar tarefas de forma autônoma. Além disso, segundo o Instituto, “quem é capaz de exercer mais a autogestão apresenta-se como alguém mais disciplinado, perseverante, eficiente e orientado para suas metas”. 

Para isso, o professor precisa estimular o desenvolvimento de 5 competências, das quais 2 podem se relacionar com a metodologia SAFE:

  • Foco

Foco é a capacidade de direcionar a atenção plena para um único objetivo, concentrando-se em um ponto central e evitando distrações. É a habilidade de manter a mente direcionada, sem se deixar levar por outros estímulos que possam interferir nesse processo — sobretudo pelos atrativos das redes sociais.

Quando o aluno aprende a focar, ele é capaz de aproveitar melhor o tempo e energia na sala de aula, o que ajuda-o aumentar a produtividade nos estudos. 

  • Organização

Atrelada à habilidade anterior, a organização é a capacidade de planejar, priorizar e executar tarefas de forma eficiente, visando atingir objetivos específicos. Envolve a capacidade de gerenciar demandas para garantir que todas as atividades sejam cumpridas. 

Rodas de conversa

A realização de rodas de conversa na sala de aula é uma atividade enriquecedora para o processo de aprendizagem dos estudantes, pois permite que eles exponham ideias e pontos de vista. Além disso, ajudam o professor a entender o estágio de desenvolvimento das competências propostas na metodologia SAFE. 

Afinal, a comunicação clara entre o professor e aluno é fundamental para o sucesso da metodologia SAFE no ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ao esclarecer quais habilidades serão mobilizadas, é importante evitar termos técnicos que os estudantes não compreendam.

Além disso, o professor precisa aplicar exemplos concretos que ajudam os alunos a compreenderem melhor os conceitos apresentados nas atividades. Também é necessário questionar a turma para avaliar se todos estão compreendendo as informações apresentadas e a esclarecer dúvidas.

Como você entendeu neste post, a metodologia SAFE é apenas uma das práticas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na sala de aula. Para entender melhor como desenvolver essa abordagem com seus alunos, entre em contato com o My Life, programa de educação socioemocional da Conexia Educação.