Apesar das escolas incentivarem a autonomia dos estudantes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o apoio familiar também possui um importante papel na vida dos jovens.

Continue a leitura para entender a importância do apoio familiar e quais atividades podem ser realizadas, em família, para desenvolver os sentimentos.

Qual a importância do apoio familiar para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e jovens?

A pandemia e o tempo gasto em exagero nas redes sociais são apenas alguns dos motivos que trouxeram o foco para assuntos como a saúde mental e o desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens.

Com um futuro em constante transformação – pesquisas afirmam, por exemplo, que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas – o que é possível fazer em prol dos jovens é fortalecer suas competências socioemocionais para esse futuro de incertezas e desafios.

Mas além de trabalhar esse tema de extrema importância na sala de aula, é imprescindível que o desenvolvimento dos estudantes seja estimulado dentro de casa, com o apoio familiar.

É por isso que, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, disponibilizamos abaixo uma série de atividades que podem ser feitas em casa para estimular os jovens a compreender suas emoções.

Segundo o Instituto, as atividades “oferecem aos familiares a oportunidade de atuar em colaboração com a escola por um mesmo objetivo: ver os estudantes de hoje serem adultos que crescem com autonomia e realizam escolhas para viver e conviver segundo seus valores”.

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Quais atividades podem ser feitas pelos jovens, com o apoio das famílias?

Atividade para estudantes do Ensino Fundamental I: Mímica das emoções

Nessa atividade, que ajuda as crianças a reconhecerem e expressarem emoções, uma pessoa irá expressar uma emoção por meio de movimentos do corpo e/ou da face e os demais terão que identificar aquela emoção.

Para iniciar a atividade, converse com as crianças sobre as emoções que elas costumam sentir, como “o que te faz feliz?”. Após a resposta, peça para ela fazer uma expressão facial que demonstra essa emoção.

Após repetir essa dinâmica com outras emoções, como raiva, medo e nojo, diga que elas vão usar essas caras e bocas em um jogo de adivinhação. Nele, o participante terá que fazer uma mímica para mostrar a emoção que sentiria em uma situação específica por meio de expressões corporais e/ou faciais.

Depois de decidir quem será o primeiro participante, conte a situação para a criança ou deixe que ela sorteie um papel com o que deve fazer. Reunimos algumas das situações que podem ser gestionadas pelos membros da família:

  • Como você se sente quando ganha um presente?
  • Vê uma barata?
  • O seu amigo não te chama para brincar?
  • O seu brinquedo favorito quebra?
  • Escuta a sua música favorita?
  • Come uma comida que não gosta?
  • Fica doente?
  • Falta luz e fica tudo escuro?
  • Não pode abraçar uma pessoa que você gosta?
  • Não pode brincar com meus amigos na escola?

No final da brincadeira, converse com as crianças sobre quais emoções elas tiveram facilidade e dificuldade para identificar. Algumas das perguntas que podem ser feitas são:

  • “Como foi fazer mímica de uma emoção?”
  • “Como foi descobrir o que a outra pessoa estava sentindo?” ou “Como vocês descobriram que o outro estava sentindo medo?”
  • “Nessa situação você sentiria a mesma coisa?” ou “Teve alguma situação que você se sentiria de outra forma?”.

Após essa conversa, desafie as crianças a permanecer atentos aos gestos de outras pessoas, para que elas consigam identificar (e ajudar) quando alguém está triste, com raiva ou medo.

O Instituto Ayrton Senna disponibilizou mais atividades para o Ensino Fundamental I que incentivam o apoio familiar, que podem ser conferidas aqui.

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Atividade para estudantes do Ensino Fundamental II: Cuidado em várias dimensões

A atividade “Cuidado em várias dimensões” é uma ótima sugestão para trabalhar a autoconfiança, a tolerância ao estresse e a empatia, com o apoio familiar.

Ela deve começar com uma pergunta, feita para todos os membros da família: quais formas de cuidado você praticou recentemente? Alguns exemplos que podem ser usados para reflexão são:

  • Cuidado consigo: se alimentar bem, cuidar da saúde mental e física, ser responsável na escola, compreender e respeitar os próprios sentimentos.
  • Cuidado com o próximo: tratar colegas e familiares da mesma forma que gostaria que eles lhe tratassem, acolher amigos que sofrem bullying, praticar gentileza na internet, apoiar amigos e familiares em dificuldades
  • Cuidado com o meio ambiente e o entorno: ajudar nas atividades de limpeza e coleta de lixo da casa, usar água com consciência, se informar sobre problemas globais e suas consequências.
  • Cuidado com a coletividade: participar de iniciativas que busquem melhorias na vida das pessoas, apoiar causas contra opressões e violências.

Após pensar em diferentes práticas de cuidado, registre-as escrevendo em uma folha de papel, desenhe ou faça uma colagem com imagens de revistas. Todas as ações devem ser transformadas em um painel – e tá liberado usar a criatividade para deixar a construção divertida e leve.

Em seguida, reúna a família para cada pessoa apresentar seu painel e explicar quais formas de cuidado são mais importantes.

Mais atividades para o Ensino Fundamental II podem ser encontradas neste link.

Atividade para estudantes do Ensino Médio: nossos sonhos! 

Para engajar e estimular o desenvolvimento socioemocional nos adolescentes do Ensino Médio, a atividade “nossos sonhos” é uma ótima opção familiar. Algumas das competências de destaque são a imaginação criativa, a determinação e a assertividade.

Essa atividade é simples, mas muito importante para todos, incluindo familiares. Ela começa com cada pessoa refletindo sobre seus principais sonhos. De desejos próprios e para a família até o bem do mundo, nenhum sonho é grande demais.

Com a lista de sonhos feita, é importante refletir sobre suas respostas com a ajuda das perguntas abaixo:

  • Quais são os meus sonhos em relação a cursar um curso superior? Você já pensou em se graduar em uma universidade? O que gostaria de estudar? Se nunca cogitou essa possibilidade, quais são os motivos de não considerar essa ideia?
  • Quais são os meus sonhos em relação ao trabalho? Que tipo de profissão te interessa?
  • Quais são os meus sonhos em relação à família? Você tem vontade de formar uma família? Como gostariam que ela fosse? O que acha que é preciso fazer para formar uma família? E sobre a família da qual fazem parte: o que gostaria de fazer por ela e o que gostaria que ela fizesse por vocês?
  • Quais são os meus sonhos em relação ao uso do meu tempo livre? Quais são as atividades de lazer e os hobbies que quer praticar ou continuar praticando?
  • O que pretendo fazer, pensando no bem comum? Quais são os sonhos para sua comunidade/bairro, para sua cidade e para o país? Algum desses sonhos poderia ser transformado em uma profissão, por exemplo?

Com todas essas respostas, é hora de compartilhar os sonhos com a sua família, que deve estar aberta e disposta a apoiar o jovem. Essa conversa pode ajudar o estudante a ampliar seu olhar e/ou ganhar outras perspectivas sobre o futuro.

Se você quer mais atividades que trabalhem o apoio familiar com estudantes do Ensino Médio, clique aqui. E se você quer ler mais conteúdos sobre a importância da família na vida dos estudantes, confira nosso blog. Até a próxima!