Gerar interesse pelo conhecimento pode ser um desafio para o professor, que muitas vezes precisa disputar a atenção do aluno com as redes sociais.. Quando se trata de disciplinas de pouco interesse, essa tarefa é ainda mais complicada. 

Contudo, a aprendizagem significativa surge como um instrumento interessante para que o professor faça o aluno entender o significado do conhecimento ministrado nas aulas.

O papel da escola é ensinar, mas o estudante não chega ao ambiente escolar sem bagagem cultural, socioemocional ou intelectual. É justamente nesse ponto que essa metodologia pedagógica se insere. 

Neste post, entenda o que é aprendizagem significativa e quais os benefícios da utilização dessa metodologia pedagógica para os alunos. 

O que é aprendizagem significativa?

Tendo como maior teórico o psicólogo da educação David Paul Ausubel, por meio da obra The Psychology of Meaningful Verbal Learning, a aprendizagem significativa é uma teoria que serve para explicar como acontece o processo de aprendizagem no ambiente escolar.

Segundo a teoria da aprendizagem significativa, o aluno relaciona uma nova ideia com conhecimentos previamente adquiridos para as informações serem facilmente integradas às estruturas cognitivas do aluno.

Na aprendizagem significativa, o conhecimento antigo serve como âncora para os novos conhecimentos. Isso implica ser necessário haver estruturas cognitivas para que essas ligações possam acontecer. 

Mas esse processo só terá sucesso se o aluno tiver predisposição a aprender o conhecimento. Com isso, o aluno estabelece conexões entre o antigo e o novo conhecimento, de forma que gere um significado para ele. 

Na aprendizagem significativa, o aluno pode aprender de duas formas. A primeira é quando o professor fornece ao aluno o conhecimento que ele deve aprender. Ele também pode ocorrer pela descoberta, que é quando o estudante recebe pistas sobre o conteúdo que deve ser aprendido.

Ademais, para a aprendizagem significativa funcionar, o aluno deve participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem, desde o planejamento do conteúdo curricular até a execução das aulas. 

Quais são os tipos de aprendizagem significativa? 

De acordo com a teoria de Ausubel, existem três tipos de conhecimento com base na aprendizagem significativa:

Aprendizagem representacional: tipo mais básico de aprendizagem significativa, ela trata-se de um símbolo arbitrário que passa a representar determinado objeto. Dessa forma, é possível ter uma representação de um objeto, sem ter necessariamente aprendido o conceito sobre ele.

Aprendizagem conceitual: considerada uma extensão da representacional, é quando o aluno tem uma ideia abstrata do que se trata determinado símbolo e objeto. Contudo, é possível aprender o símbolo do conceito antes de entender o que ele significa. 

Aprendizagem proposicional: acontece quando o aluno estabelece significados a novas ideias. É necessário passar pelas duas outras formas de aprendizagem significativas, já que o estudante precisa ter o conhecimento prévio dos conceitos e símbolos.

Por que vale a pena investir na aprendizagem significativa? 

Veja alguns motivos para começar a aplicar a aprendizagem significativa na sala de aula. 

Estimula o protagonismo estudantil

O protagonismo estudantil tem sido tema de debate na área da educação nos últimos anos — inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estimula essa ação em todos os ciclos da Educação Básica. 

Na aprendizagem significativa, o aluno precisa atuar ativamente para descobrir e estabelecer significado ao conhecimento. Isso faz com que o estudante saia da zona da passividade, muito vista nos métodos antigos de ensino-aprendizagem nos quais o professor detém todo o conhecimento na sala de aula.  

A partir daí, o protagonismo estudantil gera outros benefícios ao aluno, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para todas as esferas formativas do jovem. 

Leia também: Entenda a importância de promover a autonomia dos alunos

Favorece a absorção do conteúdo

Para a aprendizagem significativa, o aluno absorve um novo conhecimento a partir de um conhecimento pré-existente na estrutura cognitiva. Do contrário, o aluno apenas memoriza o conteúdo, que será esquecido após um tempo.  

A aprendizagem por meio da memorização é eficaz para conteúdos novos e em determinados contextos, mas não pode ser estimulada a longo prazo e em todas as aulas. Isso porque as informações aprendidas tendem a ficar “soltas” e, assim, o aluno não absorve o conhecimento corretamente. 

Ao relacionar o conteúdo por meio da aprendizagem significativa, o aluno consegue ter um melhor rendimento escolar — o que também contribui na autoestima desse estudante. 

Estimula um ensino-aprendizagem com maior engajamento

Na aprendizagem significativa, é importante utilizar materiais didáticos e recursos pedagógicos que abordem o conhecimento prévio do aluno e que também contribuam com a construção do conhecimento. 

Com isso, o professor precisa pensar em formas criativas de tornar a aula mais lúdica e que gere engajamento do aluno, como metodologias ativas e recursos digitais. Dessa forma, o ensino-aprendizagem na sala de aula é mais interessante e gera um maior interesse da turma. 

Leia também: Saiba o que é cultura maker e quais os benefícios para os alunos

Nenhum conhecimento é descartado 

A aprendizagem significativa considera que todo aluno possui conhecimentos prévios. Dessa forma, nenhum conhecimento prévio é descartado ou invalidado, seja ele qual for. 

Ele é ampliado e reconfigurado para se transformar em um novo conhecimento na estrutura cognitiva do aluno. 

Como aplicar a aprendizagem significativa na sala de aula?

O conceito de aprendizagem significativa pode gerar dúvidas quanto à aplicação prática dessa metodologia. Contudo, com algumas mudanças, é possível implementá-la na sala de aula:

  • antes de ministrar um novo conteúdo, é necessário avaliar o que os alunos conhecem sobre o tema;
  • metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida, podem ajudar nesse processo;
  • debates e reflexões sobre diferentes temas entre os alunos devem ser estimulados;
  • os mapas conceituais devem ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, independentemente do conteúdo;
  • atividades em grupos favorecem a aprendizagem significativa, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 

Este post sobre aprendizagem significativa foi útil para você? Para não perder conteúdos valiosos sobre educação e inteligência socioemocional, acompanhe o blog e as redes sociais (Instagram/Facebook) do programa de Educação Socioemocional My Life.