Um dos maiores aprendizados ganhos pelos estudantes na educação socioemocional é saber agir e reagir de maneira controlada, deixando os impulsos de lado. Mas, para isso, é necessário pensar nas ações antes de praticá-las, bem como ponderar os riscos das atitudes tomadas.
E todo esse processo pode ser desenvolvido por meio da metacognição.
Por meio da metacognição, o aluno desenvolve duas importantes habilidades: autoconhecimento e autorregulação, importantes para a construção de relacionamentos saudáveis e para a construção de um projeto de vida promissor. Vamos entender melhor?
O que é metacognição?
Metacognição é o termo dado à capacidade de uma pessoa de refletir, monitorar e regular o próprio pensamento. É a consciência e o entendimento que temos sobre nossos processos cognitivos, ou seja, como pensamos, aprendemos e resolvemos problemas.
Nesse sentido, a metacognição envolve habilidades de regulação cognitiva, como planejamento, monitoramento e avaliação de pensamentos e ações. Isso significa que é possível uma pessoa planejar estratégias para enfrentar um desafio, monitorar o progresso durante a execução de uma tarefa e avaliar o resultado.
Ao desenvolver a metacognição, as pessoas podem se tornar mais eficientes no próprio processo de aprendizado, resolução de problemas e tomada de decisões. Essa habilidade permite avaliar o próprio conhecimento e identificar lacunas. Também nos ajuda a reconhecer quando estamos enfrentando dificuldades.
De acordo com o psicólogo americano John H. Flavell, um dos maiores estudiosos do tema, crianças pequenas são bastante limitadas em seu conhecimento sobre fenômenos cognitivos – ou em sua metacognição – e fazem relativamente pouco monitoramento de sua própria memória, compreensão e outros empreendimentos cognitivos. Por isso, é preciso estimulá-los desde cedo.
A metacognição desempenha um papel importante na educação, uma vez que permite ao aluno adquirir novas informações de maneira mais eficaz. Além disso, é incentivada como uma habilidade importante para o desenvolvimento da autonomia, do autoconhecimento e da autorregulação emocional.
Métodos de metacognição para aplicar na sala de aula
Para o aluno ter esses e outros benefícios, é preciso entender quais métodos cognitivos aplicar na sala de aula. Veja a seguir.
Autoquestionamento
Uma das maneiras de estimular a metacognição na educação é incentivar o aluno a fazer perguntas a si durante o processo de aprendizagem ou resolução de problemas. Para isso, ele deve se questionar:
- o que já sabe sobre o assunto;
- quais são os seus objetivos;
- como está o progresso;
- quais estratégias estão sendo utilizadas.
Já entre as perguntas que podem ajudar a direcionar o pensamento metacognitivo do aluno estão:
- “Eu entendi completamente o que queria de ler?”
- “Como posso abordar esse problema por outro viés?”
- “Quais são as melhores estratégias que funcionaram para mim no passado?”
Reflexão
Também é necessário dedicar um tempo para refletir sobre suas experiências de aprendizado. Por exemplo, após uma aula, leitura ou atividade, o professor pode reservar um momento para pensar sobre o que funcionou bem, quais foram os desafios enfrentados e como poderia melhorar no futuro.
Essa reflexão ajuda a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, além de promover a consciência dos processos envolvidos na aprendizagem.
Discussões em grupo
Promover discussões em grupo em que os participantes compartilhem estratégias de aprendizagem, resolução de problemas e abordagens cognitivas também é uma maneira de o professor praticar métodos metacognitivos com os alunos.
Isso permite que eles vejam diferentes perspectivas e descubram novas estratégias, além de fortalecer os relacionamentos. Por isso, é preciso encorajar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a troca de ideias para expandir a compreensão metacognitiva.
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Feedback metacognitivo
Também é preciso que a escola forneça feedbacks direcionados sobre os processos de pensamento dos indivíduos. Além de avaliar o resultado, o aluno precisa se concentrar em destacar as estratégias que eles usaram, os erros que cometeram e como podem melhorar no futuro.
Esse tipo de feedback ajuda a direcionar a atenção para os processos cognitivos e promover o desenvolvimento da metacognição.
Planejamento
Antes de iniciar uma tarefa, o professor pode estimular o aluno a criar um plano detalhado de como ele abordará a atividade. Isso envolve definir metas claras, dividir a tarefa em etapas menores e identificar as estratégias e recursos necessários. O planejamento metacognitivo ajuda a organizar os pensamentos e direcionar a atenção para pontos de melhoria.
Professor mediador
A fim de facilitar a aprendizagem, o mediador (professor) deve guiar o aluno na compreensão e na vivência da relação entre o “o que fazer” e o “como fazer”. A aprendizagem ocorre por meio de ações específicas, mas, para adquirir conhecimento, é necessário aprender a realizar essas ações, compreendendo quando e como utilizar.
Motivação para aprender
A motivação e a metacognição estão relacionadas no processo de aprendizagem e desempenham papéis importantes na educação. Nesse sentido, a metacognição envolve a consciência dos próprios processos de pensamento na aprendizagem. Ao desenvolver a metacognição, o aluno também entende melhor as próprias motivações e interesses.
Entender o que o motiva, quais são os objetivos pessoais e como alcançá-los podem aumentar a motivação do aluno para aprender e se desenvolver.
Por que desenvolver a metacognição na educação?
Agora que você sabe o que é metacognição e como aplicá-la, saiba melhor porque investir nessa técnica na educação.
Melhoria da aprendizagem
A metacognição permite que o aluno entenda como estudar melhor e quais estratégias de estudos são mais eficazes. Ao desenvolver a consciência sobre os processos de pensamento, é possível identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias, o que ajuda a otimizar o processo de aprendizagem e reter informações a longo prazo.
Autogerenciamento
A metacognição permite que o aluno monitore e regule o próprio pensamento. Isso significa mais capacidade para identificar distrações, lidar com a procrastinação, gerenciar o tempo e ajustar as estratégias de estudo para alcançar um rendimento acadêmico e socioemocional satisfatório.
Resolução de problemas
A busca por solução de problemas faz parte de diversas metodologias de aprendizagem, mas também pode ser praticada com a metacognição. Isso significa que o aluno pode analisar estratégias, ajustar sua abordagem e explorar diferentes caminhos para encontrar soluções eficazes e criativas para desafios na escola e na vida pessoal.
Educação socioemocional com o My Life
A metacognição pode ser uma aliada importante para a aplicação da educação socioemocional, abordagem pedagógica que também estimula o aluno a desenvolver o autoconhecimento e autorregulação, sobretudo em situações de estresse.
Ao combinar a metacognição com a educação socioemocional, o aluno desenvolve uma compreensão mais profunda de si, tanto cognitiva quanto emocional. Ele aprende a reconhecer suas emoções, entende como elas podem afetar o pensamento e comportamento, e adquiri estratégias para regular suas emoções de forma saudável.
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