O uso de aparatos tecnológicos na aprendizagem tem se tornado cada vez mais importante e presente nos últimos anos, dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, é fundamental debater a relação entre família e novas tecnologias.
Afinal, a tecnologia pode ser uma fonte de entretenimento e informação, além de ser usada para fins educacionais. Também oferece oportunidades para melhorar a qualidade da aprendizagem, tornando-a mais interativa e personalizada.
Por outro lado, o mundo digital pode ter impacto negativo nas relações familiares, levando à dependência e ao isolamento social. Por isso, é importante que as famílias e a gestão escolar estejam conscientes do uso responsável e saudável dessas ferramentas.
O uso da tecnologia no ambiente familiar e escolar proporciona benefícios, mas também é importante ter cuidado para não permitir que haja interferência nas relações familiares, acadêmicas e sociais. Você é gestor escolar e quer entender como abordar esse tema nas reuniões? Continue a leitura!
Impactos na relação entre família e novas tecnologias
Seja na escola ou em casa, a tecnologia proporciona diversos benefícios. Saiba quais são!
Aprendizagem lúdica
A tecnologia pode ser usada para criar experiências de aprendizagem interessantes no ambiente familiar e acadêmico, aumentando o engajamento dos alunos e sua motivação para a aprendizagem.
Para isso, podem ser usados recursos como aplicativos de aprendizagem e jogos educativos. No entanto, é importante equilibrar o uso da tecnologia com outras maneiras de estimular a aprendizagem, como leitura de livros físicos e atividades colaborativas com a comunidade escolar.
Comunicação
Outro impacto na relação entre família e novas tecnologias é na comunicação. Afinal, os recursos digitais ajudam a manter a comunicação entre membros de familiares distantes, como videoconferência e redes sociais. Na escola, isso acontece na interação com os professores e colegas nas plataformas de aprendizagem, por exemplo.
Contudo, é importante equilibrar o uso das novas tecnologias com momentos importantes para a socialização em família e na escola.
Apesar de eficiente, o excesso de comunicação no ambiente digital e a falta de contato físico e interação pessoal pode afetar negativamente o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.
Acesso à informação
As novas tecnologias permitem que a família e o aluno, juntos, tenham acesso a uma grande quantidade de informações e conhecimentos, o que é benéfico para o desenvolvimento pessoal, profissional e social — sobretudo para os adolescentes.
Mas cabe à escola ressaltar que a relação entre família e novas tecnologias deve ser baseada no uso responsável da internet. As crianças e adolescentes precisam ser ensinadas sobre os perigos do mundo digital, e a família deve verificar se o conteúdo consumindo é confiável, especialmente nas redes sociais.
Como a tecnologia pode maximizar a aprendizagem no ambiente familiar e educacional?
A seguir, entenda como o uso de novas tecnologias pode fazer parte da vida familiar e acadêmica do aluno.
Metodologias inovadoras de ensino
As metodologias ativas de aprendizagem têm a tecnologia como pilar principal. Nesse sentido, a gamificação, por exemplo, pode ser usada para tornar a aprendizagem mais divertida e engajadora, usando elementos comuns do universo dos jogos para a educação.
Para tornar positivo o envolvimento da família e novas tecnologias, a escola pode utilizar desafios divertidos, como jogos educativos, para envolver toda a família em momentos de aprendizagem dentro e fora da escola.
Além disso, a tecnologia pode ser usada para dar feedback imediato aos alunos, ajudando-os a medir o progresso e identificar áreas que precisam ser aprimoradas.
Preparação para o futuro
Saber utilizar a tecnologia com responsabilidade e conhecimento técnico são essenciais para o mundo moderno – e o envolvimento da família com as novas tecnologias ajudam a preparar os alunos para serem bem-sucedidos em suas futuras carreiras.
Para além de habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, a tecnologia é importante para o desenvolvimento de habilidades voltadas para o lado social — nomeadas como soft skills. Essas habilidades são valorizadas pelas empresas, ao serem consideradas essenciais para o sucesso no ambiente de trabalho.
Aprenda mais: Saiba como desenvolver as soft skills dos alunos em sala de aula
Flexibilidade acadêmica
A tecnologia permite que os alunos e suas famílias tenham mais flexibilidade nos estudos. Por exemplo, os ambientes virtuais de aprendizagem ajudam o estudante a ter liberdade para escolher quais temas estudar e quais horários.
A flexibilidade acadêmica também permite que o estudante tenha tempo e planejamento para fazer atividades extracurriculares, expandindo o repertório acadêmico e profissional.
Educação midiática
A educação midiática é um processo educacional que visa desenvolver habilidades críticas e criativas para a compreensão e produção de conteúdos midiáticos em diferentes formatos e mídias, como televisão e internet.
O objetivo da educação midiática é ensinar os estudantes a serem usuários ativos, críticos e responsáveis da mídia, para poderem acessar e produzir informações de forma consciente e eficaz, tendo em vista os desafios e as oportunidades oferecidas pelo mundo digital.
Leia também: Cyberbullying e saúde mental: como ajudar os adolescentes?
Uso saudável das novas tecnologias na escola e em casa
Você sabia que, com o My Life, a relação entre família e novas tecnologias é conectada? A plataforma, voltada para a educação socioemocional para alunos a partir do Ensino Fundamental I, disponibiliza recursos para escolas, alunos, pais e responsáveis.
A plataforma 100% digital se conecta diretamente à linguagem dessa nova geração de alunos e fornece também aos professores o acesso a todas as informações e orientações para realização das aulas. Além disso, compartilha evidências sobre as aulas ministradas às famílias e fornece informações para o desenvolvimento socioemocional em casa.
Com isso, o My Life contribui para que a relação entre família e novas tecnologias seja fortalecida, por meio de vínculos familiares e que estabeleçam uma ponte entre a escola e a família, para que esta participe, cada vez mais ativamente e com novos sentidos, do cotidiano escolar do aluno.
O que o My Life oferece aos pais e responsáveis dos alunos?
- conteúdo 100% digital;
- parceria pedagógica exclusiva com o Instituto Ayrton Senna, organização referência em desenvolvimento socioemocional;
- embasamento científico no projeto, com metodologias e avaliações desenvolvidas e testadas por meio de pesquisas científicas;
- conteúdo que contempla a Educação Bilíngue;
- desenvolvimento do projeto de vida, para o aluno saber construir o próprio futuro;
- plataforma que aproxima família, escola e aluno.
Você é gestor escolar e deseja estimular e desenvolver uma boa relação entre família e novas tecnologias, por meio da educação socioemocional? Acesse o site do My Life, preencha o formulário e mande sua mensagem para a gente.
Deixar um comentário