A educação tem debatido nos últimos anos a importância de desenvolver o lado social e emocional dos alunos. Contudo, também é importante falar sobre o socioemocional para professores, já que eles lidam com a variedade de emoções e comportamentos dos estudantes.
Professores emocionalmente saudáveis contribuem para uma aprendizagem de qualidade e para um ambiente educacional acolhedor e positivo. Pensando nisso, o My Life preparou este conteúdo sobre as competências socioemocionais mais importantes para os docentes, como:
- organização e responsabilidade;
- empatia;
- tolerância ao estresse;
- imaginação criativa;
- iniciativa social.
Continue a leitura e entenda mais sobre a importância das habilidades socioemocionais para professores!
O que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais são características individuais que se manifestam em padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos com si próprio e com os demais. Ou seja, é como uma pessoa se comporta com as próprias emoções e a de terceiros.
Essas competências permitem lidar com as demandas da vida cotidiana, interagir com outras pessoas de maneira saudável e positiva, sendo fundamentais para o professor se adaptar a situações diversas e desafiadoras. Por causa disso, são tão importantes como as habilidades cognitivas.
Segundo o Instituto Ayrton Senna, parceiro pedagógico do My Life, competências socioemocionais como organização e curiosidade intelectual mobilizam com a mesma intensidade tanto as competências cognitivas, quanto as socioemocionais. Por isso, podem ser desenvolvidas em conjunto.
Assim, o professor precisa ter competências socioemocionais bem desenvolvidas para se relacionar positivamente com os alunos e criar um ambiente de aprendizagem seguro, acolhedor e inspirador. Tudo isso de maneira que consiga manter a mente estável em meio às dificuldades da profissão — que, apesar de nobre, é repleta de responsabilidades.
Educação socioemocional para professores: quais competências são importantes?
Para entender a importância de desenvolver o lado socioemocional para professores, entenda, a seguir, quais competências são importantes para atuação na sala de aula.
Organização e responsabilidade
A organização é fundamental para o trabalho do professor, ao permitir que o profissional seja mais eficiente e produtivo na prática pedagógica. Quando o professor mantém suas atividades e materiais de ensino organizados, ele pode acessá-los com facilidade e rapidez, economizando tempo na preparação do plano de aula e na execução das tarefas diárias.
Além disso, é importante que um professor seja responsável. Ao ser uma figura no qual os alunos podem contar, é possível estabelecer uma relação de confiança com o estudante – o que pode facilitar o processo de aprendizagem. Ambas as competências socioemocionais para professores fazem parte da autogestão.
Aprenda mais: Entenda qual o papel do professor no desenvolvimento socioemocional dos alunos
Empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, ao compreender os sentimentos e perspectivas de terceiros. É uma habilidade socioemocional que permite entender e respeitar as emoções dos outros, reconhecer os diferentes pontos de vista e agir de forma empática em situações diversas.
A empatia é fundamental para melhorar a comunicação na sala de aula, sobretudo por ajudar a entender o que o aluno está sentindo, por exemplo, ao receber uma nota baixa na avaliação escolar.
A empatia também é importante para a construção de relacionamentos saudáveis, pois é possível estabelecer conexões mais profundas com os outros. Essa competência socioemocional para professores está relacionada à amabilidade.
Tolerância ao estresse
O trabalho do professor pode ser estressante em diversas situações. O educador lida diariamente com diversas demandas como preparar aulas, corrigir atividades e lidar com questões disciplinares, entre outras atividades.
Além disso, muitas vezes o professor precisa lidar com turmas numerosas e heterogêneas, com alunos que apresentam diferentes níveis de aprendizado e comportamento, fatores que também contribuem para o nível de estresse e exigem esforço maior de tempo e energia.
Nesse sentido, a tolerância ao estresse é uma das competências socioemocionais para professores que devem ser desenvolvidas. Trata-se da maneira que o indivíduo consegue administrar situações desafiadoras, de forma saudável e sem fugir dos conflitos.
Porém, a tolerância ao estresse não significa que o professor deve esconder os sentimentos ruins, mas sim, ressignificá-los para conseguir resolver os problemas. Essa competência está relacionada à resiliência emocional.
Imaginação criativa
Em uma sala com dezenas de alunos que pensam de maneiras distintas, a imaginação criativa é uma competência socioemocional para professores que facilita a criação de novas ideias. Afinal, trata-se da capacidade de criar soluções para problemas de maneira inovadora, utilizando a imaginação e a criatividade, e faz parte da abertura ao novo.
Do ponto de vista pedagógico, essa competência socioemocional se relaciona com a cultura maker, movimento cujo objetivo é incentivar as pessoas a desenvolverem habilidades e conhecimentos para criar e resolver problemas. A colaboração e o compartilhamento de conhecimento e recursos são trabalhados na sala de aula.
Iniciativa social
A escola precisa desenvolver o lado social e ético dos alunos, sobretudo por ser uma das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, ter iniciativa social é mais uma competência socioemocional para professores que deve ser colocada em prática.
Isso significa agir de forma proativa em prol do bem-estar social, buscando soluções criativas e inovadoras para problemas e desafios enfrentados pela comunidade onde a escola se encontra.
A iniciativa social é uma importante competência para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor, permitindo ao indivíduo ser protagonista de mudanças positivas na sociedade. Esse sentimento precisa se estender aos alunos.
Essa competência pode se manifestar de diferentes formas, desde a criação de projetos comunitários até a participação dos alunos e professores em campanhas de arrecadação de livros e brinquedos. Ou, também, incentivar os estudantes a encontrar soluções para problemas ambientais nas aulas de ciências.
Conheça o My Life
Neste texto, abordamos a importância do socioemocional para professores. Se você atua na Educação Básica e gostou da ideia de ir além das habilidades cognitivas na prática pedagógica, conheça o My Life.
O My Life é o programa de educação socioemocional da Conexia Educação, uma das maiores referências do País em soluções educacionais digitais. Com apoio do Instituto Senna e embasamento científico, promove projetos para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o Ensino Fundamental — Anos Finais e Ensino Médio.
Acesse o site do My Life, preencha o formulário e fale com um consultor educacional. Entenda como a educação socioemocional pode aprimorar a aprendizagem da sua escola!
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