Você já se perguntou por que alguns alunos se destacam em lógica enquanto outro brilha nas atividades musicais? Essa pergunta está relacionada à teoria das Inteligências Múltiplas, que ajuda a entender que a inteligência vai muito além do famoso QI. 

Neste post, você entenderá que reconhecer e desenvolver as inteligências múltiplas dos alunos permite que eles descubram suas paixões e potenciais, promovendo um maior engajamento e motivação na aprendizagem. Continue a leitura! 

O que é a Teoria das Inteligências Múltiplas?

Você já se deparou com dois alunos que receberam a mesma aprendizagem e recursos educativos, mas tiveram resultados diferentes em uma avaliação? Isso acontece porque cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizagem, assim como habilidades e aptidões únicas. 

Essa, pelo menos, é a Teoria das Inteligências Múltiplas, que pertence a Howard Gardner, psicólogo e professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele introduziu essa teoria pela primeira vez em seu livro “Estruturas da Mente” em 1983.

Gardner parte da ideia de que a inteligência não pode ser medida e representada por um único número, o famoso coeficiente de inteligência (QI). Em vez disso, o pesquisador argumenta que a inteligência é composta por várias habilidades distintas e inatas

Apesar de a teoria ter ganho espaço na aprendizagem, o estímulo das inteligências múltiplas na escola ainda está longe do ideal. Isso porque o sistema educacional tradicional tem se concentrado principalmente na inteligência lógico-matemática e linguística, deixando outras formas de inteligência em segundo plano. 

Saiba quais são os 9 tipos de inteligência

Gardner definiu sete tipos de inteligências múltiplas, mas, após estudos complementares, foram adicionados mais dois a essa lista, fechando em nove tipos de inteligência. Vale mencionar que é possível ter mais de um tipo de inteligência. São elas:

1️⃣Inteligência Linguística: está relacionada à linguagem, como habilidade da linguagem oral e escrita, boa capacidade de leitura e facilidade para o aprendizado de novos idiomas. 

2️⃣Inteligência Lógico-Matemática: relacionada à resolução de problemas, pensamento lógico e facilidade com os números. 

3️⃣ Inteligência Espacial: envolve a capacidade de perceber o mundo visualmente, entender mapas, gráficos e ter um bom senso de direção – tanto em cenários reais quanto imaginários.

4️⃣Inteligência Musical: refere-se à habilidade de compreender, criar e apreciar música, incluindo o ritmo e a melodia. Pessoas com essa características têm facilidade para tocar instrumentos musicais. 

5️⃣Inteligência Corporal-Cinestésica: envolve o controle e a coordenação do corpo e facilidades com atividades que exigem movimento. Além disso, essa habilidade proporciona facilidade em se expressar emocionalmente por meio do próprio corpo.

6️⃣Inteligência Interpessoal: relacionada à capacidade de entender as emoções, motivações e comportamentos de outras pessoas, facilitando as interações sociais e a empatia.

7️⃣Inteligência Intrapessoal: refere-se ao autoconhecimento e à capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções e motivações.

8️⃣Inteligência Naturalista: envolve a capacidade de observar, compreender e se relacionar com a natureza, a exemplo de fenômenos naturais, animais e o ambiente natural.

9️⃣Inteligência Existencialista: facilidade para compreender aspectos sobre a existência humana, características de profissionais das áreas humanas, tais como filósofos e sociólogos. Também estão relacionados a temas espirituais e religiosos. 

Como abordar as inteligências múltiplas na escola? 

Antes de começar, é essencial entender que trabalhar as inteligências múltiplas na escola envolve uma mudança no ensino-aprendizagem. Isso porque é necessário aderir a uma educação pautada na formação integral e socioemocional, e não apenas na atribuição de notas por meio das tradicionais provas avaliativas, nas quais apenas habilidades cognitivas são desenvolvidas. 

É importante lembrar que os alunos podem ter múltiplas inteligências, e a ênfase pode variar de um indivíduo para outro. Portanto, é fundamental criar um ambiente de aprendizado que permita que os alunos explorem e desenvolvam suas inteligências livremente. 

Além disso, a  colaboração entre os professores de diferentes disciplinas é essencial para enriquecer a abordagem na escola e, estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas na sala de aula pode ser uma tarefa relativamente simples. Veja dicas a seguir! 

Atividades para o ensino-aprendizagem  

Inteligência Linguística

  • promova a leitura e a escrita em todas as disciplinas;
  • incentive a discussão e o debate;
  • realize atividades de dramatização, como peças teatrais;
  • mantenha uma biblioteca rica em livros e recursos de leitura.

Inteligência Lógico-matemática

  • ofereça problemas que exigem raciocínio lógico;
  • incentive a resolução de quebra-cabeças e jogos matemáticos;
  • ensine programação e pensamento computacional;
  • explore aplicações práticas da matemática em situações do cotidiano.

Inteligência Espacial

  • utilize mapas, gráficos e imagens para ilustrar conceitos;
  • promova atividades de arte, como pintura;
  • explore a geografia e a cartografia.

Inteligência Musical

  • integre a música nas aulas, relacionando-a a conceitos acadêmicos;
  • ofereça aulas de música no contraturno escolar;
  • realize atividades que envolvam criação musical na sala de aula;
  • explore a história e a cultura da música.

Inteligência Corporal-cinestésica

  • promova atividades físicas e esportivas;
  • incentive a dança e a expressão corporal;
  • integre o movimento em atividades de aprendizado, como brincadeiras infantis;
  • explore a anatomia e a fisiologia do corpo humano.

Inteligência Interpessoal

  • promova projetos e atividades de colaboração em grupo;
  • incentive discussões e debates construtivos;
  • ensine habilidades de comunicação e resolução de conflitos.

Inteligência Intrapessoal

  • encoraje a reflexão pessoal e o autoconhecimento;
  • estimule a definição de metas pessoais e o Projeto de Vida;
  • ensine estratégias de inteligência emocional.

Inteligência Naturalista

  • promova a exploração e a observação da natureza;
  • realize atividades ao ar livre, como horta comunitária e excursões para o zoológico;
  • elabore atividades que abordem a biodiversidade.

Inteligência Existencialista 

  • promova discussões em sala de aula sobre questões existenciais;
  • realize debates sobre como a liberdade e a escolha;
  • apresente e integre obras literárias e filosóficas no currículo educacional. 

Apesar de complexo, abordar as inteligências múltiplas na escola é um passo importante para uma educação inovadora. Entretanto, esse processo pode ser mais fácil com o auxílio da educação socioemocional

Isso porque ambas as abordagens trabalham em conjunto para formar alunos completos, preparados não apenas para enfrentar desafios acadêmicos, mas também para a vida.

Você está pronto para transformar a educação e preparar seus alunos para um futuro cheio de desafios e oportunidades? Descubra como abordar e promover a educação socioemocional pode fazer toda a diferença nesse processo. Explore mais sobre o tema e obtenha dicas valiosas no blog do My Life. 

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