O Projeto de Vida é descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma parte fundamental para o desenvolvimento da educação básica e que pode ajudar o aluno a responder uma pergunta comum na infância, “o que você quer ser quando crescer?“, estimulando o autoconhecimento e o planejamento sobre o futuro.
Como é papel dos professores e coordenadores ajudar os alunos a reconhecer suas aptidões, anseios e interesses, o Projeto de Vida permite que a escola coloque isso em prática. Se você ainda não sabe como ele funciona, acompanhe nosso guia e tire suas dúvidas!
O que é Projeto de Vida?
O Projeto de Vida é, em primeiro lugar, um componente curricular que passou a fazer parte do Novo Ensino Médio. Na prática, é também um processo de planejamento de vida desenvolvido pelo aluno, e orientado pelos professores.
Nele, o aluno reconhece seus interesses profissionais, sociais e pessoais, entendendo como eles apontam para caminhos futuros. Segundo a BNCC, o Projeto de Vida vai muito além do âmbito profissional, e visa a orientar os alunos de maneira integral, inclusive na orientação para colocar em prático os projetos do futuro.
“Ao se orientar para a construção do Projeto de Vida, a escola que acolhe as juventudes assume o compromisso com a formação integral dos estudantes, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida.”
Então, fazem parte da construção do Projeto de Vida atividades que permitam ao aluno identificar seus pontos fortes e fracos, desenvolver suas áreas de interesse, estabelecer metas pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo.
Portanto, o Projeto de Vida vai além do rendimento escolar e transforma o estudante em protagonista de sua própria jornada.
Quais são as dimensões do Projeto de Vida?
As dimensões da vida do aluno que devem ser consideradas na construção do Projeto de Vida são: profissional, social e pessoal.
É importante que cada um delas não seja vista de maneira isolada no desenvolvimento dos valores e competências, mas sempre integrados. É o conjunto dos três pilares que permite um desenvolvimento integral do aluno. Abaixo, entenda mais sobre como funcionam as dimensões do Projeto de Vida.
Profissional
O Profissional diz respeito ao direcionamento que a escola oferece ao aluno para as possibilidades do mundo do trabalho. Isso significa que, desde cedo, é importante trabalhar atividades que permitam ao aluno explorar suas aptidões e desenvolver valores como a criatividade, a responsabilidade, a curiosidade científica e a liderança.
Social
A dimensão social reforça a necessidade de que o aluno consiga integrar suas ações, valores e reflexões à realidade na qual está inserido. Entendendo-se como pertencente a grupos maiores, como a família, a escola, o país ou o estado, fica mais fácil para as crianças e adolescentes terem uma real noção de como as suas atitudes impactam seu contexto ao redor.
Portanto, as atividades trabalham com a dimensão social do Projeto de Vida para formar pessoas para o exercício da empatia, do convívio, da ética e da cidadania. É importante que os alunos reflitam e cheguem a soluções comuns para vários desafios.
Pessoal
A dimensão Pessoal do Projeto de Vida está relacionada ao propósito de ajudar o aluno a construir sua identidade e os valores que guiam suas atitudes, lidar com emoções, reconhecer e entender sua origem. São fatores que contribuem para a formação de pessoas com boa autoestima e capacidade de contribuir positivamente com seu entorno.
Qual é a importância do Projeto de Vida nas escolas?
Agora que você sabe o que é e como funciona o Projeto de Vida, entenda mais sobre a sua importância no ambiente escolar.
Autoaprendizagem do aluno
O Projeto de Vida não é algo estático. Ao contrário, ele está em constante desenvolvimento, adaptando-se às mudanças de interesse e planos para a vida profissional e pessoal. Com o Projeto de Vida, os alunos aprendam a pesar e repensar suas ideias, expandindo a jornada do conhecimento para além da sala de aula.
Essa autoaprendizagem permite que o aluno desenvolva um pensamento autônomo, crítico e autodidata diante dos desafios que vai encontrar pela frente.
Direcionamento desde a vida escolar
O Projeto de Vida, em um sentido mais amplo, é um plano que tem o objetivo de tornar consciente nossa trilha de aprendizagem ao longo da vida, além de valores, competências e dificuldades.
Quando essa reflexão acontece na vida escolar de uma criança, mais tempo ela terá para correr atrás dos seus sonhos. Não à toa, o Projeto de Vida passou a ser um componente obrigatório no Ensino Médio.
As práticas e as reflexões promovidas devem permitir que o aluno analise sua identidade e seu papel para fazer planejamentos mais conscientes sobre o futuro.
Protagonismo juvenil
O protagonismo do aluno parte da premissa de que o processo de ensino é uma via de mão dupla, pois tanto os professores quanto os estudantes têm a ensinar e a aprender. Essa configuração permite que o aluno assuma uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado, desenvolvendo habilidades socioemocionais enquanto estuda as matérias.
A proposta do Projeto de Vida está baseada na premissa do protagonismo juvenil, ao permitir que os próprios alunos construam seus projetos, reconhecendo suas aptidões, interesses e planos para o futuro a curto, médio e longo prazo. Os professores passam a ser guias do conhecimento, avaliando e oferecendo orientações.
Habilidades socioemocionais
Podemos entender as habilidades sociomocionais como características que estão relacionadas à inteligência emocional, como autogestão, autoconsciência, responsabilidade e tomada de decisões. É a partir dessas e outras competências que crianças e jovens podem planejar uma vida produtiva e feliz, já durante o período escolar.
Quando o Projeto de Vida é trabalhado na escola?
A BNCC destaca que a passagem dos Anos Finais do Fundamental para o Ensino Médio é uma oportunidade de a escola começar a delinear o Projeto de Vida com o aluno. Esse é um momento que reúne diversos dos seus anseios em relação ao futuro, o que pode servir de motivação para sua construção. A seguir, entenda mais sobre como isso é feito na prática.
Ensino Fundamental
Nessa etapa da educação básica, é esperado que o aluno já tenha desenvolvido sua capacidade de compreender questões de maneira mais ampla. Por isso, é nesse momento que se desenvolvem condições para organizar sentimentos e formar opiniões mais abrangentes, adotando comportamentos coerentes e éticos.
É importante buscar atividades que ajudem o aluno a compreender seu papel como cidadão e a suas possibilidades de atuação profissional no futuro. As duas competências podem ser trabalhadas em sala de maneira inicial, pois elas formam os estudantes para pensarem questões na fase do Ensino Médio.
Ensino Médio
O Novo Ensino Médio, que entra em vigor a partir de 2022, em todo o país, estabeleceu uma reforma na estrutura dessa etapa da aprendizagem. A legislação (lei nº 13.415/2017) determina, dentre outras ações, que o Projeto de Vida seja um componente obrigatório na grade curricular dos alunos.
Portanto, ele tem uma inserção importante na proposta do Novo Ensino Médio. Isso porque a formação integral do aluno e o incentivo ao protagonismo diante do aprendizado são valores que estão no foco do Ensino Médio. O Projeto de Vida se torna, então, uma das medidas para colocar esses valores em prática.
Outra ação, a título de exemplo, é a possibilidade de o estudante do Ensino Médio montar seu currículo dentro de uma área de atuação com os itinerários formativos. Dessa forma, o aluno pode se preparar para o mundo do trabalho, enquanto tem no Projeto de Vida um espaço fundamental para reconhecer suas aptidões, buscar um estilo de vida saudável e sustentável no futuro.
Como o My Life ajuda na aplicação do Projeto de Vida?
O My Life – programa de educação socioemocional da Conexia Educação e desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna tem como seu principal objetivo promover um projeto de vida saudável para os estudantes dos Anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
As habilidades socioemocionais são entendidas como competências que influenciam o modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age.
Os pesquisadores do Instituto Ayrton Senna organizaram as competências socioemocionais em cinco macrocampos de acordo com as capacidades de engajamento com os outros, amabilidade, abertura ao novo, autogestão e resiliência emocional.
O programa apoia escolas que desejam adequar o Projeto de Vida às diretrizes da BNCC, garantindo que os alunos tenham contato com seus projetos a partir do 9° ano e recebam a devida orientação em cada uma de suas jornadas.
Quais os diferenciais do My Life?
A escolha de um parceiro que forneça o programa ideal para sua instituição de ensino passa pelo conhecimento do que ele vai oferecer a mais para a atuação dos seus professores em sala de aula e dos benefícios tanto para pais quanto para alunos.
Confira, a seguir, os diferenciais que o programa My Life pode oferecer à aplicação do Projeto de Vida na sua escola:
- embasamento científico: o instrumento de avaliação do My Life foi desenvolvido e testado pelo Instituto Ayrton Senna ao longo de mais de 25 anos de pesquisa científica sobre desenvolvimento socioemocional;
- educação bilíngue: os conteúdos do programa são focados em oferecer aos alunos uma experiência em pelo menos duas línguas diferentes;
- conteúdo 100% digital: o programa integra família, escola e aluno em uma única plataforma digital, aumentando o nosso poder de comunicação com as novas gerações e facilitando a aplicação das atividades;
- avaliações: as atividades têm um caráter diagnóstico e contribuem para o desenvolvimento de planos de ação por parte dos professores. Eles conseguem identificar os principais desafios enfrentados por suas turmas e recebem orientações para agir da maneira mais adequada;
- acompanhamento individualizado: embora o programa faça as avaliações do conjunto das turmas, os professores podem ter acesso aos resultados e à evolução individual de cada aluno, o que garante uma gestão ainda mais personalizada para a escola e planos de ação mais certeiros;
A aplicação correta e bem planejada do Projeto de Vida auxilia professores, alunos e seus familiares. Como vimos, esse é um componente curricular que pode fazer a diferença no planejamento dos alunos para a fase adulta. Conte com o programa de educação socioemocional My Life para garantir a construção do projeto a partir das competências socioemocionais na escola!
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