Programa de Educação Socioemocional tem parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna e ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais

Ebook Sobre Suicídio: Como Identificar Sinais e Prevenir sua Escola

Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos, diz o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso corresponde a 800 mil pessoas que desistem de viver por ano em todo o mundo. Os números revelam que o problema é grave e é preciso ficar em alerta para os sinais que são apresentados por aqueles que querem cometer o ato.

Ainda de acordo com a OMS, 90% dos casos poderiam ser evitados, mas o assunto ainda é considerado um tabu. Fala-se pouco de suicídio e muitas vezes quem percebe algo errado, não sabe abordar quem está passando por essa situação.

Baixe aqui dicas e orientações para a prevenção ao suicídio na sua escola.


Ebook Prevenção Suicídio na sua Escola

O suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos e alguns fatores que levam a esses pensamentos são: falta de ânimo, apoio, ansiedade, enfrentamento dos desafios do dia a dia, acúmulo de problemas, entre outros. 

Nos últimos anos houve um aumento nos casos de suicídio entre os jovens e por isso é importante trabalhar competências socioemocionais dentro do ambiente escolar para ajudá-los a desenvolver este lado e saber como enfrentar os desafios do dia a dia.

Centro de Valorização da Vida realiza atendimento emocional e ajuda na prevenção ao suicídio. 

O que leva alguém cometer suicídio?

Os “4D”: depressão, desesperança, desemparo e desespero.

Sentimento de inutilidade.

Culpa, raiva de si mesmo, impulsividade e agressividade.

Sinais apresentados

  • Já ter tentado o suicídio
  • Transtornos mentais
  • Solidão
  • Isolamento social

Como ajudar essa pessoa?

Quem enfrenta o problema tem alto risco de tentar o suicídio e precisa ser ouvida. É importante também saber como abordá-la e fazer perguntas certas sem ela se sentir culpada pelo o que está passando.

Alguns exemplos de abordagem:

  • Como você se sente?
  • Você gostaria de uma ajuda profissional?
  • Eu acompanho você e estarei do seu lado.

Você pode auxiliar a pessoa em todos os sentidos para que ela volte a ter prazer em viver. Incentive-a ter um estilo de vida saudável, descansar, dar atenção ao sono, fazer uma atividade física, ampliar as relações sociais etc.

Mostre para a pessoa que a vida é muito mais do que um problema.

Sobre o My Life – Educação Socioemocional

O My Life, marca da Conexia Educação, é um programa destinado a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio em parceria com o Instituto Ayrton Senna e está 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente ao que se refere ao desenvolvimento das competências gerais.

Com uso de metodologias ativas conteúdos multidisciplinaresinterdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.

O programa conta com uma plataforma única, totalmente digital, que se conecta diretamente a linguagem dessa nova geração de alunos e fornece também aos professores o acesso a todas as informações e orientações para realização das aulas.

Saiba mais em www.mylifesocioemocional.com.br