Separamos duas dicas fundamentais para utilizar a inteligência emocional como aliada antes das provas.

Separamos duas dicas fundamentais para utilizar a inteligência emocional como aliada antes das provas

A pressão para garantir uma boa nota e a entrada na universidade misturada com a expectativa de iniciar um novo ciclo e construir uma carreia são as principais causas de nervosismo nos jovens que estão se preparando para os vestibulares – período considerado um dos mais difíceis na vida dos estudantes.

A ansiedade que toma conta dos jovens é, muitas vezes, provocada pela alta expectativa do resultado que será obtido nos exames. A cobrança vem de todos os lados – da escola, de si próprio e, principalmente, da família.

Esse “mix” de sentimentos exige dos pais cuidados especiais para manter a motivação dos filhos, e a inteligência emocional pode ser uma grande aliada nesse processo.

Separamos duas dicas fundamentais para que os pais possam amparar seus filhos nessa fase de vestibular.

Demonstre Apoio e Compreensão

Sabemos que a rotina da maior parte das famílias é intensa, mas separe uma hora do seu dia para acompanhar o cronograma de estudos do seu filho.

Esteja disponível para ajudar em algumas atividades, como revisar leituras juntos, tirar dúvidas sobre conteúdos que você domina, ou simplesmente seja um ombro amigo para que seu filho possa desabafar nos momentos mais difíceis.

Demonstre confiança de que você acredita no potencial do jovem. O apoio emocional é fundamental.  

Evite Cobrar e Pressionar

Pais também criam expectativas sobre a vida profissional de seus filhos, porém devem evitar cobranças excessivas e pressões exageradas – o que causa pânico e medo do fracasso.

Troque a cobrança por incentivo. Seja parceiro de seu filho e estimule-o a conquistar os objetivos que deseja.

Cobertura Enem

Em parceria com a Veja e o Guia do Estudante, a Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, preparou uma megacobertura logo após as provas do Enem, nos dias 17 e 24 de janeiro, a partir das 19h30. Os alunos poderão acompanhar a live especial, que terá comentários e correção da prova.

Acesse: www.plataformaaz.com.br/100diasenem

My Life

O My Life – Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue. Possui conteúdo 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente no que se refere ao desenvolvimento das competências gerais, e todo embasamento científico que apenas o Instituto Ayrton Senna, organização reconhecida como cátedra UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano, pode fornecer. Com uso de metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.