De acordo com o dicionário, o termo cooperação significa “ação de cooperar, de auxiliar e colaborar, prestando ajuda ou auxílio”. Essa habilidade socioemocional é essencial para o convívio saudável nos meios sociais e profissionais, onde precisamos ajudar e sermos ajudados.
O estímulo à cooperação é tão importante que ele é citado diversas vezes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, desenvolver essa habilidade garante que a escola atenda às diretrizes do documento ao mesmo tempo que contribui para a aprendizagem emocional dos alunos.
Se você não sabe como trabalhar a cooperação entre os alunos, reunimos 8 atividades e brincadeiras que podem ajudar a estimular essa habilidade em jovens de qualquer idade. Veja a seguir!
Atividades para trabalhar a cooperação entre os alunos
Para facilitar a realização das brincadeiras em qualquer escola, separamos atividades fáceis e que podem ser feitas com poucos recursos. Confira!
1. Telefone sem fio
O telefone sem fio é uma das brincadeiras de incentivo à cooperação mais conhecida entre as crianças. Mas se engana quem pensa que ela pode ser educativa apenas para os pequenos: todas as idades podem desfrutar e aprender com essa atividade.
Como a maioria das pessoas já conhece essa atividade, vamos explicar de maneira resumida: após os alunos formarem uma fileira, o professor fala uma frase no ouvido do primeiro da fila.
O primeiro da fila precisa repetir o que ouviu para o segundo, o segundo para o terceiro, e assim por diante. No fim, o último da fila precisa repetir o que ouviu em voz alta. Além de estimular a cooperação, essa atividade desenvolve a memória e a concentração dos alunos.
2. Complete o texto
Completar o texto é uma maneira lúdica e muito divertida de estimular a cooperação. Nela, um aluno precisa começar um texto com três palavras e, em seguida, passar para o colega, que também escreverá três palavras. Isso se segue até os alunos alcançarem o número limite de palavras estabelecida pelo professor.
A ideia é que não haja um tema para a produção, para que os jovens exercitem a imaginação. Já no final do exercício, todos são convidados a ler a história que escreveram e a divertir a classe com as suas criações.
Leia também: Como desenvolver habilidades nos alunos? Confira o nosso guia completo
3. Desenho em dupla
O desenho em dupla é mais uma atividade artística e criativa que estimula a cooperação. Para realizá-la, o professor divide os alunos em duplas e pede para que eles se sentem um de costas para o outro.
Uma pessoa da dupla precisa descrever algum objeto onde esteja vendo, enquanto o outro precisa desenhar, seguindo as orientações do colega. Após a finalização do desenho, as duplas podem alterar a função.
4. Atividades baseadas em resolução de problemas
Você conhece a Aprendizagem Baseada em Problemas? Essa é uma proposta pedagógica em que o aluno aprende e desenvolve competências e habilidades por meio da resolução de problemas. Ela faz parte do grupo de metodologias ativas de aprendizagem.
Para isso, o professor pode formar grupos com alunos nos quais as habilidades se complementam. Por exemplo, se um indivíduo é bom em raciocínio lógico, o colega pode ser ótimo com habilidades de comunicação. Dessa maneira, cada um utiliza o conhecimento próprio para chegar a uma solução final.
5. Caça ao tesouro
A caça ao tesouro também é outra atividade lúdica que pode ser utilizada em qualquer etapa do Ensino Básico para estimular a cooperação e a aplicação de conhecimentos aprendidos em classe.
Mas para que os alunos possam desenvolver essas habilidades, o ideal é que a brincadeira não tenha caráter competitivo ou tenha apenas um vencedor. Nesse caso, o professor pode criar uma narrativa em que os alunos possam resolver, em conjunto, o enigma da história.
Com isso, todos saem ganhando ao encontrar o tesouro.
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6. Bola no ar
Que tal propor uma atividade que exige um pouco mais de condicionamento físico e ao ar livre? Para isso, realize com os seus alunos a brincadeira bola no ar.
Para isso, os alunos precisam ficar em uma roda e de mãos dadas. O professor joga um balão inflável no ar, e o objetivo dos alunos é não deixá-la cair no chão. Mas, para isso, eles não podem soltar as mãos.
7. Mímica
O jogo da mímica também pode ser adaptado para estimular a aprendizagem e trabalhar a cooperação entre os estudantes.
Para realizar a brincadeira, o professor pode separar a sala em grupos ou duplas. Cada dupla ou grupo terá que fazer mímica para o outro. O tema pode ser decidido pelo docente e, inclusive, utilizar assuntos citados em classe.
Entretanto, essa é mais uma atividade em que vale reforçar que ela não visa escolher vencedores e perdedores. Todos aprendem e, então, todos ganham!
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8. Jogos digitais
Alguns professores podem acreditar que os jogos atrapalham o ensino-aprendizagem. Entretanto, ela é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo o senso de cooperação.
Há diversos jogos digitais que podem ser jogados em dupla, em que as duas pessoas precisam trabalhar em conjunto para chegar até a última fase. Caso a sua escola tenha um laboratório de informática, inclua os games nas atividades acadêmicas.
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O programa de educação socioemocional My Life, que tem parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais.
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