As competências socioemocionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes, indo além do aprendizado acadêmico. Elas estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visando preparar os alunos para lidar com os desafios do futuro.
Com a sociedade e o mercado de trabalho em constante evolução, é essencial que os estudantes saibam, por exemplo, como trabalhar em equipe, ser resilientes, demonstrar empatia, autogerir-se e ter iniciativa social.
Diante disso, surge o grande desafio: como você, que atua na escola, pode implementar as competências socioemocionais de forma eficaz?
Neste texto, você descobrirá quais são as 8 habilidades mais importantes que você precisa investir no desenvolvimento no próximo ano letivo.
Quais são as competências socioemocionais?
Competências socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida que permitem que o indivíduo reconheça, compreenda e gerencie suas emoções, além de interagir de maneira saudável com a sociedade. Entre essas competências estão a autogestão, o engajamento com os outros, a amabilidade, a resiliência emocional e a abertura ao novo.
Escolas que promovem o desenvolvimento dessas competências não só cumprem as diretrizes da BNCC — que exigem sua inserção em todas as fases do ensino —, como também oferecem uma educação mais completa e integral.
Conforme a BNCC, ao implementar essas competências, sua escola estará formando cidadãos críticos, colaborativos e conscientes, preparados para enfrentar os desafios do século XXI e do mercado de trabalho do futuro.
Além disso, as competências socioemocionais estão ligadas a aspectos importantes como:
- Melhoria do desempenho acadêmico;
- Aumento do sentimento de pertencimento escolar;
- Prevenção à violência escolar e às práticas de bullying e cyberbullying;
- Desenvolvimento de habilidades para construir e manter relações saudáveis;
- Benefícios para a saúde mental e física das crianças e jovens.
Por que as competências socioemocionais são importantes para o futuro?
O mercado de trabalho valoriza as habilidades cognitivas, mas as competências socioemocionais têm ganhado cada vez mais destaque. Profissionais capazes de lidar com situações adversas, trabalhar em equipe, construir relacionamentos e gerenciar suas emoções em ambientes de alta pressão se sobressaem.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2025, muitas das competências mais valorizadas estarão diretamente ligadas às habilidades socioemocionais, como a capacidade de resolver problemas, a comunicação eficaz e o pensamento crítico e inovador.
Portanto, o desenvolvimento dessas competências na escola vai muito além do ambiente educacional, com impactos duradouros ao longo da vida. É responsabilidade da escola preparar os alunos para carreiras de sucesso e para a vida em sociedade, capacitando-os a serem cidadãos resilientes e emocionalmente saudáveis.
8 competências socioemocionais para desenvolver na escola + benefícios
Agora que entendemos a importância das competências socioemocionais, vamos destacar algumas das principais que são essenciais para a equipe escolar desenvolver na escola, de acordo com cada fase educacional e os benefícios que elas podem trazer.
Educação Infantil
1. Autocontrole
Aprender a reconhecer e controlar as emoções desde cedo ajuda as crianças a terem foco e disciplina nas atividades.
2. Empatia
Colocar-se no lugar do outro e entender os sentimentos dos colegas promove respeito e compreensão, melhorando a convivência.
Benefícios: nesta fase, as crianças estão descobrindo o mundo e suas capacidades de lidar com as transformações. Estimular as competências socioemocionais com atividades inovadoras, que despertem a criatividade infantil será um diferencial que contribuirá para um ambiente de convivência mais harmonioso onde elas respeitam a diferença e compartilham suas emoções e sentimentos.
Ensino Fundamental 1
3. Responsabilidade
Assumir a responsabilidade por seus atos e tarefas estimula o senso de dever, compromisso, organização e foco, tanto pessoal quanto social.
4. Trabalho em equipe
Atividades em grupo ajudam os alunos a desenvolverem a capacidade de ouvir, respeitar diferentes pontos de vista, ter pensamento crítico e trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.
Benefícios: as crianças se tornam mais comprometidas com seus próprios processos de aprendizagem, se tornando protagonistas e desenvolvem habilidades que serão úteis tanto no ambiente escolar quanto na vida adulta.
Ensino Fundamental 2
5. Resiliência
Na adolescência, os desafios aumentam e os resultados nem sempre são os esperados. Ter resiliência, lidar com frustrações e enfrentar desafios de forma saudável faz toda a diferença.
6. Comunicação eficaz
Ter a habilidade de se expressar de maneira clara e respeitosa ajuda a prevenir conflitos e a se posicionar de forma positiva em equipes.
Benefícios: alunos resilientes enfrentam melhor os desafios escolares, sociais e pessoais. Assim, em conjunto, é possível construir um projeto de vida e promover um ambiente escolar com maior engajamento, baseado no diálogo, colaboração, respeito e fortalecimento do vínculo entre aluno e professor.
Ensino Médio
7. Autoconfiança
Na fase final da educação básica, decisões importantes precisam ser tomadas. Estimular a autoconfiança ajuda os alunos a enfrentarem desafios e a tomarem decisões mais assertivas, tanto no vestibular quanto na vida.
8. Pensamento crítico
Desenvolver um pensamento crítico é fundamental para contribuir ativamente na sociedade, questionando e analisando informações para tomar decisões conscientes.
Benefícios: ao desenvolver alunos que tenham autonomia, confiança e tenham pensamento crítico e inovador, é possível ter mais chances de sucesso, seja no âmbito acadêmico quanto no pessoal e profissional.
Bônus: como suprir a demanda pela educação socioemocional na escola
A demanda de pais em busca de escolas que ofereçam a educação socioemocional na grade curricular tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. No entanto, desenvolver competências socioemocionais na escola pode ser desafiador, principalmente levando em consideração as atividades mais importantes para cada faixa etária.
Mas, essa jornada pode ser mais fácil do que você imagina. Se você tiver suporte de uma solução educacional reconhecida no mercado, como o My Life da Conexia Educação — criada com o respaldo da expertise do Grupo SEB, que atua há mais de 60 anos no mercado educacional nacional e internacional —, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é tarefa fácil.
Além de ter uma abordagem completa para a educação socioemocional, alinhada com a BNCC, o My Life pode ser aplicado em todas as fases de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio.
Com ele as escolas recebem um suporte personalizado para integrar essas competências ao currículo, promovendo um ambiente mais acolhedor e preparado para formar cidadãos aptos para tomar decisões mais significativas para o futuro.
Aliás, a aplicação do My Life é facilitada e pode ser feita por qualquer docente, sem necessidade de equipe especializada.
Quer saber mais sobre como implementar um programa socioemocional que estimule verdadeiramente as competências de acordo com cada faixa etária?
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