Qual a importância do seu desenvolvimento neste período de quarentena?

As emoções possuem papéis muito específicos e adaptativos, desempenhando funções fundamentais para a vida em sociedade. Elas otimizam a percepção sensorial, melhorando a detecção de estímulos ameaçadores e ativando as respostas comportamentais que damos a eles; auxiliam a tomada de decisões, aumentando a memória para eventos importantes, e orientam interações pessoais.

Em tempos de isolamento social, é natural que emoções fiquem a for da pele, pois estamos em uma situação nunca vivida para a maioria das pessoas. Não possuímos repertório para lidar com o que está acontecendo. Home office, homeschooling, duas ou mais pessoas dividindo o espaço da casa com videoconferências importantes de trabalho, crianças tendo aulas on-line ou brincando, precisando de atenção e apoio. Podemos ter também as férias não planejadas ou a ausência de trabalho. Vamos aprendendo a cada dia com as novas situações.

Todo esse contexto ocorre, muitas vezes, longe das pessoas que amamos e que nos provocam a percepção de segurança, o que pode nos deixar mais tristes, receosos e estressados. Perdemos nossa sensação de controle das situações, do tempo e das coisas, o que nos deixa mais inseguros, irritados, frustrados. Tudo isso afeta nosso autoconhecimento e autoconfiança, pois em meio ao caos já não conseguimos identificar os recursos internos que temos (e todos os possuem) para lidar com as situações mais desafiadoras.

O desenvolvimento de competências socioemocionais é fundamental nesse momento. Pois, proporciona o fortalecimento de nossos recursos internos para que possamos enfrentar esse momento desafiador para todos.

Competências socioemocionais

As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que todas as pessoas possuem dentro de si. Elas são influenciadoras do modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação, ou seja, incluem a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções e se relacionar com o outro. Sabe-se que elas não são fixas e manifestam-se com intensidade e modos diferentes de acordo com os elementos sociais e culturais que atravessam a história de cada pessoa e assim são possíveis de serem desenvolvidas ao longo da vida.

Você pode até não identificar, mas o uso das competências socioemocionais está presente em vários momentos da nossa vida, por exemplo: quando começamos a fazer uma tarefa e persistimos mesmo com preguiça ou quando o desafio se mostra maior que o imaginado. Quando utilizamos nossa criatividade para fazer algo diferente ou aprendeu a tocar algum instrumento. Quando nos colocamos no lugar do outro e o ajudamos a enfrentar uma situação difícil ou a comemorar uma conquista. Todas essas ações, muito comum no dia a dia, são requerem competências socioemocionais.

Na educação, os alunos que têm competências socioemocionais possuem melhores índices de aprendizagem. Estudantes mais organizados, focados e confiantes aprendem mais. Alunos mais persistentes e resilientes possuem maior comprometimento com objetivos de longo prazo e lidam melhor com frustrações e conflitos. Isto porque a aprendizagem dos conteúdos curriculares não envolve apenas competências ligadas ao raciocínio e à memória, mas exige também motivação e capacidade de controlar a ansiedade e outras emoções.

A vice-presicente de educação do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras, participou de uma live da Conexia Educação, na qual enfatizou a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais como foco da educação atual e ressaltou a permanência de seus benefícios para toda a vida.

“Uma competência que se chama Autogestão está associada ao aprendizado de matemática. O aluno que tem essa competência aprende em um ano letivo, o equivalente a três meses a mais do que um aluno que não tem, então desenvolver essa competência é importante não só para agora, mas é importante para a escola e ela está associada a ganhos que temos ao longo de toda a vida”, Tatiana.

Confira a Live completa da Conexia Educação com Tatiana Filgueiras

My Life

O My Life – Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, em parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue. Possui conteúdo 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente ao que se refere ao desenvolvimento das competências gerais. E todo embasamento científico que apenas o Instituto Ayrton Senna, organização reconhecida como cátedra UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano pode fornecer. Com uso de metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.