O último bimestre escolar é um período de grande expectativa e ansiedade para os alunos, familiares e professores, já que nele constam as notas e o desempenho dos estudantes ao longo do ano letivo.
Ou seja, podemos afirmar que o boletim do último bimestre marca o fechamento de um ciclo acadêmico e pode decidir a próxima etapa de estudos do aluno.
Com tantas emoções fortes, vale se perguntar: sua escola está preparada para apoiar os estudantes nesse período? Se você quer encerrar o ano letivo da sua escola com chave de ouro, confira as dicas que o My Life preparou para você!
Sua escola está preparada para o último bimestre escolar?
Para os alunos, o último bimestre do calendário escolar é um período intenso. Eles revisam os conteúdos estudados durante todo o ano, fazem as avaliações finais e entregam projetos e atividades que podem influenciar nas notas. Ou seja: a pressão para obter bons resultados e garantir o sucesso acadêmico é enorme.
Somado a isso, os estudantes enfrentam a ansiedade de esperar pelas notas finais, pois elas têm um impacto direto em seu futuro educacional. O último boletim escolar pode decidir se o estudante terá de fazer alguma recuperação escolar ou se poderá curtir as férias de verão um pouco mais cedo.
Já para os pais e responsáveis, esse período é um momento de expectativas e preocupações. Eles acompanham de perto o desempenho dos alunos e aguardam ansiosamente a divulgação do boletim para celebrar as conquistas de seus filhos ou, em alguns casos, para identificar áreas de melhoria.
Nesse contexto, a forma como a escola aborda a divulgação dos boletins pode ser vista como uma oportunidade valiosa de ensinar os estudantes a lidar com a avaliação, o feedback e a autorresponsabilidade, habilidades cruciais para uma aprendizagem de sucesso. E, claro, para aproximar a família da rotina acadêmica do aluno.
6 dicas para ajudar seus alunos na fase final do ano letivo
Para ajudar os alunos na fase final do ano letivo ao receberem os boletins escolares, é essencial adotar estratégias eficazes, como as listadas abaixo. Entenda!
Oriente os alunos antes do último bimestre
A preparação para a reta final do calendário escolar começa bem antes de dezembro. Desde o início do último bimestre escolar, os educadores precisam fornecer orientações claras sobre os critérios de avaliação e as expectativas acadêmicas. Isso ajuda os alunos a entenderem o que está sendo avaliado e a se prepararem para esse momento.
Além disso, os professores também podem apresentar estratégias de estudo e métodos eficazes de organização e planejamento. Os alunos podem desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo e a estabelecer rotinas de estudo eficientes, garantindo que estejam maximizando seu potencial acadêmico ao longo do bimestre.
Forneça feedback
Oferecer feedback regular ao longo de todo o último bimestre é essencial, porque permite que os alunos identifiquem áreas de melhoria e façam ajustes antes do fechamento do ano letivo.
Além disso, o feedback também envolve os alunos no processo de aprendizado, incentivando-os a refletir sobre seu trabalho e a pensar criticamente sobre como podem melhorar para o próximo ano – ou para as avaliações de recuperação.
Disponibilize apoio individualizado
Reconhecer que cada aluno é único e pode enfrentar desafios é importante para reduzir o número de estudantes com baixo desempenho no último bimestre. Assim, oferecer apoio individualizado, seja por meio de aulas de reforço ou orientação acadêmica, demonstra uma preocupação da gestão escolar com o progresso de cada estudante.
Para proporcionar um apoio individualizado, a gestão escolar deve investir na avaliação das necessidades específicas de cada aluno. Assim, a escola pode adaptar suas estratégias de ensino-aprendizagem de forma mais eficaz, garantindo que cada estudante tenha a oportunidade de alcançar seu máximo potencial.
Oriente pais e responsáveis adequadamente
Manter uma comunicação aberta e transparente com os pais/responsáveis é fundamental no fim do ano letivo. Eles devem ser informados regularmente sobre o desempenho de seus filhos, para poderem apoiá-los de maneira eficaz.
Além disso, a gestão escolar pode orientá-los em como lidar com o recebimento do boletim escolar. Por exemplo, uma dica importante é iniciar uma conversa aberta e empática com o aluno. Afinal, eles podem estar se sentindo desanimados ou ansiosos com as notas, então é importante criar um ambiente familiar seguro para discutir o assunto.
Celebre as conquistas dos alunos
Reconhecer e celebrar as conquistas dos estudantes, mesmo que pequenas, é importante para motivá-los. Essa atitude reforça a ideia de que o esforço é recompensado e incentiva a perseverança nos próximos semestres letivos, independentemente das notas recebidas.
Um aluno melhorou em uma área, mesmo sem ter obtido nota necessária para a aprovação? Esse feito precisa ser incentivado e reconhecido. Mais do que isso, a gestão escolar precisa criar um ambiente acadêmico que ajude a aliviar a tensão.
Também é importante ensinar aos jovens a lidar com o fracasso e as notas baixas. Ajudá-los a ver o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e a desenvolver resiliência é uma habilidade valiosa para o próximo ano letivo, assim como para a vida do estudante.
Promova a educação socioemocional
A educação socioemocional estimula habilidades cruciais, como a autorregulação, persistência e resiliência. Ao aprender habilidades como essas, os alunos conseguem lidar com a ansiedade e o estresse associados à divulgação dos boletins no último bimestre, assim como desenvolver a resiliência necessária para enfrentar desafios futuros.
Ou seja: as competências socioemocionais possibilitam uma abordagem mais saudável e positiva em relação à avaliação acadêmica, preparando os estudantes não apenas para o sucesso na escola, mas também para os desafios futuros.
Outro exemplo é a resolução de conflitos, que ajuda o aluno a enfrentar desafios ao discutirem suas notas com seus responsáveis ou professores. Mas como incentivar essas habilidades na sala de aula?
Você pode contar com o My Life, programa de educação socioemocional da Conexia Educação que possui apoio pedagógico do Instituto Ayrton Senna.
A solução visa promover a construção de um projeto de vida para adolescentes do Ensino Fundamental — Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue, 100% alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acesse o site e conheça!
Deixar um comentário