A volta às aulas é um momento de expectativas e incertezas, tanto para alunos e famílias quanto para professores e pais. Dentre tantos sentimentos e emoções que esse período pode trazer, a ansiedade é uma que pode surgir com intensidade, especialmente em transições escolares, como a mudança de uma série para outra ou até mesmo a mudança de escola.
Assim, para tentar amenizar os impactos dessas emoções, que, inclusive, podem ser negativas, sua escola e os pais têm um papel crucial na vida das crianças e jovens.
Dentro da escola, é possível traçar estratégias baseadas na educação socioemocional para acolher e dar apoio no momento de volta às aulas.
Neste artigo, vamos te apresentar 6 dicas práticas de como você pode ajudar a reduzir a ansiedade dos seus alunos na volta às aulas, para que você fique preparado para o próximo ano letivo.
O impacto da volta às aulas na ansiedade dos alunos
No período de volta às aulas, é comum que muitos alunos enfrentem o medo do desconhecido. Afinal, são novas disciplinas, professores, amigos, mudança de rotina ou até mesmo uma nova escola.
Esse turbilhão de sentimentos, somado à pressão para obter bom desempenho e se adaptar rapidamente, pode fazer com que as crianças e adolescentes se sintam sobrecarregados, gerando mais ansiedade e estresse.
A ansiedade na volta às aulas pode manifestar-se de várias formas, como, por exemplo:
- Dificuldade de concentração;
- Sono agitado;
- Irritabilidade;
- Queixas físicas, como dor de estômago ou de cabeça;
- Comportamento antissocial.
Para que a escola consiga intervir de forma eficaz, é essencial estar atenta a esses sinais durante a transição escolar, e trabalhar com uma abordagem completa e integrada, envolvendo tanto o aspecto emocional quanto o pedagógico.
Abaixo, listamos 6 práticas para você colocar em prática em sua escola, desde o primeiro dia de volta às aulas.
6 dicas práticas para reduzir a ansiedade na volta às aulas
1. Crie um ambiente acolhedor
No primeiro dia de aula, considere fazer uma recepção calorosa e criativa para quebrar o gelo. Pequenos gestos, como um brinde de boas-vindas personalizado ou um mural de assinaturas e boas expectativas, podem fazer toda a diferença.
Ao mostrar para os alunos e para as famílias esse cuidado,você estimula o reforço do pertencimento escolar, da confiança na escola e faz com que os alunos se sintam valorizados e acolhidos.
2. Promova rodas de conversa
Uma das formas mais eficazes de trabalhar a ansiedade na volta às aulas é o uso de rodas de conversa.
Essas atividades em grupo permitem que os alunos compartilhem suas expectativas, alegrias e medos. A escuta ativa por parte dos professores e orientadores de sua escola fará com que os alunos entendam que não estão sozinhos e desamparados em meio ao turbilhão de sentimentos.
Além disso, esses momentos vão servir para estimular uma educação colaborativa e outras habilidades, como resolução de problemas, empatia e comunicação.
3. Atividades lúdicas para diminuir a tensão
Promova uma semana inteira de dinâmicas e atividades lúdicas para aliviar a tensão dos alunos, como atividades de arte, desenhos sobre as expectativas para o ano letivo e a construção de um mural.
Usar a criatividade e ter esses momentos de socialização não apenas ajudam os alunos a se entrosarem melhor, mas também funcionam como uma válvula de escape para sentimentos que os alunos nem sabem reconhecer que estão sentindo, como a ansiedade.
4. Técnicas de respiração e relaxamento
Na rotina escolar, inclua momentos para estimular o equilíbrio emocional, como pausas para relaxar utilizando técnicas de respiração, meditação e até alongamentos. Esses momentos podem ser feitos logo no início da manhã, utilizando músicas para criar um clima de calma e preparação para o dia.
Aliar isso com a grade curricular vai estimular nos alunos a capacidade de autorregulação e controle das emoções, ajudando-os a lidar melhor com as situações do cotidiano e seus sentimentos.
5. Integre a educação socioemocional ao currículo
Sem dúvidas, o que pode ser uma grande aliada de sua escola é a educação socioemocional. Ter como parceiro uma solução educacional, como o My Life, que apresente projetos transdisciplinares para estimular o gerenciamento das emoções e a construção de uma vida com significado pode fazer a diferença.
Sobretudo, a solução educacional deve propor projetos que envolvam a cooperação, o autoconhecimento e o gerenciamento de emoções para estimular, nos alunos, o desenvolvimento das habilidades necessárias para lidar com desafios emocionais, como a ansiedade na volta às aulas.
6. Utilize uma abordagem gradual
Em situações de transição escolar, como a mudança de série ou escola, uma abordagem gradual feita de maneira leve, pode ser mais eficaz para os alunos. Idealmente, esse processo de ambientação para a mudança precisa começar desde o primeiro contato na campanha de matrículas, incluindo visitas prévias à nova escola ou série, conversas com os novos professores e integração de atividades de ambientação antes de começar o ano letivo.
Abrir as portas da escola para que as novas famílias participem de festas de fim de ano ou promover eventos de família pode ajudar a quebrar o gelo do início do ano letivo.
3 metodologias ativas para usar na volta às aulas
As metodologias ativas estão entre as maiores tendências pedagógicas que devem fazer parte do plano político-pedagógico da sua escola.
Elas oferecem uma abordagem eficiente para lidar com a ansiedade na volta às aulas e, principalmente, para despertar nas crianças a autonomia, protagonismo, engajamento e outras habilidades que são importantes para o futuro.
Abaixo, destacamos as 3 que podem ser consideradas as mais eficientes.
1. Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
Conduza projetos onde os alunos possam trabalhar em equipe para solucionar problemas e situações reais. Com isso, você ajuda a desenvolver a criatividade, o engajamento social e o trabalho em equipe, promovendo maior confiança e reduzindo a ansiedade.
2. Sala de aula invertida
Com essa metodologia, os alunos têm a oportunidade de revisar os conteúdos em casa e apresentar suas dúvidas e descobertas em sala de aula.
Ao utilizá-la, você estará reforçando o senso de comunidade e liderança, além de reduzir o estresse de precisar absorver todo o conteúdo apenas no ambiente escolar.
3. Gamificação
A tecnologia não deve ser vista como algo negativo em sala de aula. Com o uso sendo guiado por toda a equipe escolar, ela pode fazer a diferença para o aprendizado dos alunos de modo geral e também quando falamos da educação socioemocional.
A gamificação, o uso de jogos e plataformas digitais, além de gerar dados de aprendizagem que serão eficazes para sua equipe escolar, pode aproximar os métodos e a linguagem da nova geração.
Bônus: como oferecer apoio emocional contínuo
Além das técnicas e metodologias que falamos até aqui, é essencial que a escola mantenha um apoio emocional contínuo durante todo o ano letivo.
Outra ação que sua escola pode tomar é ter um profissional de psicologia para o acompanhamento contínuo dos alunos, para além do período de volta às aulas.
Além disso, a demanda pela educação socioemocional como uma disciplina na grade curricular da escola tem crescido entre os pais. Diversas escolas já a implementam e usufruem dos benefícios de ambientes mais seguros e saudáveis, com redução das práticas de bullying, e do aumento no engajamento dos alunos com a escola.
Como citamos anteriormente, uma solução educacional eficiente para o apoio socioemocional contínuo é o My Life — programa socioemocional da Conexia Educação, do Grupo SEB.De um jeito inovador, significativo e voltado para cada série, o My Life estimula o desenvolvimento de habilidades como autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo, que podem ser essenciais para o enfrentamento do estresse e da ansiedade.
Fale com um especialista em aprendizagem socioemocional agora mesmo e entenda mais sobre a metodologia inovadora do My Life para aplicar em sua escola no próximo ano letivo!
Deixar um comentário