O Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio, previsto Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo é se adequar às novas características dos alunos e da sociedade. É fato que o professor e o gestor têm funções que vão além da educação no ambiente escolar.
O Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio, previsto Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo é se adequar às novas características dos alunos e da sociedade. É fato que o professor e o gestor têm funções que vão além da educação no ambiente escolar.
Dessa forma, essa iniciativa busca trabalhar aspectos que passavam despercebidos em modelos tradicionais de ensino, como o lado socioemocional. Ou seja, muitas vezes, essas particularidades de cada um não eram consideradas na educação.
Então, para que o novo formato de ensino médio seja eficiente nas instituições escolares, é preciso um trabalho em conjunto de professores e gestores. Pensando nisso, elaboramos este guia para entender o papel e atuação deles no Projeto de Vida do Novo Ensino Médio. Vamos lá?
Afinal, o que é o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é um programa previsto no Plano Nacional de Educação. Essa é uma iniciativa criada com o propósito de alinhar o ensino às atuais mudanças e necessidades dos alunos.
Contextualizando, o modelo tradicional de educação foi criado em um cenário completamente diferente da atualidade. Os indivíduos tinham recursos, necessidades e características distintas do que se vê hoje.
Por isso, passou a ser preciso focar em novos aspectos e conceitos, sendo que grande parte dessas mudanças foram impulsionadas pela transformação digital.
O projeto de Vida
Um dos componentes curriculares do novo ensino médio é Projeto de Vida. Se trata de um trabalho de gestores e professores voltados para questões relacionadas a fatores cognitivos, físicos e socioemocionais.
Ou seja, o foco não é somente na vida acadêmica, mas também a construção de uma identidade, autoconhecimento, ética, cidadania, autoconfiança e outros aspectos necessários para se viver em sociedade.
Qual o papel do gestor no Novo Ensino Médio?
O gestor escolar tem papel protagonista na qualidade do ensino e no alinhamento com as normas impostas pelos órgãos educacionais. No contexto do novo ensino médio, os gestores e diretores das instituições devem dinamizar a educação, fornecendo recursos e planejamento para as boas práticas educacionais.
Assim, o gestor é o responsável por traçar e orientar os professores em relação aos novos modelos e currículos. A transição para o atual modelo demandará que os administradores organizem um ambiente colaborativo e de integração.
Nesse sentido, os gestores educacionais precisam “pensar fora da caixa” estudar as novas regras e obrigatoriedades curriculares. A partir disso, ele passa a ter papel de orientador do corpo educativo.
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é o ponto de partida desses gestores. Considerando isso, eles serão o ponto de apoio dos professores e os responsáveis por criar as novas funções de trabalho.
Portanto, de forma resumida, o papel do gestor no Novo Ensino Médio é:
- Planejar;
- Transmitir informações (o gestor é a ligação entre professores, a instituição e os orgãos educacionais);
- Aconselhar/ser mentor;
- Viabilizar um ambiente colaborativo.
E o professor? Qual é a sua atuação no Projeto de Vida do Novo Ensino Médio?
Enquanto o gestor tem o papel de planejar e viabilizar, o professor tem a função de aplicar o novo modelo de ensino.
Anteriormente, nos modelos tradicionais de ensino, o professor era somente o transmissor. Ele ficava à frente da turma, que, por sua vez, somente ouvia. Para quebrar isso, o Novo Ensino Médio, por meio do Projeto de Vida, prevê uma visão mais emocional, social e dinâmica nas salas de aula.
Com isso, o papel dos professores passa a ter uma atuação diferente. Alguns dos pontos principais do seu novo papel são:
- O professor não é mais a única fonte de informação, deixando de ser o centro das informações;
- Ele passa a ser também ouvinte e próximo aos alunos, para entender as características e realidade socioemocional de cada indivíduo;
- Tornar as tecnologias um recurso aliado, e não um inimigo nas salas de aula. Os professores precisam se adequar e se atualizar quanto às inovações.
Diante dessa nova realidade, o papel central do professor é separado em três atuações: polivalente, mentor e orientador. No cenário polivalente, a sua atuação é interdisciplinar, ou seja, ele mescla temas e atividades curriculares obrigatórias com outros conteúdos.
O professor no papel de mentor é aquele que contribui para a formação educacional, cognitiva, física, ética, pessoal e outros aspectos na vida do indivíduo. Assim, ele ajudará no Projeto de Vida individual de cada aluno.
Por fim, como orientador, o educador é o responsável por atividades mais dinâmicas, onde ele é somente um ponto de referência, e não mais a “ordem” da sala de aula. Para isso, eles precisam buscar temas e realidades que sejam de interesse do aluno.
My Life — Projeto de Vida do Novo Ensino Médio
O My Life — Educação Socioemocional é uma marca da Conexia Educação em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Esse é um programa que ajuda a promover as competências do Novo Ensino Médio, alinhado ao PNE e o BNCC, que apoia a implementação do componente curricular Projeto de Vida, com fundamentação científica e apoio completo aos gestores e professores. .
Por meio de avaliações diagnósticas, que tem como objetivo apresentar o desenvolvimento das competências socioemocionais, desenvolvida pelo Instrumento Senna, a equipe da escola poderá acompanhar e traçar planos de ação para apoiar os alunos em todas as dimensões da vida.
O Novo Ensino Médio, mediante o Projeto de Vida, busca trabalhar fatores internos dos alunos, como a insegurança, as dúvidas sobre o futuro e maneiras de viver em sociedade. Essa é uma maneira de adaptar o ensino antigo e tradicionalista que não considerava as necessidades e realidade de cada indivíduo.
Para entender melhor o que são essas competências socioemocionais trabalhadas no novo ensino médio, confira o nosso post sobre Competências Socioemocionais e como elas ajudam crianças e adolescentes no início do ano letivo.
Deixar um comentário