O Projeto de Vida dos estudantes é um componente curricular do Novo Ensino Médio que foi previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Esta iniciativa propõe mudanças na educação básica, para que ela se torne mais alinhada às necessidades atuais dos alunos.
O Projeto de Vida dos estudantes é um componente curricular do Novo Ensino Médio que foi previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Esta iniciativa propõe mudanças na educação básica, para que ela se torne mais alinhada às necessidades atuais dos alunos.
É por meio deste projeto que os estudantes poderão dar sentido ao que estão aprendendo na escola. Além disso, os alunos serão estimulados a desenvolverem competências como o autoconhecimento e a elaborar planos para o futuro com embasamento, tornando os estudantes protagonistas de sua própria jornada.
Confira o que diz o artigo 3º do parágrafo 7º da lei nº 13.425/2017:
“Os currículos de Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.
Considerando que cada indivíduo possui desejos diferentes, a padronização do ensino, como acontece atualmente, nem sempre atende aos anseios dos jovens. Neste contexto, o Projeto de Vida é essencial para aproximar o estudante dos seus objetivos, garantindo a individualidade dos alunos e permitindo que a aprendizagem escolar contribua com as suas expectativas para a vida adulta.
O que é o Projeto de Vida?
O Projeto de Vida não trabalha apenas a vida acadêmica do jovem, mas também o desenvolvimento do autoconhecimento do aluno, formação para convivência, ética, cidadania, autoconfiança e resiliência, formando estudantes mais preparados para o mundo e para enfrentar desafios pessoais, sociais e profissionais.
Dessa forma, é possível levar o estudante a refletir mais profundamente sobre sua identidade e seu papel na sociedade. Esse processo de reflexão, principalmente sobre o que cada jovem quer ser no futuro, contribui com o seu desenvolvimento integral.
O psicólogo, professor e doutor Willian Damon, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apresenta uma definição que vem sendo muito utilizada como referência sobre o tema. “O Projeto de Vida é uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que é ao mesmo tempo significativo para o eu e gera consequências no mundo além do eu”, afirma Damon.
Dentro desta perspectiva, é importante destacar que, para ser realmente significativo, é preciso olhar para além de si e entender como os planos e objetivos podem contribuir, por exemplo, para a construção de um mundo melhor. Segundo a diretora do My Life, Daniellen Zwierzynski, trabalhar o projeto de vida nas escolas exige alguns cuidados.
“É importante que a escola escolha um professor que se identifique com as necessidades da faixa etária a ser trabalhada e entenda que o desenvolvimento do Projeto de Vida é de ordem pessoal e uma ação indelegável. Portanto, seu papel não é mostrar qual decisão tomar, mas mediar ações de reflexão, apoiar, fazer questionamentos e trazer boas referências para que os alunos tomem decisões mais assertivas por si só”, destaca.
Daniellen também reforça que a escola deve considerar que somos seres integrais e que o cognitivo, afetivo, social e espiritual caminham juntos.
“Não podemos tender mais para o lado profissional, por exemplo, porque o trabalho que contempla as três dimensões do ser humano, que são a social, a pessoal e a profissional, também auxiliará os estudantes a tomarem decisões mais assertivas em todas as áreas da vida”, explica.
Como o Projeto de Vida é abordado pela BNCC no Ensino Médio?
Ao chegar no Ensino Médio, o jovem precisa trabalhar o seu desenvolvimento integral e a construção do projeto pessoal. É nessa etapa que ele definirá em quais conhecimentos pretende dar maior ênfase.
– Protagonismo do aluno
Deve ser consolidado por meio do Projeto de Vida e, com isso, propõe que os estudantes devem se dedicar ao que desejam para o futuro. Deste modo, o autoconhecimento é essencial para que as decisões sejam feitas de maneira consciente.
– Pilares pessoal, social e profissional
É importante que essas três questões sejam consideradas ao longo de toda a jornada escolar e trabalhadas simultaneamente, para que os alunos se reconheçam enquanto sujeitos, tenham consciência do seu papel social e relacionem essas percepções com o futuro profissional.
– Formação do cidadão do futuro
O objetivo é que os estudantes reconheçam suas próprias responsabilidades e contribuições para coletividade. Com isso, conseguem compreender o seu papel na sociedade e, assim, tornam-se indivíduos mais preparados para os desafios da vida prática.
My Life – Projeto de Vida no Novo Ensino Médio
O My Life Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, preparou um material gratuito com todas as informações sobre o Projeto de Vida e como o programa socioemocional trabalha o assunto em cada fase do Ensino Médio.
Baixe o material gratuitamente: www.mylifesocioemocional.com.br/ebook-projeto-vida
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My Life
O My Life – Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue. Possui conteúdo 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente no que se refere ao desenvolvimento das competências gerais, e todo embasamento científico que apenas o Instituto Ayrton Senna, organização reconhecida como cátedra UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano, pode fornecer. Com uso de metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.
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