Ter uma graduação é o sonho de muitos jovens. Nesse instante, normalmente, aparecem algumas dúvidas sobre qual curso escolher. É importante ter muita calma para tomar essa decisão.

Existem alguns pontos a serem observados, como a identificação com a área, o mercado de trabalho e outros fatores que serão realidade após a conclusão.

Acompanhe o artigo para analisar algumas informações de como trabalhar o Projeto de Vida dos estudantes, como itinerário formativo no novo Ensino Médio, pode auxiliar na escolha do curso superior. Boa leitura!

Projeto de Vida do Novo Ensino Médio

A Conexia Educação trabalha o Projeto de Vida com os seus alunos de maneira dinâmica por meio do programa My Life de Educação Socioemocional. Projeto de Vida é um componente curricular que está inserido no Novo Ensino Médio. Foi projetado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e elaborado para potencializar o desenvolvimento integral do aluno e articular os parâmetros estudantis, cognitivos, físicos e socioemocionais.

Essa dinâmica sugere modificações no ensino e na aprendizagem, com a intenção de que o processo educacional seja alinhado às necessidades dos estudantes. O Projeto de Vida chama a atenção dos alunos para compreenderem que tudo que eles estão aprendendo é significativo para o futuro. 

Por esse motivo, eles são instigados a intensificarem as suas diversas competências, como aprender a criar estratégias para o seu futuro, fundamentado no seu “eu”. 

O Projeto de Vida tem a intenção de orientar o aluno a perceber a sua identidade, o autoconhecimento, exercer a cidadania, a autoconfiança e outros substantivos indispensáveis para uma vida produtiva em sociedade.

Escolha do curso superior

Podemos dizer que o Projeto de Vida e curso superior se relacionam. Normalmente, o conflito de saber qual graduação estudar ao término do Ensino Médio é presente na maioria dos estudantes.

No entanto, outros já trazem esse foco há vários anos e só esperam o tempo de ingressar em uma universidade para realizar o seu sonho

Ao escolher o curso superior, é necessário conhecer quais são as suas atribuições na prática, pois essa ação, possivelmente, vai ser vivida durante o resto da vida.

Para ajudar a tomar uma decisão assertiva, durante o Ensino Médio, o estudante pode fazer um teste vocacional. Isso ajuda a ter certeza se o seu perfil é adequado à determinada profissão.

Outra forma é conhecer bem a área e conversar com um profissional que já está atuando no mercado. Ele é a pessoa mais indicada para apresentar minúcias sobre como é a atuação real diária da profissão. 

O amadurecimento pessoal e outros comportamentos que o Projeto de Vida “injeta” nos estudantes são muito válidos para que eles decidam de forma segura o que é ideal para si.

Escolha da carreira profissional do jovem

Trabalhar o Projeto de Vida também ajuda os jovens a escolherem com maior determinação a sua vida profissional. A Lei 13.425/2017, no artigo 3°, parágrafo 7º, afirma que “os currículos de Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira adotar um trabalho voltado para a construção do seu Projeto de Vida e para a sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.

Para seguir essas determinações e as dadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em que fala da necessidade da formação ampla do estudante por intermédio do Projeto de Vida, ele é aplicado de modo que possa desenvolver:

  • protagonismo do aluno;
  • habilidades pessoal, social e profissional;
  • formação do cidadão para o século XXI.

Na Conexia Educação, o trato com o Novo Ensino Médio oferecido aos alunos é feito intensamente pensando no futuro profissional deles. Os Itinerários Formativos são aplicados de maneira dinâmica e motivadora por meio da Plataforma AZ

Ao utilizar esse formato, permanece atendendo às regras da BNCC e intensifica os conhecimentos dos estudantes ao oferecer microcursos . 

Os Itinerários Formativos têm como objetivo preparar o estudante do Novo Ensino Médio para atuar com múltiplas habilidades no mercado de trabalho, como também norteá-lo para decidir com determinação sobre qual carreira seguir.

Para que as práticas dos Itinerários Formativos ganhem mais produtividade, os seus quatro eixos são inseridos nos minicursos para torná-los mais eficazes, como: investigação científica, processo criativo, mediação e intervenção cultural e empreendedorismo.

Como a Conexia Educação está sempre pensando no futuro dos estudantes para deixá-los bem preparados, ela já determinou os três cursos que serão ofertados em 2022. Então, desde já, os alunos podem pensar nas suas escolhas. Conheça:

  • Criação de Startups;
  • Saúde e Inovação;
  • Cidadão do Mundo.

A cada ano, novos cursos são disponibilizados para enriquecer os alunos, por meio de novos conhecimentos. Com essa tática, fica mais fácil aproximar os estudantes da escolha da carreira.

Programa de Educação Socioemocional – My Life

Uma das marcas da Conexia Educação é o Programa de Educação Socioemocional My Life, com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna. Seu objetivo é propiciar a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Os ensinamentos ocorrem por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue, totalmente alinhados à BNCC.

O Programa My Life trabalha ativamente a educação socioemocional, inovação e a formação integral dos alunos, por meio de métodos que possam potencializar o envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem, como:

  • embasamento científico;
  • educação bilíngue;
  • conteúdo 100% digital;
  • avaliações;
  • acompanhamento individualizado;
  • aproximação escola/família.

Os pesquisadores do Instituto Ayrton Senna, parceiro pedagógico do programa My Life, organizaram em cinco macrocampos a ampla variação de competências socioemocionais como engajamento com os outros, amabilidade, abertura ao novo, autogestão, resiliência emocional.

Conseguiu fazer uma avaliação mais aprofundada para saber escolher o curso superior mais adequado? O Projeto de Vida para os jovens oferece inúmeros benefícios, como o fortalecimento da identidade, a valorização de si mesmo, a autoconfirmação e outras características que podem ser determinantes para que o aluno perceba de forma segura o que é melhor para o seu futuro. 

Além de planejar as ações para o futuro, o Projeto de Vida trabalha com os alunos a ação dos planos que foram estruturados.

As informações do artigo foram relevantes para você? Então convidamos a assinar a nossa newsletter. Assim, podemos lhe enviar mais conteúdos relevantes sobre temáticas educacionais.