A autogestão na educação é a capacidade de administrar os seus estudos de forma consciente e responsável para o seu próprio desenvolvimento. Esse comportamento torna o aluno mais independente no processo de aprendizagem.

A administração autônoma nos estudos direciona o aluno a praticar ações que o levem a assumir as consequências das suas decisões pessoais. O ato de gerenciar os próprios estudos pode levar a adquirir benefícios que interferem em diversos contextos do seu futuro.

Compreenda como a autogestão estudantil pode ser benéfica para o futuro dos alunos, neste artigo!

Melhoria no aprendizado

O processo de aprendizagem, que se inicia desde a educação infantil e vai até o nível educacional que a pessoa desejar, é um longo período em que a escola tem como meta formar cidadãos completos para viver no meio social e compreender qual é o seu papel nesse contexto.

Incentivar os estudantes a praticar a autogestão na educação é conduzi-los a “manter as rédeas” do seu estudo com seriedade e compromisso. As ferramentas tecnológicas impulsionam o desempenho dos alunos e os tornam independentes na busca pelo aprendizado.

É importante que os professores utilizem plataformas educacionais focadas na experiência do aluno. Os conhecimentos empíricos podem ser aproveitados no ensino em sala de aula. Essa gama de conhecimentos otimiza saberes e competências capazes de tornar o estudante um grande potencial por meio de novas informações. Com isso o aluno sente-se motivado a ter liberdade de avançar nos seus estudos.

A escola pode contribuir para o desenvolvimento do aluno ao utilizar métodos voltados para a formação de ações sobre comportamentos pessoais e sociais, como: 

  • uso de metodologias ativas;
  • conteúdos multidisciplinares e interdisciplinares;
  • pesquisas científicas;
  • leituras e debates de temáticas específicas;
  • estudo de caso e trabalhos práticos.

Preparação para o futuro

O século XXI é uma era em que o mundo do trabalho é altamente competitivo. Pessoas que têm diferenciais, como soft skills, apresentam características decisivas para ocupar uma vaga de emprego.

Para formar verdadeiros cidadãos do século XXI, o ensino das disciplinas básicas de instrução, como matemática, língua portuguesa, história e outras matérias, é primordial para que a escola construa conhecimentos.

Mas além dessas disciplinas, é importante que a instituição, como construtora do conhecimento, fomente o desenvolvimento de competências socioemocionais. Assim, no futuro, o estudante vai compreender que as suas ações são importantes para ajudar na transformação, na melhoria da sociedade e ainda lidar melhor com as suas próprias emoções.

Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo

O pensamento crítico é adquirido no meio social em que o aluno vive diariamente e por meio das situações que ele presencia. Adquirir essa competência na escola é essencial para que ele seja um cidadão consciente e com análises sobre a sociedade.

Oferecer trabalhos escolares com embasamentos científicos, pesquisas e debates é excelente método para transformar o pensamento dos estudantes.

Boa argumentação

Trabalhar a oralidade por meio de leitura e outras metodologias voltadas para esse tipo de estudo é valioso para que o estudante desenvolva uma boa oratória e tenha um vocabulário diverso. Assim, saberá se comunicar de forma compreensível com os outros profissionais ou, até mesmo, quando houver a necessidade de redigir documentos.

Práticas de cultura digital

Diante de um mundo totalmente globalizado e digital, conhecer e desfrutar da diversidade das tecnologias existentes é totalmente necessário para buscar inúmeros conhecimentos por meio de pesquisas, estudos virtuais etc.

As aulas online são ótimas oportunidades para desenvolver os conhecimentos tecnológicos. Ter agilidade para administrar as ferramentas e demonstrar interesse em acompanhar as inovações é uma característica que ajuda a ser dinâmico nas organizações, pois gera agilidade nas áreas de trabalho.

Autonomia

Obter autonomia é ter a competência de saber defender as suas próprias escolhas e se responsabilizar pelos seus resultados, ou seja, é ter segurança nas suas decisões. Essa habilidade deve ser desenvolvida no indivíduo desde criança, para que ao chegar na idade adulta, ele se sinta fortalecido para atitudes democráticas, para ser um indivíduo competente em diversas esferas de sua vida e capaz de agir e reagir com ética e respeito social.

A autogestão na educação favorece a autonomia, que pode ser gerada no aluno ao fazê-lo ser independente em sala de aula. Veja alguns métodos de incentivar essa habilidade:

  • durante o projeto de leitura, deixe o aluno escolher o que deseja ler;
  • permita que eles escolham as brincadeiras e dê a eles a independência para administrá-las;
  • incentive com que eles auxiliem o colega para que se sintam úteis e valorizados;
  • use tecnologias para ensinar em sala de aula.

Aprimoramento para o mercado de trabalho

Existem habilidades essenciais exigidas no campo laboral. Elas podem ser despertadas nos alunos ao usar metodologias multidisciplinares que trabalhem as competências socioemocionais, como valores, projeto de vida, competência para resolver problemas, criatividade etc.

Colaboração e trabalho em equipe

Um ponto que as empresas valorizam e requerem dos colaboradores é o engajamento do grupo. Esse benefício na organização facilita o dinamismo nas atividades diárias. Ter espírito colaborativo é fundamental para socializar as ideias, a contribuição mútua entre colaboradores e a confiança entre os membros das equipes.

Resiliência

Resiliência é a capacidade que cada indivíduo tem de se adaptar e reagir a traumas, ameaças e dificuldades que possam desestabilizar a vida psicológica. Ter esse fortalecimento é importante para responder a diversos contratempos que podem ocorrer no local de trabalho.

Ser resiliente é ter comportamentos, ações e pensamentos que podem ser desenvolvidas em sala de aula por meio de estímulos que trabalhem a parte socioafetiva dos alunos, enquanto a autogestão na educação é incentivada. Essa habilidade é indispensável no campo profissional, pois ajuda a superar obstáculos e dificuldade no mundo do trabalho. 

Como apontamos no decorrer do artigo, desenvolver autogestão na educação nos alunos é um benefício que pode interferir em diversos ramos de sua vida. Para implementar essas habilidades, é imprescindível que os professores apliquem metodologias que estimulem os estudantes por meio de espaços flexíveis, acordo com os alunos, estabelecimento de metas e outras formas de potencializar o seu poder administrativo.

Percebeu como incentivar a autogestão nos estudos dos alunos pode tornar o seu aprendizado mais eficiente? Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas reconheçam a necessidade de motivar os estudantes a serem administradores dos seus próprios estudos.