Habilidades socioemocionais podem ajudar no retorno das escolas pós-pandemia.

Habilidades socioemocionais podem ajudar no retorno das escolas pós-pandemia

Em meio aos sentimentos de insegurança e incerteza com a retomada das aulas – na maior parte dos estados brasileiros de forma híbrida –, é comum deparar-se com depoimentos de educadores que se sentem sobrecarregados, estressados e com muitas dúvidas.

Para que todos os alunos pudessem aproveitar as aulas on-line, os profissionais tiveram que mudar completamente suas rotinas de trabalho e passaram a lidar com a pressão de adaptar-se às ferramentas virtuais, questões como conectividade, buscar atividades que mantenham os alunos estimulados e estar disponível para auxiliar nas dúvidas.

Além de melhorar o aprendizado do aluno, habilidades como persistência, empatia, autoconfiança, lidar com a frustração  e tolerância podem ser peças fundamentais para auxiliar os educadores tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, pensando no bem-estar e na saúde mental.

Principais desafios dos educadores durante a volta

Além dos desafios organizacionais – como a estrutura da escola, que precisar atender aos protocolos de distanciamento social e às medidas sanitárias –, as questões emocionais em relação ao acolhimento dos alunos e famílias também devem ser atendidas.

No momento em que a escola abre as portas, o professor é o receptor direto, tendo um papel ainda mais fundamental. O educador terá de criar estratégias para reestabelecer as relações afetivas dentro da sala de aula e estar atento aos diferentes comportamentos dos estudantes, desde atitudes do dia a dia até o desempenho escolar.  

Todas essas questões serão um grande desafio para os professores, por isso, é importante trabalhar o autoconhecimento e as emoções desses profissionais.

Embora a retomada das aulas presenciais cause divergências de opiniões, sabemos que planejar o retorno é fundamental tanto quanto preparar o professor. De que maneira? Tornando-o protagonista nesse processo, dialogando com o corpo docente e com toda a equipe escolar. Dessa forma, o retorno será mais tranquilo e seguro para todos.

Mantenha o educador informado de todo o planejamento para o retorno seguro das aulas. Dê ao profissional suporte e segurança de que todos os protocolos sanitários e de distanciamento serão cumpridos e de que forma serão realizados.

Promova conversas entre o corpo docente e estimule a troca de experiências. O trabalho em equipe é fundamental. Mostre que o professor não está sozinho.

Apoio aos educadores

O My Life – Educação Socioemocional oferece todo suporte, formação e acompanhamento aos educadores.

Os profissionais podem contar com uma formação inicial completa com materiais e orientações para que se sintam seguros ao abordar questões socioemocionais em sala. Além disso, também é oferecido acompanhamento pedagógico durante todo o ano, por meio de encontros periódicos e suporte on-line.

Orientações para o retorno às aulas:  

1 – Utilização constante de máscaras. 

2 – Ambientes limpos e ventilados.

3 – Monitoramento da temperatura de todos que acessarem o ambiente escolar.

4 – Distanciamento físico de no mínimo 1,5 metro entre os estudantes, dentro e fora da sala de aula.

Confira no blog do My Life como acolher os alunos no retorno às aulas.

My Life

O My Life – Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue. Possui conteúdo 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente no que se refere ao desenvolvimento das competências gerais, e todo embasamento científico que apenas o Instituto Ayrton Senna, organização reconhecida como cátedra UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano, pode fornecer. Com uso de metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.