A resiliência emocional é a capacidade de uma pessoa se adaptar, recuperar e superar adversidades. É a habilidade de lidar com desafios e mudanças de maneira saudável e construtiva, mantendo uma atitude positiva, apesar das dificuldades.
A resiliência envolve o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais que permitem lidar com as dificuldades de maneira adaptativa, em vez de se deixar abater por elas. Ela é importante para lidar com os desafios da vida cotidiana, por isso, precisam ser estimuladas na sala de aula. Saiba como!
Qual a importância da resiliência?
A resiliência é uma habilidade fundamental para os alunos enfrentarem os desafios e dificuldades que encontram na escola e fora dela. Afinal, as situações de estresse e experimentação são comuns durante a jornada acadêmica – e é importante que os alunos possam superar e manter a motivação para alcançar seus objetivos.
Conforme o Instituto Ayrton Senna, parceiro pedagógico do My Life, a resiliência emocional é uma macrocompetência relacionadas à três competências socioemocionais:
- Tolerância ao estresse
Diz respeito a administrar sentimentos desagradáveis e encontrar formas de lidar com eles de maneira construtiva. Assim, aprender meios mais saudáveis de enfrentar adversidades.
- Tolerância à frustração
Está ligada à capacidade de desenvolver estratégias eficazes para regular a raiva ou a irritação e manter a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade diante das situações que podem trazer frustrações.
- Autoconfiança
Refere-se a acreditar em si e seguir adiante, mesmo quando as coisas parecem difíceis ou não indo tão bem.
Qual a importância da resiliência?
Por meio da resiliência, é possível ter uma maior tolerância ao estresse na vida cotidiana e, assim, atingir objetivos de maneira saudável. Entenda a seguir.
Maior tolerância ao estresse
Tolerância ao estresse é a capacidade de uma pessoa lidar com situações estressantes e adversas. Assim, o indivíduo aprende a manter a calma em situações desafiadoras, lidando com a pressão sem perder o controle – essa habilidade é ainda mais importante no ambiente profissional. Além disso, a resiliência ajuda a promover a saúde mental.
Quando os estudantes são resilientes, eles conseguem lidar com a pressão do ambiente escolar, como exigências acadêmicas, relações sociais e expectativas em relação ao rendimento escolar. Eles conseguem enfrentar os desafios com mais facilidade, aprendendo com as experiências negativas e seguindo em frente.
Veja também: Como implementar educação criativa na sala de aula?
Atingir os objetivos desejados
A resiliência emocional é fundamental em todas as fases da vida. No entanto, demonstra-se ainda mais importante no Ensino Médio. Afinal, é nessa etapa da vida que os jovens se deparam com cenários que não estão favoráveis aos objetivos traçados — não passar no vestibular, ou precisar adiar as férias devido às aulas de reforço escolar.
É nesse momento que o aluno precisa seguir em frente, mesmo que os objetivos sejam adiados momentaneamente. Por exemplo, insistir novamente no vestibular, ou não deixar de estudar porque tirou nota baixa na avaliação escolar.
Regular melhor as emoções
Uma pessoa com resiliência emocional é capaz de enfrentar os desafios com uma atitude positiva e adaptativa, mantendo o equilíbrio emocional e físico. Ou seja, controlar melhor as próprias emoções e as dos outros.
É importante ressaltar que a tolerância ao estresse não significa ser capaz de lidar com todas as situações sem sentir emoções negativas. Até porque ansiedade, medo e raiva fazem parte das emoções humanas.
No entanto, a resiliência significa conseguir enfrentar as situações difíceis de forma saudável e construtiva, reconhecendo as emoções negativas e trabalhando para superá-las.
Como desenvolver a resiliência emocional na escola?
A seguir, confira como incrementar o desenvolvimento da resiliência emocional na rotina
Promover atividades de resolução de problemas
A resolução de problemas é a capacidade de enfrentar desafios de forma saudável e criativa. Isso pode ajudar a aumentar a resiliência emocional, permitindo que o aluno enfrente as dificuldades com uma atitude construtiva. Na escola, isso pode ser conduzido por meio do Problem-Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas.
O PBL é um método de ensino que se concentra na resolução de problemas complexos e desafiadores para promover a aprendizagem. Neste modelo, os alunos trabalham em grupo para identificar, analisar e resolver um problema realista e relevante apresentado pelo professor.
Em vez de aprender o conteúdo por meio de aulas tediosas e sem criatividade, os alunos se engajam ativamente na investigação e colaboração para a solução de problemas.
Aprenda mais: Como trabalhar a autonomia na adolescência na sala de aula?
Auxilie o aluno a gerenciar as emoções
Praticar a autoconsciência pode ajudar o aluno a compreender melhor as emoções – por isso, precisa ser estimulada na sala de aula. Para isso, o professor pode incentivar que o estudante tenha um diário para ajudá-lo a se tornar mais consciente dos sentimentos e pensamentos em situações de estresse.
Além disso, técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, yoga ou meditação, podem ajudar a aliviar o estresse dentro e fora da sala de aula.
O My Life já escreveu um artigo explicando quais são os benefícios de incorporar a meditação nas escolas, que vale a pena conferir.
Promova a educação socioemocional
A resiliência emocional pode ser trabalhada na escola de maneira mais abrangente e efetiva por meio da educação socioemocional, abordagem pedagógica que visa desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos. Isso inclui a capacidade de compreender e gerenciar emoções e resolver conflitos de maneira saudável.
Por meio da educação socioemocional, os alunos aprendem a lidar com os desafios da vida de forma eficaz e com maior bem-estar emocional. Ou seja, desenvolver a resiliência emocional em diversos contextos da vida. Essa abordagem pode ser inserida na sala de aula com o My Life, programa de educação socioemocional da Conexia Educação.
O My Life tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida para adolescentes do Ensino Fundamental — Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue, 100% alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Quer entender melhor como promover essa educação na sua escola? Acesse o site do My Life!
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