A autogestão é a competência que vai nortear o modo como estabelecemos metas e conduzimos nossos comportamentos.

Na educação, durante a formação de crianças e jovens, os alunos que dominam essa competência se destacam por terem um equilíbrio saudável entre as expectativas e exigências educacionais. Uma vez que ela reflete diretamente na capacidade de definir objetivos, abrange habilidades como foco, responsabilidade, organização, persistência e determinação.

Continue a leitura para entender os benefícios da autogestão e como trabalhá-la em sala de aula.

O que é autogestão?

Autogestão é a capacidade de controlar as próprias atitudes, comportamentos, emoções e pensamentos para alcançar um objetivo específico. Ela é essencial e uma das mais importantes competências para o sucesso profissional e pessoal dos estudantes no futuro.

Esta competência envolve habilidades como planejamento, organização, autodisciplina, resiliência e adaptabilidade. Na educação, a autogestão é crucial porque ajuda os alunos a se tornarem mais independentes, responsáveis e preparados para enfrentar desafios futuros.

Indo além, estudos feitos pelo Instituto Ayrton Senna mostram que a autogestão é responsável por um avanço na escolaridade, aumento de notas escolares e avaliações, e aumento no nível de conhecimento e desempenho em leitura, escrita, matemática e química.

A macrocompetência da Autogestão

Dentro do modelo proposto pelo Instituto Ayrton Senna, baseado nas competências gerais da BNCC, a Educação Socioemocional e o desenvolvimento integral do aluno são divididos em cinco macro competências essenciais. Uma delas, a autogestão, é centrada no desenvolvimento das habilidades de:

  • Foco
  • Responsabilidade
  • Organização
  • Persistência
  • Determinação

Principais benefícios da autogestão 

A autogestão proporciona benefícios não só para os alunos durante o período escolar, mas também no longo prazo, impactando toda a sua vida e as pessoas ao seu redor. Alguns dos benefícios incluem:

1. Melhor desempenho acadêmico

Alunos que dominam essas habilidades tendem a ser mais focados e organizados quanto aos estudos, seguindo metas e prazos.

2. Desenvolvimento pessoal

As habilidades de autogestão contribuem para que cada criança e adolescente se sinta mais confiante e com a autoestima elevada, confiando nas próprias capacidades e se desenvolvendo de maneira integral.

3. Preparação para o futuro

A autogestão dá suporte para a construção do projeto de vida, guiando os estudantes em suas escolhas pessoais, profissionais e sociais, preparando-os melhor para a vida adulta. 

4. Habilidades socioemocionais desenvolvidas

A autogestão, por trazer habilidades essenciais, ajuda no desenvolvimento de outras competências como engajamento social, empatia, respeito, tolerância à frustração e curiosidade.

Autogestão, na prática: 10 dicas para aplicar em sala

Mas como colocar em prática a autogestão com os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio?

Uma das principais formas é contar com o suporte de um programa de Educação Socioemocional, como o My Life, além de também colocar em prática as dicas a seguir.

Educação Infantil

Nesta etapa, onde o aluno está descobrindo o mundo e construindo aos poucos quem ele é, as atividades podem ser voltadas para o autoconhecimento e construção de valores. Por isso, foque em:

1. Rotinas Diárias

Elas ajudam as crianças a entenderem a importância de ter foco, organização e planejamento, além de reforçarem o seu senso de responsabilidade.

2. Jogos e Brincadeiras

De forma lúdica, as crianças podem entender e descobrir as habilidades de tomada de decisões e soluções de problemas desde cedo.

3. Histórias e Contação de Histórias

Por meio de histórias, é possível incentivar as crianças e passar valores que podem refletir em suas próprias ações e pensamento crítico.

Ensino Fundamental

A etapa mais longa da educação básica requer muita atenção, pois é nela que a criança se torna mais consciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor e passa por muitos desafios. Durante o Ensino Fundamental, cada um precisa aprender como expressar suas emoções, como conviver em sociedade e qual o seu papel nela.

É nesta etapa que a curiosidade pelo mundo, as interações sociais e a capacidade de lidar com questões mais complexas devem ser incentivadas de modo saudável. Por isso, as atividades podem ser pautadas em:

4. Metas de curto prazo

Com os alunos, construam e estabeleçam regras e metas de curto prazo. Por mais simples que elas possam parecer, elas ajudarão a dar a ideia de progresso contínuo. Um bom ponto de partida é ajudar o aluno a fazer o seu projeto de vida.

5. Diários de aprendizagem

Eles são ótimos para trazer reflexões importantes sobre os aprendizados, as metas e os desafios superados pelo caminho.

6. Projetos em grupo

Usando as metodologias ativas, proponha projetos em grupo para que, além de exercitar a criatividade, os alunos possam interagir, ensinar e aprender em equipe e também de forma autônoma.

Ensino Médio

Ao final da educação básica, o Ensino Médio é uma das etapas mais desafiadoras e onde os alunos vão enfrentar os principais desafios e precisarão tomar decisões que irão refletir durante toda a sua vida. Por isso, as atividades podem ser focadas em:

7. Planejamento acadêmico

Ao fazer o seu próprio planejamento e cronograma de estudos, cada aluno é colocado no centro de sua aprendizagem e de sua rotina de estudos, virando protagonista, e assim incentivando sua autogestão, organização, responsabilidade e foco.

8. Mentoria e tutoria

Projetos colaborativos de mentoria podem incentivar o aluno mais velho a ter mais responsabilidade. Ao orientar e ajudar alunos mais novos, eles passam a ser detentores do conhecimento e podem aprender enquanto ensinam.

9. Autorreflexão

A prática da autorreflexão é uma importante ferramenta para colocar para fora as novas emoções, medos e dificuldades. Seja com atividades em grupo ou individuais, como a escrita de uma redação, as experiências pessoais podem ser esclarecedoras.

10. Tecnologias Educacionais

Aplicativos e ferramentas de aprendizagem digitais podem ser aliados da equipe pedagógica e dos alunos para que, juntos, possam gerenciar o tempo de estudos e acompanhar o progresso de maneira eficaz e positiva.

Como o My Life pode ajudar sua escola na autogestão?

Como você pode ver neste artigo, trabalhar a autogestão na sala de aula é uma estratégia necessária se as escolas estão verdadeiramente comprometidas com o desenvolvimento integral dos alunos.

E nessa missão, o My Life, solução de educação socioemocional da Conexia Educação, pode dar todo o suporte necessário. Com uma abordagem integrada e estruturada para desenvolver competências socioemocionais, incluindo a autogestão, desde a educação infantil até o ensino médio, o programa pretende preparar os estudantes para escolhas mais conscientes e para construir uma vida com significado. Entre os benefícios oferecidos para as escolas estão:

  • Conteúdos personalizados: materiais didáticos adaptados a cada faixa etária, abordando as competências socioemocionais de maneira adequada e eficaz.
  • Atividades práticas: atividades práticas e projetos que incentivam os alunos a embarcarem em uma jornada de descoberta de si e para a construção de relações sociais.
  • Formação de professores: capacitação para professores, preparando-os para integrar o desenvolvimento de competências socioemocionais no currículo escolar.
  • Acompanhamento e avaliação: ferramentas de acompanhamento e avaliação que permitem monitorar o progresso dos alunos e ajustar as estratégias conforme necessário.
  • Parceria com a família: promove a participação ativa dos pais no dia a dia escolar, criando laços de confiança e fortalecendo o vínculo.

Fale com um especialista em aprendizagem socioemocional e veja na prática como o My Life pode transformar a educação de sua escola.