A autogestão é a competência que vai nortear o modo como estabelecemos metas e conduzimos nossos comportamentos.
Na educação, durante a formação de crianças e jovens, os alunos que dominam essa competência se destacam por terem um equilíbrio saudável entre as expectativas e exigências educacionais. Uma vez que ela reflete diretamente na capacidade de definir objetivos, abrange habilidades como foco, responsabilidade, organização, persistência e determinação.
Continue a leitura para entender os benefícios da autogestão e como trabalhá-la em sala de aula.
O que é autogestão?
Autogestão é a capacidade de controlar as próprias atitudes, comportamentos, emoções e pensamentos para alcançar um objetivo específico. Ela é essencial e uma das mais importantes competências para o sucesso profissional e pessoal dos estudantes no futuro.
Esta competência envolve habilidades como planejamento, organização, autodisciplina, resiliência e adaptabilidade. Na educação, a autogestão é crucial porque ajuda os alunos a se tornarem mais independentes, responsáveis e preparados para enfrentar desafios futuros.
Indo além, estudos feitos pelo Instituto Ayrton Senna mostram que a autogestão é responsável por um avanço na escolaridade, aumento de notas escolares e avaliações, e aumento no nível de conhecimento e desempenho em leitura, escrita, matemática e química.
A macrocompetência da Autogestão
Dentro do modelo proposto pelo Instituto Ayrton Senna, baseado nas competências gerais da BNCC, a Educação Socioemocional e o desenvolvimento integral do aluno são divididos em cinco macro competências essenciais. Uma delas, a autogestão, é centrada no desenvolvimento das habilidades de:
- Foco
- Responsabilidade
- Organização
- Persistência
- Determinação
Principais benefícios da autogestão
A autogestão proporciona benefícios não só para os alunos durante o período escolar, mas também no longo prazo, impactando toda a sua vida e as pessoas ao seu redor. Alguns dos benefícios incluem:
1. Melhor desempenho acadêmico
Alunos que dominam essas habilidades tendem a ser mais focados e organizados quanto aos estudos, seguindo metas e prazos.
2. Desenvolvimento pessoal
As habilidades de autogestão contribuem para que cada criança e adolescente se sinta mais confiante e com a autoestima elevada, confiando nas próprias capacidades e se desenvolvendo de maneira integral.
3. Preparação para o futuro
A autogestão dá suporte para a construção do projeto de vida, guiando os estudantes em suas escolhas pessoais, profissionais e sociais, preparando-os melhor para a vida adulta.
4. Habilidades socioemocionais desenvolvidas
A autogestão, por trazer habilidades essenciais, ajuda no desenvolvimento de outras competências como engajamento social, empatia, respeito, tolerância à frustração e curiosidade.
Autogestão, na prática: 10 dicas para aplicar em sala
Mas como colocar em prática a autogestão com os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio?
Uma das principais formas é contar com o suporte de um programa de Educação Socioemocional, como o My Life, além de também colocar em prática as dicas a seguir.
Educação Infantil
Nesta etapa, onde o aluno está descobrindo o mundo e construindo aos poucos quem ele é, as atividades podem ser voltadas para o autoconhecimento e construção de valores. Por isso, foque em:
1. Rotinas Diárias
Elas ajudam as crianças a entenderem a importância de ter foco, organização e planejamento, além de reforçarem o seu senso de responsabilidade.
2. Jogos e Brincadeiras
De forma lúdica, as crianças podem entender e descobrir as habilidades de tomada de decisões e soluções de problemas desde cedo.
3. Histórias e Contação de Histórias
Por meio de histórias, é possível incentivar as crianças e passar valores que podem refletir em suas próprias ações e pensamento crítico.
Ensino Fundamental
A etapa mais longa da educação básica requer muita atenção, pois é nela que a criança se torna mais consciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor e passa por muitos desafios. Durante o Ensino Fundamental, cada um precisa aprender como expressar suas emoções, como conviver em sociedade e qual o seu papel nela.
É nesta etapa que a curiosidade pelo mundo, as interações sociais e a capacidade de lidar com questões mais complexas devem ser incentivadas de modo saudável. Por isso, as atividades podem ser pautadas em:
4. Metas de curto prazo
Com os alunos, construam e estabeleçam regras e metas de curto prazo. Por mais simples que elas possam parecer, elas ajudarão a dar a ideia de progresso contínuo. Um bom ponto de partida é ajudar o aluno a fazer o seu projeto de vida.
5. Diários de aprendizagem
Eles são ótimos para trazer reflexões importantes sobre os aprendizados, as metas e os desafios superados pelo caminho.
6. Projetos em grupo
Usando as metodologias ativas, proponha projetos em grupo para que, além de exercitar a criatividade, os alunos possam interagir, ensinar e aprender em equipe e também de forma autônoma.
Ensino Médio
Ao final da educação básica, o Ensino Médio é uma das etapas mais desafiadoras e onde os alunos vão enfrentar os principais desafios e precisarão tomar decisões que irão refletir durante toda a sua vida. Por isso, as atividades podem ser focadas em:
7. Planejamento acadêmico
Ao fazer o seu próprio planejamento e cronograma de estudos, cada aluno é colocado no centro de sua aprendizagem e de sua rotina de estudos, virando protagonista, e assim incentivando sua autogestão, organização, responsabilidade e foco.
8. Mentoria e tutoria
Projetos colaborativos de mentoria podem incentivar o aluno mais velho a ter mais responsabilidade. Ao orientar e ajudar alunos mais novos, eles passam a ser detentores do conhecimento e podem aprender enquanto ensinam.
9. Autorreflexão
A prática da autorreflexão é uma importante ferramenta para colocar para fora as novas emoções, medos e dificuldades. Seja com atividades em grupo ou individuais, como a escrita de uma redação, as experiências pessoais podem ser esclarecedoras.
10. Tecnologias Educacionais
Aplicativos e ferramentas de aprendizagem digitais podem ser aliados da equipe pedagógica e dos alunos para que, juntos, possam gerenciar o tempo de estudos e acompanhar o progresso de maneira eficaz e positiva.
Como o My Life pode ajudar sua escola na autogestão?
Como você pode ver neste artigo, trabalhar a autogestão na sala de aula é uma estratégia necessária se as escolas estão verdadeiramente comprometidas com o desenvolvimento integral dos alunos.
E nessa missão, o My Life, solução de educação socioemocional da Conexia Educação, pode dar todo o suporte necessário. Com uma abordagem integrada e estruturada para desenvolver competências socioemocionais, incluindo a autogestão, desde a educação infantil até o ensino médio, o programa pretende preparar os estudantes para escolhas mais conscientes e para construir uma vida com significado. Entre os benefícios oferecidos para as escolas estão:
- Conteúdos personalizados: materiais didáticos adaptados a cada faixa etária, abordando as competências socioemocionais de maneira adequada e eficaz.
- Atividades práticas: atividades práticas e projetos que incentivam os alunos a embarcarem em uma jornada de descoberta de si e para a construção de relações sociais.
- Formação de professores: capacitação para professores, preparando-os para integrar o desenvolvimento de competências socioemocionais no currículo escolar.
- Acompanhamento e avaliação: ferramentas de acompanhamento e avaliação que permitem monitorar o progresso dos alunos e ajustar as estratégias conforme necessário.
- Parceria com a família: promove a participação ativa dos pais no dia a dia escolar, criando laços de confiança e fortalecendo o vínculo.
Fale com um especialista em aprendizagem socioemocional e veja na prática como o My Life pode transformar a educação de sua escola.
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